Vem aí o 15º SIEI

20 de janeiro de 2022 Ouvir o texto

• Este ano, a Fundação SM vai unificar as edições do Seminário Internacional de Educação Integral, o SIEI, que ocorriam no México e no Brasil.
  • O objetivo é ampliar o alcance e proporcionar aos participantes um evento plural e potente, com palestrantes internacionais – que compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista.
  • O SIEI será totalmente online e gratuito, e ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de março de 2022.
  • Todo conteúdo em inglês e espanhol terá legendas em português. Inscrição a partir do dia 1º de fevereiro.

A crescente preocupação com os grandes desafios globais gerou uma intensa corrente em torno da necessidade de educar cidadãos e cidadãs capazes de abordar esses desafios e contribuir para uma nova sociedade mais justa, inclusiva, pacífica e sustentável.

O 15º SIEI será um espaço de encontro, reflexão e análise sobre a educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista, assim como a educação que precisamos para conseguir o futuro que queremos. A programação será transmitida online nos dias 16, 17 e 18 de março, às 12h (horário de Brasília) e será repetida às 19h. As inscrições gratuitas abrem no dia 1º de fevereiro.

Confira os três temas centrais que nortearão a programação do SIEI

1. Propósito de uma educação mais global

15ºSiei_Posts_Tematicos_1

1. Critérios para educar para a cidadania global

15ºSiei_Posts_Tematicos_2

1. Os futuros da educação

15ºSiei_Posts_Tematicos_3

Na Fundação SM pensamos que a educação é a ferramenta mais importante para transformar o mundo em que vivemos, por isso trabalhamos em um dos elos mais importantes do processo educacional: a formação docente.

Por isso, o Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) procura abrir espaços de diálogo informado e plural para analisar as questões prioritárias em matéria educacional, bem como ajudar os principais atores desta comunidade em sua missão de conduzir os processos de ensino e aprendizagem das nossas crianças e jovens.

O SIEI se tornou uma referência para a comunidade educacional na Ibero-América e, antes da pandemia, era realizado em países como Brasil, Chile, México, Peru e Porto Rico. Desde 2020, o SIEI tem sido realizado em formato virtual, alcançando mais de 40 mil professores e membros da comunidade educacional em 32 países.

Programação completa*

Quarta-feira, 16 de março

Tema central: Propósito de uma educação mais global

12:00**-12:10 Boas-vindas

12:10-13:00 Painel: Educar para a cidadania global e para a sustentabilidade, a partir da ética do cuidado, com Leonardo Boff (Brasil)

13:10-14:00 Painel: Propósito para uma educação mais global, com Verónica Boix (Argentina-Estados Unidos)

14:00-15:00 Mesa 2: Boas práticas de cidadania global, com líderes transformadores da Ibero-américa

Quinta-feira, 17 de março

Tema central: Critérios para educar para a cidadania global

12:00-12:50 Painel: O essencial na escola para uma cidadania global, com Nuno Crato (Portugal)

12:50-13:50 Mesa 3: Critérios para educar para a cidadania global

• Cooperar para aprender a distância, com Francisco Zariquiey (Espanha)
  • Responsabilidade digital, com Guillermo Cánovas (Espanha)

13:50-15:00 Mesa 4: Jovens ibero-americanos pela transformação da escola, com nove jovens educadores da Colômbia, Chile, Brasil, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana

Sexta-feira, 18 de março

Tema central: Os Futuros da Educação

12:00-12:50 Painel: Os Futuros da Educação, com Fernando Reimers, da Universidade de Harvard (Venezuela-Estados Unidos)

12:50-13:40 Mesa 5: Os pilares dos futuros da educação

• Cidadania, participação e atenção à diversidade, com Tarcila Rivera (Peru)
  • Cidadania global e ensino inovador, com Elisa Guerra (México)

13:40-15:40 Mesa 6: Liderar a construção dos Futuros da Educação, com ministros(as) e secretários(as) da educação ibero-americanos. Moderação Fernando Reimers.

15:40-15:50 Encerramento

Notas:

* Programação sujeita a alterações.

** Horário de Brasília

Todos os painéis e mesas serão transmitidos às 12h e retransmitidos todos os dias às 19h, horário de Brasília.

Para conferir todos os detalhes e se inscrever gratuitamente, acesse: https://www.seminariointernacional.com.mx/

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.