10 textos para entender a Educação Integral

31 de julho de 2017 Ouvir o texto

“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoLDB

A Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da educação. Acreditamos que as relações humanas são a base para o desenvolvimento da educação, e que só é possível promover uma real transformação do olhar estabelecendo um diálogo entre os diversos agentes envolvidos. Nesse sentido, a leitura configura um importante caminho para o conhecimento de si e do outro, além de ampliar as possibilidades de ação e intervenção na realidade – entender o mundo, entender-se no mundo.

Aproveitamos o período de volta às aulas para selecionar alguns textos sobre Educação Integral, que podem elucidar possíveis dúvidas sobre o conceito. O conteúdo reúne reflexões, problematizações, conceituações e práticas pedagógicas. Acesse e amplie seus conhecimentos!

• Afinal, o que é Educação Integral?

Autor: Simone Freire Paes Pestana

Fonte: Revista Contemporânea de Educação – UFRJ

• Dez pressupostos da Educação Integral

Fonte: Porvir

• Educação Integral

Fonte: Observatório do PNE

Leia aqui

• Educação Integral e cidade educadora: inovação e equidade na educação

Fonte: SIEI

• Educação Integral: Uma nova

Autor: Ana Maria Villela Cavaliere

Fonte: Educação e Sociedade – Revista de Ciência da Educação (Cedes)

• Educação Integral: Um conceito em busca de novos sentidos

Fonte: Educação e Participação

• A Educação Integral no Brasil

Autor: Dinora Tereza Zucchetti

Fonte: Revista Educação e Realidade – UFRGS

Leia aqui

• É preciso uma aldeia inteira

Autor: Pilar Lacerda

Fonte: Fundação SM

Leia aqui

• O que é Educação Integral?

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

Leia aqui

•  Percursos da Educação Integral em busca da qualidade e da equidade.

Fonte: Unicef

Leia aqui

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.