Voltar

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

27 de julho de 2022 Ouvir o texto

  • 710 ilustradores participaram desta edição do concurso organizado pela Fundação SM e pela Feira Internacional do Livro de Guadalajara.
  • O júri escolheu o trabalho da ilustradora Eva Evita. Além disso, selecionou 44 artistas ibero-americanos que serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, e concedeu cinco menções especiais.
  • Entre os selecionados, os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago terão seus trabalhos estampados na publicação.

A ilustradora portuguesa Eva Evita é a ganhadora da 13ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. O júri decidiu conceder o Prêmio por considerar sua proposta “profunda de significado, tanto narrativo quanto plástico”. Enfatizou que “sua linguagem poética continua o caminho iniciado pelas vozes destacadas do mundo da ilustração editorial nos últimos anos”, além de que “sendo inovadora, não descuida do tradicional, combinando riqueza técnica e uso elegante do simbolismo. A paleta de cores de sua proposta é cativante.” Por tudo isso, “seu trabalho é ao mesmo tempo ousado e harmonioso: o equilíbrio das partes, o santo graal das artes, é alcançado aqui. Cada ilustração tem sua própria força e narrativa, integradas em uma poderosa sequência narrativa onírica, que comove o leitor.”

Eva Evita receberá um prêmio em dinheiro no valor de 5 mil dólares americanos e, para promover a divulgação de seu trabalho, desenhará a capa do 13º Catálogo Ibero-americano de Ilustração. Terá também um lugar de destaque na exposição da FIL Guadalajara de 26 de novembro a 4 de dezembro de 2022, no México.

Guilherme Karsten1Ilustração do brasileiro Guilherme Karsten 

O júri também concedeu menções especiais aos ilustradores Rocío Álvarez Valera (Espanha), Álvaro Díaz (Uruguai), Àfrica Fanlo Déu (Espanha), Miguel Manich Lahoz (Espanha) e Ana E. Núñez (México).

Além da ilustradora ganhadora e daqueles que receberam uma menção especial por parte do júri, o 13º Catálogo Ibero-América Ilustra será composto pelo trabalho de mais 39 ilustradores, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.

Apresentaram-se 710 ilustradores de 22 países latino-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Espanha, Uruguai e Venezuela).

Com mais de uma década de existência, o Catálogo Ibero-América Ilustra é uma plataforma que mostra o talento dos ilustradores ibero-americanos. É uma ferramenta muito útil para que editores de todo o mundo descubram propostas de alta qualidade.

Dos 710 artistas participantes, o México foi o país com mais representação, com 206 ilustradores, seguido da Espanha, com 135, e da Argentina, com 125. O restante dos trabalhos foi dividido entre os outros países da Ibero-América.

O júri avaliou as propostas durante dois dias e deliberou o veredito remotamente. Foi formado por profissionais do setor comercial de diferentes países: Ana Laura Delgado (México) e Patrícia Guerreiro Nunes (Portugal) representando a FIL Guadalajara; Yosh (David Nieto, México), Issa Watanabe (Peru) e Sara Rioja Gutiérrez (Espanha) representando a Fundação SM. Os critérios levados em consideração para a seleção foram a clareza do conceito das obras apresentadas, a qualidade narrativa, a originalidade, o risco da proposta e a solvência técnica.

Weberson Santiago3Ilustração do brasileiro Weberson Santiago

O resultado foi anunciado em 27 de julho, na página oficial do Prêmio Ibero-América Ilustra,  onde é possível conferir todos os trabalhos selecionados.

A cerimônia de premiação ocorre em 27 de novembro, como parte das atividades da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.

A vencedora

Eva Evita é artista e é tão apaixonada por casas como por livros ilustrados. Até hoje nenhuma ilustração ou texto se queixaram dos seus acolhedores compartimentos e de pés direitos apertados! Cria ilustrações nas mais diversas áreas artísticas tendo como principal objetivo cativar o interesse pelas potencialidades da ilustração narrativa e pela poética do sentimento. Para além de levar taças vitoriosas para casa, cheias de alegria, periodicamente realiza diversas atividades como docente e workshops. Foi distinguida com alguns prêmios relevantes dentro da área, salientando mais recentemente o prêmio Revelação BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães 2021, e ainda o 1º prémio: Novos Talentos FNAC; Prêmio Internacional de Ilustração em Porcelana Vista Alegre; Aveiro Jovem Criador; Coca de Monção e Jovem Ilustrador Câmara de Amarante BIISA. Tem marcado presença em exposições coletivas internacionais em Portugal, China, Espanha, Lituânia, Brasil e México, onde por três vezes integrou os selecionados Ibero-América Ilustra.

Ilustradores selecionados para o 13º Catálogo Ibero-América Ilustra

1           Alcántara, Mariana – México

2          Andino, Mónica – Honduras

3          Aparicio Català, Anna – Espanha

4          Badillo Cruz, Carlos Alberto – México

5          Bonilla Núñez, Abraham – México

6          Bustelo, Ana – Espanha

7          Cadena Cardoso, Juan David – Colômbia

8          Camp, Joaquín – Argentina

9          Camy, Rodrigo – Uruguai

10        Castelo, Nicolás – Argentina

11        Díaz Fernández, Juan Manuel – Uruguai

12        Drago, Ludmila – Argentina

13        Frankel, Yael – Argentina

14        Garayoa Cotera, Sandra – Espanha

15        Gasol Vall, Pau – Espanha

16        Gatica, Nella – Argentina

17        Hormiga, Elena – Espanha

18        Jaramillo Aguilar, José Salvador – México

19        Karsten, Guilherme – Brasil

20        Lopesino Chacón, Bernardo – Espanha

21        Mato, Jorge (Ca-teter) – Uruguai

22        Matos Susana, María Seixas – Portugal

23        Méndez, María Elina – Argentina

24        Miramontes Pérez, Celina – México

25        Morón, Agustina – Argentina

26        Mutuberria Larrayoz, Maite – Espanha

27        Pérez Fernández, Elisabeth – Espanha

28         Pizano Monroy, Rodolfo de Jesús – México

29        Puga Cabargas, María José – Chile

30        Quintero, Juan – Argentina

31        Rodríguez Noriega, María de Lourdes – México

32        Rondón, Marta – Espanha

33        Ruíz Angorrilla, José Antonio – Espanha

34        San Millán, Clara – Espanha

35        Sánchez del Río, Pilar – Espanha

36        Santiago, Weberson – Brasil

37        Sitja Rubio, Cristina – Venezuela

38        Tóxico Marco – Bolívia

39        Villanueva, Mariana – México

*Os nomes estão listados em ordem alfabética por sobrenome.

 

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Saiba mais

Joyce Miranda Leão vence a 18ª edição do Prêmio Barco a Vapor

Matéria 25/07/2022

O livro narra a história de uma jovem que passa a ser perseguida por uma sequência de números e recorre a diferentes profissionais para ajudá-la a lidar com o problema.

Saiba mais

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Saiba mais

Ver mais notícias