31 de janeiro de 2019 Ouvir o texto
Foi prorrogado até 17 de fevereiro o período de inscrição no 15º Prêmio Barco a Vapor, uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação.
Voltada a autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil, que tenham escrito obras de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, a premiação busca originais inéditos e escritos em língua portuguesa. “Ampliar as possibilidades de leituratambém é uma maneira de aproximar crianças e adolescentes do texto literário. A diversidade literária possibilita o acesso a temas, perspectivas e linguagens diferentes, o que é importante para uma formação integral”, explica Mariana Franco, Gerente da Fundação SM Brasil.
As obras enviadas serão avaliadas por um júri formado por profissionais e especialistas em literatura. Além de ter seu original publicado no selo da coleção Barco a Vapor, o vencedor do 15º Prêmio Barco a Vapor receberá um pagamento no valor de R$ 40 mil, a título de direitos autorais,.
Histórico
Criado pela Fundação SMna Espanha, em 1978, o Prêmio Barco a Vaportem o intuito de aproximar crianças e adolescentes do texto literário e fomentar a produção literária voltada para esta faixa etária.
Com estreia no Brasil em 2005, o Prêmio publicou obras como O coelho que não sabia gatês, de Thiago Irley; Adeus é para super-heróis, de Isabela Noronha; O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter; A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris; e A Vaca presepeira, obra de João Paulo Hergesel, vencedora da última edição do Prêmio, realizada em 2018.
15º Prêmio Barco a Vapor
Inscrições: até 17 de fevereiro de 2019
Regulamento: barcoavapor.edicoessm.com.br/regulamento/
Cadastro: barcoavapor.edicoessm.com.br/15-premio-cadastro/
Matéria 13/04/2021
Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.
Saiba mais →Matéria 12/04/2021
A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Formação para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula e que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.
Saiba mais →