12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

16 de dezembro de 2020 Ouvir o texto

Temos uma boa notícia para ilustradores infantojuvenis ibero-americanos: estão abertas as inscrições para o 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara, para revelar e reconhecer trabalhos tanto de profissionais renomados quanto daqueles no início de suas carreiras no mercado editorial. O prazo de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Podem participar ilustradores de publicações infantis e juvenis, maiores de 21 anos, nascidos em território ibero-americano. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. É importante que as ilustrações (mínimo de 3 e no máximo 5 trabalhos) não possuam texto e tenham uma sequência narrativa consistente, com uniformidade e que contem, através de imagens, uma história com tema livre.

O vencedor receberá a quantia de 5 mil dólares e realizará uma ilustração original para a capa do 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, além de colaborar com o desenho da convocatória da edição de 2022. A premiação deverá ocorrer durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, no México, em data e formato ainda a definir.

O júri será composto por profissionais da ilustração e do mercado editorial ibero-americano, indicados pelas entidades organizadoras do evento. O grande vencedor ou vencedora será anunciado até o dia 31 de julho de 2021.

Na edição de 2020 do prêmio, o vencedor foi o colombiano Sebastian Santafe Ayala. Além dele, peças de outros 44 ilustradores foram selecionadas para compor a publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo dos brasileiros Rodrigo Mafra e Eduardo Henrique Barroso Oliveira, artisticamente conhecido como Duda Oliva.

Catálogo Ibero-América Ilustra 2021

Inscrição: até 30 de abril de 2021 (até às 16h, horário de Brasília)

Regulamento: https://iberoamericailustra.com/page/convocatoria

Anúncio do vencedor: 31 de julho de 2021

Premiação: durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, em novembro de 2021

Acesse os catálogos anteriores: https://iberoamericailustra.com/catalog

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.