Voltar

14º Prêmio Barco a Vapor recebe inscrições até 31 de janeiro

22 de janeiro de 2018 Ouvir o texto

Termina no próximo dia 31 de janeiro o período de inscrição no 14º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil.

Criado pela Fundação SM, na Espanha, em 1978, a premiação, que conta com a parceria da Edições SM, tem o intuito de fomentar a produção literária voltada para crianças e adolescentes e de estimular o hábito da leitura nesta faixa etária. O Prêmio aproxima crianças e adolescentes do texto literário, abrindo mais uma via para a formação integral, e sensibiliza a sociedade quanto à importância da escrita e da leitura literárias. ”, explica Mariana Franco, Gerente da Fundação SM Brasil.

A premiação busca originais inéditos de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e jovens, escritos em língua portuguesa. As obras enviadas passam pela avaliacão de um júri formado por integrantes da editora e especialistas em literatura.

Além de ter seu original publicado no selo da coleção Barco a Vapor, o vencedor do 14º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil receberá um adiantamento, a título de direitos autorais, no valor de R$ 40 mil.

A obra vencedora do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, realizado em 2017, foi O cometa é um sol que não deu certo, do autor pernambucano Tadeu de Melo Sarmento. No site do Prêmio, é possível acessar as primeiras páginas desta e de todas as obras vencedoras desde 2005, primeiro ano da premiação no Brasil.

14º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil

Inscrições: até 31 de janeiro de 2018

Regulamento: barcoavapor.edicoessm.com.br/regulamento

Formulário: barcoavapor.edicoessm.com.br/formulario-de-inscricao

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Saiba mais

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia

Saiba mais

Ver mais notícias