Voltar

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

16 de dezembro de 2020 Ouvir o texto

Temos uma boa notícia para ilustradores infantojuvenis ibero-americanos: estão abertas as inscrições para o 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara, para revelar e reconhecer trabalhos tanto de profissionais renomados quanto daqueles no início de suas carreiras no mercado editorial. O prazo de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Podem participar ilustradores de publicações infantis e juvenis, maiores de 21 anos, nascidos em território ibero-americano. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. É importante que as ilustrações (mínimo de 3 e no máximo 5 trabalhos) não possuam texto e tenham uma sequência narrativa consistente, com uniformidade e que contem, através de imagens, uma história com tema livre.

O vencedor receberá a quantia de 5 mil dólares e realizará uma ilustração original para a capa do 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, além de colaborar com o desenho da convocatória da edição de 2022. A premiação deverá ocorrer durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, no México, em data e formato ainda a definir.

O júri será composto por profissionais da ilustração e do mercado editorial ibero-americano, indicados pelas entidades organizadoras do evento. O grande vencedor ou vencedora será anunciado até o dia 31 de julho de 2021.

Na edição de 2020 do prêmio, o vencedor foi o colombiano Sebastian Santafe Ayala. Além dele, peças de outros 44 ilustradores foram selecionadas para compor a publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo dos brasileiros Rodrigo Mafra e Eduardo Henrique Barroso Oliveira, artisticamente conhecido como Duda Oliva.

Catálogo Ibero-América Ilustra 2021

Inscrição: até 30 de abril de 2021 (até às 17h, horário de Brasília)

Regulamento: https://iberoamericailustra.com/page/convocatoria

Anúncio do vencedor: 31 de julho de 2021

Premiação: durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, em novembro de 2021

Acesse os catálogos anteriores: https://iberoamericailustra.com/catalog

SIEI México discute a educação no contexto atual

Matéria 13/04/2021

Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.

Saiba mais

Tecnologia com propósito em prol da cidadania global

Matéria 12/04/2021

A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.

Saiba mais

Geração Go para educadores

Matéria 22/03/2021

Formação para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula e que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Geração Go para jovens

Matéria 22/03/2021

Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.

Saiba mais

Conheça o Geração Go da Fundação SM

Matéria 22/03/2021

Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Ver mais notícias