Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

22 de março de 2022 Ouvir o texto

Há 13 anos, o Catálogo Ibero-América Ilustra, prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis, faz uma seleção de trabalhos incríveis de profissionais em diferentes estágios da carreira e apresenta para o meio editorial em uma publicação anual, robusta e inspiradora. O concurso é uma iniciativa da Fundação SM, em parceria com a FIL Guadalajara, e está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2022.

O vencedor ou vencedora receberá a quantia de 5 mil dólares e terá o seu trabalho estampado na capa do 13º Catálogo Ibero-América Ilustra, além de colaborar na elaboração da convocatória da edição de 2023. Além do vencedor, o júri selecionará outros 45 ilustradores para compor a publicação. A entrega do prêmio deverá ocorrer durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2022, no México, prevista para novembro de 2022.

Para concorrer é preciso ser ilustrador(a) de publicações infantis e juvenis, ter mais de 21 anos, e ter nascido em algum país ibero-americano, independente do país de residência atual. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. É importante que as ilustrações (mínimo de 3 e no máximo 5 trabalhos) não possuam texto e tenham uma sequência narrativa consistente, com uniformidade e que contem, por meio das imagens, uma história com tema livre.

O júri será composto por profissionais da ilustração e do mercado editorial ibero-americano, indicados pelas entidades organizadoras do evento. O grande vencedor ou vencedora será anunciado até o dia 31 de julho de 2022.

Na edição de 2021, o vencedor foi o venezuelano Gerald José Espinoza Vergara. Além dele, peças de outros 44 ilustradores foram selecionadas para integrar a publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo das brasileiras Ana Carolina Matsusaki, Fernanda Massotti, Natalia Regina Gregorini e o duo artístico PLUNA, composto por Maria Eduarda Rezende e Carolina Pereira.

13º Catálogo Ibero-América Ilustra

Prazo de inscrição: até 29 de abril de 2021 (até às 16h, horário de Brasília)

Regulamento: faça download do regulamento

Site oficial para inscrição: https://iberoamericailustra.com/

Anúncio do vencedor: 31 de julho de 2022

Premiação: durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2022, em novembro de 2022

Acesse os catálogos anteriores: https://iberoamericailustra.com/catalog/index

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Parceria entre Fundação SM e Itaú Social doa mais de 15,2 mil livros para Pontos Myra

Matéria 26/08/2022

Aproximadamente 2,5 mil crianças e jovens receberam kits com livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.