25 de setembro de 2017 Ouvir o texto
“Os Estados Partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência à educação. Para efetivar esse direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os Estados Partes assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida, com os seguintes objetivos: a) O pleno desenvolvimento do potencial humano e do senso de dignidade e auto-estima, além do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pela diversidade humana; b) O máximo desenvolvimento possível da personalidade e dos talentos e da criatividade das pessoas com deficiência, assim como de suas habilidades físicas e intelectuais; c) A participação efetiva das pessoas com deficiência em uma sociedade livre”, Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência, Artigo 24.
Em teoria, a educação inclusiva parece ter sido assegurada por convenções, tratados e marcos legais. No entanto, trata-se de um tema complexo, e ainda não há uma clareza acerca do próprio conceito e de como aplicá-lo no cotidiano escolar.
Segundo levantamento do IBGE, no Censo 2010, o Brasil contabilizava 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, cerca de 23,91% da população brasileira ainda em condição de desigualdade de oportunidades e exposta à discriminação.
A ampla e irrestrita adoção da educação inclusiva, preconizada pela Meta 4 do Plano Nacional de Educação – “universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados” (Inep, 2015) –, é premente para uma mudança positiva de cenário. Nesse sentido, é preciso dar a conhecer o tema, informando e sensibilizando os diversos setores da população, com destaque para professores, gestores e comunidade escolar.
Selecionamos quinze textos sobre educação inclusiva, que podem contribuir para o conhecimento e dissolução de possíveis dúvidas sobre o tema. O conteúdo reúne reflexões, problematizações, pesquisas, dispositivos legais, conceituações e práticas pedagógicas.
Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência
Fonte: Instituto Alana
Link: clique aqui
Como fazer para garantir o direito de educação de pessoas com deficiência
Fonte: Prioridade Absoluta
Link: clique aqui
Os desafios da educação inclusiva: foco nas redes de apoio
Fonte: Nova Escola
Link: clique aqui
A educação especial no contexto do Plano Nacional de Educação
Fonte: Inep
Link: clique aqui
Educação inclusiva
Fonte: Centro de Referências em Educação Integral
Link: clique aqui
Educação inclusiva: como garantir o direito de participar e aprender
Fonte: Diversa
Link: clique aqui
Educação inclusiva é educação para todos
Fonte: Porvir
Link: clique aqui
Educação inclusiva no Brasil
Fonte: Unesco
Link: clique aqui
Educação inclusiva: o que os pais precisam saber
Fonte: Movimento Down
Link: clique aqui
Experiências educacionais inclusivas
Fonte: MEC
Link: clique aqui
Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva
Fonte: Mais diferenças
Link: clique aqui
A inclusão social e os direitos das pessoas com deficiência no Brasil: Uma agenda de desenvolvimento pós-2015
Fonte: ONU
Link: clique aqui
O que é educação inclusiva
Fonte: Inclusão
Link: clique aqui
Principais indicadores da educação de pessoas com deficiência
Fonte: Censo MEC/Inep
Link: clique aqui
Tornar a educação inclusiva
Fonte: Unesco e ANPEd
Link: clique aqui
Matéria 09/05/2022
Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.
Saiba mais →Matéria 28/04/2022
O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.
Saiba mais →Matéria 22/03/2022
Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.
Saiba mais →Matéria 08/03/2022
Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.
Saiba mais →Matéria 07/03/2022
Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →