12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

16 de dezembro de 2020 Ouvir o texto

Temos uma boa notícia para ilustradores infantojuvenis ibero-americanos: estão abertas as inscrições para o 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara, para revelar e reconhecer trabalhos tanto de profissionais renomados quanto daqueles no início de suas carreiras no mercado editorial. O prazo de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Podem participar ilustradores de publicações infantis e juvenis, maiores de 21 anos, nascidos em território ibero-americano. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. É importante que as ilustrações (mínimo de 3 e no máximo 5 trabalhos) não possuam texto e tenham uma sequência narrativa consistente, com uniformidade e que contem, através de imagens, uma história com tema livre.

O vencedor receberá a quantia de 5 mil dólares e realizará uma ilustração original para a capa do 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, além de colaborar com o desenho da convocatória da edição de 2022. A premiação deverá ocorrer durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, no México, em data e formato ainda a definir.

O júri será composto por profissionais da ilustração e do mercado editorial ibero-americano, indicados pelas entidades organizadoras do evento. O grande vencedor ou vencedora será anunciado até o dia 31 de julho de 2021.

Na edição de 2020 do prêmio, o vencedor foi o colombiano Sebastian Santafe Ayala. Além dele, peças de outros 44 ilustradores foram selecionadas para compor a publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo dos brasileiros Rodrigo Mafra e Eduardo Henrique Barroso Oliveira, artisticamente conhecido como Duda Oliva.

Catálogo Ibero-América Ilustra 2021

Inscrição: até 30 de abril de 2021 (até às 17h, horário de Brasília)

Regulamento: https://iberoamericailustra.com/page/convocatoria

Anúncio do vencedor: 31 de julho de 2021

Premiação: durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, em novembro de 2021

Acesse os catálogos anteriores: https://iberoamericailustra.com/catalog

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia

O que é educar a partir da ética do cuidado?

Matéria 08/12/2020

O segundo encontro do programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa foi sobre "Educar a partir da ética do cuidado". Confira os principais destaques.