10 textos para entender a Educação Integral

31 de julho de 2017 Ouvir o texto

“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoLDB

A Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da educação. Acreditamos que as relações humanas são a base para o desenvolvimento da educação, e que só é possível promover uma real transformação do olhar estabelecendo um diálogo entre os diversos agentes envolvidos. Nesse sentido, a leitura configura um importante caminho para o conhecimento de si e do outro, além de ampliar as possibilidades de ação e intervenção na realidade – entender o mundo, entender-se no mundo.

Aproveitamos o período de volta às aulas para selecionar alguns textos sobre Educação Integral, que podem elucidar possíveis dúvidas sobre o conceito. O conteúdo reúne reflexões, problematizações, conceituações e práticas pedagógicas. Acesse e amplie seus conhecimentos!

• Afinal, o que é Educação Integral?

Autor: Simone Freire Paes Pestana

Fonte: Revista Contemporânea de Educação – UFRJ

• Dez pressupostos da Educação Integral

Fonte: Porvir

• Educação Integral

Fonte: Observatório do PNE

Leia aqui

• Educação Integral e cidade educadora: inovação e equidade na educação

Fonte: SIEI

• Educação Integral: Uma nova

Autor: Ana Maria Villela Cavaliere

Fonte: Educação e Sociedade – Revista de Ciência da Educação (Cedes)

• Educação Integral: Um conceito em busca de novos sentidos

Fonte: Educação e Participação

• A Educação Integral no Brasil

Autor: Dinora Tereza Zucchetti

Fonte: Revista Educação e Realidade – UFRGS

Leia aqui

• É preciso uma aldeia inteira

Autor: Pilar Lacerda

Fonte: Fundação SM

Leia aqui

• O que é Educação Integral?

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

Leia aqui

•  Percursos da Educação Integral em busca da qualidade e da equidade.

Fonte: Unicef

Ilustrador argentino vence 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 18/07/2019

Confira o vencedor, os finalistas e as menções honrosas do 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Escrever como leitores: a literatura no cotidiano de crianças e jovens ibero-americanos

Matéria 01/07/2019

Programa estimula a leitura e a escrita literárias entre crianças e jovens de escolas de sete países da Ibero-América.

Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

Matéria 25/06/2019

A exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana acontecerá entre 03 e 28 de julho

Mais pessoas nas escolas

Artigo 05/06/2019

Confira o artigo de Cinthia Rodrigues, Líder Transformadora da Educação, sobre o projeto Quero na Escola.

Líderes Transformadores: Antônio Lovato

Matéria 30/05/2019

"Ser um Líder Transformador significa fazer parte de uma rede muito poderosa em dez países ibero-americanos focada em fortalecer esforços por uma educação para todos."