Voltar

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

28 de julho de 2021 Ouvir o texto

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o grande vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra, iniciativa da Fundação SM que revela o talento de ilustradores de países ibero-americanos no mercado editorial. Além do prêmio de US$ 5 mil, Espinoza Vergara, que atualmente mora em Quito, no Equador, será o designer da capa do catálogo deste ano, que será lançado em novembro na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, e terá a participação de artistas brasileiras.

Editores de todo o mundo poderão conferir os trabalhos da rondoniense Natalia Regina Gregorini, finalista do Prêmio Jabuti em 2019; da carioca especialista em ilustração editorial, estamparia e cerâmica Fernanda Massotti; da designer gráfica paulista Ana Carolina Matsusaki; e do duo artístico PLUNA, também de São Paulo, formado por Maria Eduarda Rezende e Carolina Pereira, cujo trabalho se baseia no equilíbrio entre a geometria concreta abstrata e o realismo fantástico.

“A ilustração tem um papel muito importante na literatura infantil e juvenil.  Ela, por si só, é capaz de construir narrativas completas, comunicando diretamente para o leitor e apurando o seu olhar para o que não é dito. Ficamos muito felizes de ver o trabalho de ilustradoras tão talentosas reconhecido e integrado ao próximo Catálogo”, destaca Mariana Franco, gerente da Fundação SM.

Os jurados também outorgaram menções especiais aos ilustradores espanhóis Alexandre Fernandez Villanueva, Andrea Ganuza Santafé e Elena Val Muñoz, além dos mexicanos Armando Fonseca García e Carolina Monterrubio. No total, serão 44 artistas que comporão o Catálogo ao lado de Vergara.

Promovido pela Fundação SM, a edição deste ano do Catálogo Ibero-americano Ilustra teve a inscrição de 1013 ilustradores provenientes de 19 países da comunidade ibero-americana. Além do Brasil, foram recebidos trabalhos de artistas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Dos 1013 ilustradores participantes, o México foi o país que teve mais representação com 178 ilustradores, seguido da Espanha com 163, Argentina com 160 e Colômbia com 102. O restante dos trabalhos se dividiu entre os demais países.

Ilustrações brasileiras

Confira, abaixo, uma amostra dos trabalhos apresentados pelas ilustradoras brasileiras que foram selecionados para compor o Catálogo.

Ilustração de Ana Carolina Matsusaki

Ilustração de Ana Carolina Matsusaki

 

Ilustração do duo artístico PLUNA (Maria Eduarda Rezende e Carolina Pereira)

Ilustração do duo artístico PLUNA (Maria Eduarda Rezende e Carolina Pereira)

 

Ilustração de Fernanda Massotti

Ilustração de Fernanda Massotti

 

Ilustração de Natalia Regina Gregorini

Ilustração de Natalia Regina Gregorini

 

Acesse o site do Catálogo e conheça todos os trabalhos selecionados para a sua 12ª edição: https://iberoamericailustra.com/catalog/12/Catalogo-2021

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

Saiba mais

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Saiba mais

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Saiba mais

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Saiba mais

Chegou o CILELIJ 2021

Matéria 01/07/2021

Com o tema “Histórias como nunca. Narrativas em um mundo hiperconectado”, congresso traz palestras de escritores, ilustradores e editores sobre novas formas de contar e seguir histórias no universo infantojuvenil. Nos dias 1 e 2 de julho.

Saiba mais

Ver mais notícias