Voltar

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

16 de dezembro de 2020 Ouvir o texto

Temos uma boa notícia para ilustradores infantojuvenis ibero-americanos: estão abertas as inscrições para o 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara, para revelar e reconhecer trabalhos tanto de profissionais renomados quanto daqueles no início de suas carreiras no mercado editorial. O prazo de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Podem participar ilustradores de publicações infantis e juvenis, maiores de 21 anos, nascidos em território ibero-americano. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. É importante que as ilustrações (mínimo de 3 e no máximo 5 trabalhos) não possuam texto e tenham uma sequência narrativa consistente, com uniformidade e que contem, através de imagens, uma história com tema livre.

O vencedor receberá a quantia de 5 mil dólares e realizará uma ilustração original para a capa do 12º Catálogo Ibero-América Ilustra, além de colaborar com o desenho da convocatória da edição de 2022. A premiação deverá ocorrer durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, no México, em data e formato ainda a definir.

O júri será composto por profissionais da ilustração e do mercado editorial ibero-americano, indicados pelas entidades organizadoras do evento. O grande vencedor ou vencedora será anunciado até o dia 31 de julho de 2021.

Na edição de 2020 do prêmio, o vencedor foi o colombiano Sebastian Santafe Ayala. Além dele, peças de outros 44 ilustradores foram selecionadas para compor a publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo dos brasileiros Rodrigo Mafra e Eduardo Henrique Barroso Oliveira, artisticamente conhecido como Duda Oliva.

Catálogo Ibero-América Ilustra 2021

Inscrição: até 30 de abril de 2021 (até às 16h, horário de Brasília)

Regulamento: https://iberoamericailustra.com/page/convocatoria

Anúncio do vencedor: 31 de julho de 2021

Premiação: durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2021, em novembro de 2021

Acesse os catálogos anteriores: https://iberoamericailustra.com/catalog

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias