Voltar

15º Prêmio Barco a Vapor tem inscrições prorrogadas

31 de janeiro de 2019 Ouvir o texto

Foi prorrogado até 17 de fevereiro o período de inscrição no 15º Prêmio Barco a Vapor, uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação.

Voltada a autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil, que tenham escrito obras de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, a premiação busca originais inéditos e escritos em língua portuguesa. Ampliar as possibilidades de leituratambém é uma maneira de aproximar crianças e adolescentes do texto literário. A diversidade literária possibilita o acesso a temas, perspectivas e linguagens diferentes, o que é importante para uma formação integral”, explica Mariana Franco, Gerente da Fundação SM Brasil.

As obras enviadas serão avaliadas por um júri formado por profissionais e especialistas em literatura. Além de ter seu original publicado no selo da coleção Barco a Vapor, o vencedor do 15º Prêmio Barco a Vapor receberá um pagamento no valor de R$ 40 mil, a título de direitos autorais,.

Histórico

Criado pela Fundação SMna Espanha, em 1978, o Prêmio Barco a Vaportem o intuito de aproximar crianças e adolescentes do texto literário e fomentar a produção literária voltada para esta faixa etária.

Com estreia no Brasil em 2005, o Prêmio publicou obras como O coelho que não sabia gatês, de Thiago Irley; Adeus é para super-heróis, de Isabela Noronha; O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter; A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris; e A Vaca presepeira, obra de João Paulo Hergesel, vencedora da última edição do Prêmio, realizada em 2018.

 

15º Prêmio Barco a Vapor

Inscrições: até 17 de fevereiro de 2019

Regulamento: barcoavapor.edicoessm.com.br/regulamento/

Cadastro: barcoavapor.edicoessm.com.br/15-premio-cadastro/

 

 

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

Saiba mais

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Saiba mais

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Saiba mais

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Saiba mais

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Saiba mais

Ver mais notícias