10 textos para entender a Educação Integral

31 de julho de 2017 Ouvir o texto

“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoLDB

A Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da educação. Acreditamos que as relações humanas são a base para o desenvolvimento da educação, e que só é possível promover uma real transformação do olhar estabelecendo um diálogo entre os diversos agentes envolvidos. Nesse sentido, a leitura configura um importante caminho para o conhecimento de si e do outro, além de ampliar as possibilidades de ação e intervenção na realidade – entender o mundo, entender-se no mundo.

Aproveitamos o período de volta às aulas para selecionar alguns textos sobre Educação Integral, que podem elucidar possíveis dúvidas sobre o conceito. O conteúdo reúne reflexões, problematizações, conceituações e práticas pedagógicas. Acesse e amplie seus conhecimentos!

• Afinal, o que é Educação Integral?

Autor: Simone Freire Paes Pestana

Fonte: Revista Contemporânea de Educação – UFRJ

• Dez pressupostos da Educação Integral

Fonte: Porvir

• Educação Integral

Fonte: Observatório do PNE

Leia aqui

• Educação Integral e cidade educadora: inovação e equidade na educação

Fonte: SIEI

• Educação Integral: Uma nova

Autor: Ana Maria Villela Cavaliere

Fonte: Educação e Sociedade – Revista de Ciência da Educação (Cedes)

• Educação Integral: Um conceito em busca de novos sentidos

Fonte: Educação e Participação

• A Educação Integral no Brasil

Autor: Dinora Tereza Zucchetti

Fonte: Revista Educação e Realidade – UFRGS

Leia aqui

• É preciso uma aldeia inteira

Autor: Pilar Lacerda

Fonte: Fundação SM

Leia aqui

• O que é Educação Integral?

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

Leia aqui

•  Percursos da Educação Integral em busca da qualidade e da equidade.

Fonte: Unicef

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.