22 de janeiro de 2018 Ouvir o texto
Termina no próximo dia 31 de janeiro o período de inscrição no 14º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil.
Criado pela Fundação SM, na Espanha, em 1978, a premiação, que conta com a parceria da Edições SM, tem o intuito de fomentar a produção literária voltada para crianças e adolescentes e de estimular o hábito da leitura nesta faixa etária. “O Prêmio aproxima crianças e adolescentes do texto literário, abrindo mais uma via para a formação integral, e sensibiliza a sociedade quanto à importância da escrita e da leitura literárias. ”, explica Mariana Franco, Gerente da Fundação SM Brasil.
A premiação busca originais inéditos de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e jovens, escritos em língua portuguesa. As obras enviadas passam pela avaliacão de um júri formado por integrantes da editora e especialistas em literatura.
Além de ter seu original publicado no selo da coleção Barco a Vapor, o vencedor do 14º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil receberá um adiantamento, a título de direitos autorais, no valor de R$ 40 mil.
A obra vencedora do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, realizado em 2017, foi O cometa é um sol que não deu certo, do autor pernambucano Tadeu de Melo Sarmento. No site do Prêmio, é possível acessar as primeiras páginas desta e de todas as obras vencedoras desde 2005, primeiro ano da premiação no Brasil.
14º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil
Inscrições: até 31 de janeiro de 2018
Regulamento: barcoavapor.edicoessm.com.br/regulamento
Formulário: barcoavapor.edicoessm.com.br/formulario-de-inscricao
Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →Matéria 16/12/2020
Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.
Saiba mais →Matéria 09/12/2020
Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia
Saiba mais →