Por um 2022 com esperança

20 de dezembro de 2021 Ouvir o texto

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar;
porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.
“E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás,
esperançar é construir, esperançar é não desistir!
Esperançar é levar adiante,
esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”.
Paulo Freire

Em 2021 foi celebrado o centenário de nascimento de Paulo Freire e é com as palavras desse pedagogo e filósofo brasileiro que se tornou referência internacional para educação que encerramos o ano: desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar.

Talvez a palavra do ano para 2021 seja híbrido. Um ano em que o mundo ensaiou de muitas maneiras a retomada das atividades presenciais, com os cuidados possíveis diante da persistência da pandemia de covid-19.

Na Fundação SM, mantivemos nossos projetos no formato remoto, consolidando e estruturando as mudanças iniciadas em 2020 e, tomando proveito do online, para fazer nossos pilares chegarem ainda mais longe.

Encerramos 2021 com a Pesquisa Juventudes no Brasil nas ruas; com a periferia de São Paulo sendo o enredo do livro vencedor do Prêmio Barco a Vapor; com os trabalhos de ilustradoras brasileiras no Catálogo Ibero Ilustra; com jovens brasileiros participando do Aula GO para repensar os processos e vivências do ambiente escolar; com uma edição potente e inspiradora do 7º SIEI; com duas instituições de ensino com seus projetos de direitos humanos reconhecidos pelo Prêmio Oscar Arnulfo; com mais de 170 crianças atendidas pelo Programa Myra – Juntos pela Leitura; e  mais de mil professores e cerca de 280 estudantes assistidos pelo Apoio Emocional, nossa parceria com o Quero na Escola.

Há muito trabalho a ser feito, sabemos. Que saibamos também celebrar as conquistas.

Que estejamos juntos, juntas e juntes em 2022 em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens.

Juntos cuidamos da Educação.

Equipe Fundação SM

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Parceria entre Fundação SM e Itaú Social doa mais de 15,2 mil livros para Pontos Myra

Matéria 26/08/2022

Aproximadamente 2,5 mil crianças e jovens receberam kits com livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.