12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

16 de dezembro de 2020 Ouvir o texto

Temos uma boa notícia para ilustradores infantojuvenis ibero-americanos: estão abertas as inscrições para o 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara, para revelar e reconhecer trabalhos tanto de profissionais renomados quanto daqueles no início de suas carreiras no mercado editorial. O prazo de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Podem participar ilustradores de publicações infantis e juvenis, maiores de 21 anos, nascidos em território ibero-americano. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. É importante que as ilustrações (mínimo de 3 e no máximo 5 trabalhos) não possuam texto e tenham uma sequência narrativa consistente, com uniformidade e que contem, através de imagens, uma história com tema livre.

O vencedor receberá a quantia de 5 mil dólares e realizará uma ilustração original para a capa do 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, além de colaborar com o desenho da convocatória da edição de 2022. A premiação deverá ocorrer durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, no México, em data e formato ainda a definir.

O júri será composto por profissionais da ilustração e do mercado editorial ibero-americano, indicados pelas entidades organizadoras do evento. O grande vencedor ou vencedora será anunciado até o dia 31 de julho de 2021.

Na edição de 2020 do prêmio, o vencedor foi o colombiano Sebastian Santafe Ayala. Além dele, peças de outros 44 ilustradores foram selecionadas para compor a publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo dos brasileiros Rodrigo Mafra e Eduardo Henrique Barroso Oliveira, artisticamente conhecido como Duda Oliva.

Catálogo Ibero-América Ilustra 2021

Inscrição: até 30 de abril de 2021 (até às 16h, horário de Brasília)

Regulamento: https://iberoamericailustra.com/page/convocatoria

Anúncio do vencedor: 31 de julho de 2021

Premiação: durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, em novembro de 2021

Acesse os catálogos anteriores: https://iberoamericailustra.com/catalog

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.