Por um 2022 com esperança

20 de dezembro de 2021 Ouvir o texto

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar;
porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.
“E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás,
esperançar é construir, esperançar é não desistir!
Esperançar é levar adiante,
esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”.
Paulo Freire

Em 2021 foi celebrado o centenário de nascimento de Paulo Freire e é com as palavras desse pedagogo e filósofo brasileiro que se tornou referência internacional para educação que encerramos o ano: desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar.

Talvez a palavra do ano para 2021 seja híbrido. Um ano em que o mundo ensaiou de muitas maneiras a retomada das atividades presenciais, com os cuidados possíveis diante da persistência da pandemia de covid-19.

Na Fundação SM, mantivemos nossos projetos no formato remoto, consolidando e estruturando as mudanças iniciadas em 2020 e, tomando proveito do online, para fazer nossos pilares chegarem ainda mais longe.

Encerramos 2021 com a Pesquisa Juventudes no Brasil nas ruas; com a periferia de São Paulo sendo o enredo do livro vencedor do Prêmio Barco a Vapor; com os trabalhos de ilustradoras brasileiras no Catálogo Ibero Ilustra; com jovens brasileiros participando do Aula GO para repensar os processos e vivências do ambiente escolar; com uma edição potente e inspiradora do 7º SIEI; com duas instituições de ensino com seus projetos de direitos humanos reconhecidos pelo Prêmio Oscar Arnulfo; com mais de 170 crianças atendidas pelo Programa Myra – Juntos pela Leitura; e  mais de mil professores e cerca de 280 estudantes assistidos pelo Apoio Emocional, nossa parceria com o Quero na Escola.

Há muito trabalho a ser feito, sabemos. Que saibamos também celebrar as conquistas.

Que estejamos juntos, juntas e juntes em 2022 em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens.

Juntos cuidamos da Educação.

Equipe Fundação SM

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.