Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

22 de março de 2022 Ouvir o texto

Há 13 anos, o Catálogo Ibero-América Ilustra, prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis, faz uma seleção de trabalhos incríveis de profissionais em diferentes estágios da carreira e apresenta para o meio editorial em uma publicação anual, robusta e inspiradora. O concurso é uma iniciativa da Fundação SM, em parceria com a FIL Guadalajara, e está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2022.

O vencedor ou vencedora receberá a quantia de 5 mil dólares e terá o seu trabalho estampado na capa do 13º Catálogo Ibero-América Ilustra, além de colaborar na elaboração da convocatória da edição de 2023. Além do vencedor, o júri selecionará outros 45 ilustradores para compor a publicação. A entrega do prêmio deverá ocorrer durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2022, no México, prevista para novembro de 2022.

Para concorrer é preciso ser ilustrador(a) de publicações infantis e juvenis, ter mais de 21 anos, e ter nascido em algum país ibero-americano, independente do país de residência atual. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. É importante que as ilustrações (mínimo de 3 e no máximo 5 trabalhos) não possuam texto e tenham uma sequência narrativa consistente, com uniformidade e que contem, por meio das imagens, uma história com tema livre.

O júri será composto por profissionais da ilustração e do mercado editorial ibero-americano, indicados pelas entidades organizadoras do evento. O grande vencedor ou vencedora será anunciado até o dia 31 de julho de 2022.

Na edição de 2021, o vencedor foi o venezuelano Gerald José Espinoza Vergara. Além dele, peças de outros 44 ilustradores foram selecionadas para integrar a publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo das brasileiras Ana Carolina Matsusaki, Fernanda Massotti, Natalia Regina Gregorini e o duo artístico PLUNA, composto por Maria Eduarda Rezende e Carolina Pereira.

13º Catálogo Ibero-América Ilustra

Prazo de inscrição: até 29 de abril de 2021 (até às 16h, horário de Brasília)

Regulamento: faça download do regulamento

Site oficial para inscrição: https://iberoamericailustra.com/

Anúncio do vencedor: 31 de julho de 2022

Premiação: durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2022, em novembro de 2022

Acesse os catálogos anteriores: https://iberoamericailustra.com/catalog/index

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Fundação SM apresenta livro “Conversaciones sobre Ciudadanía Global”

Matéria 03/03/2022

A publicação é um trabalho coletivo que nasce após uma série de conversas abertas a partir das escolas e com as escolas, realizadas durante programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa.