Voltar

15º Prêmio Barco a Vapor tem inscrições prorrogadas

31 de janeiro de 2019 Ouvir o texto

Foi prorrogado até 17 de fevereiro o período de inscrição no 15º Prêmio Barco a Vapor, uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação.

Voltada a autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil, que tenham escrito obras de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, a premiação busca originais inéditos e escritos em língua portuguesa. Ampliar as possibilidades de leituratambém é uma maneira de aproximar crianças e adolescentes do texto literário. A diversidade literária possibilita o acesso a temas, perspectivas e linguagens diferentes, o que é importante para uma formação integral”, explica Mariana Franco, Gerente da Fundação SM Brasil.

As obras enviadas serão avaliadas por um júri formado por profissionais e especialistas em literatura. Além de ter seu original publicado no selo da coleção Barco a Vapor, o vencedor do 15º Prêmio Barco a Vapor receberá um pagamento no valor de R$ 40 mil, a título de direitos autorais,.

Histórico

Criado pela Fundação SMna Espanha, em 1978, o Prêmio Barco a Vaportem o intuito de aproximar crianças e adolescentes do texto literário e fomentar a produção literária voltada para esta faixa etária.

Com estreia no Brasil em 2005, o Prêmio publicou obras como O coelho que não sabia gatês, de Thiago Irley; Adeus é para super-heróis, de Isabela Noronha; O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter; A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris; e A Vaca presepeira, obra de João Paulo Hergesel, vencedora da última edição do Prêmio, realizada em 2018.

 

15º Prêmio Barco a Vapor

Inscrições: até 17 de fevereiro de 2019

Regulamento: barcoavapor.edicoessm.com.br/regulamento/

Cadastro: barcoavapor.edicoessm.com.br/15-premio-cadastro/

 

 

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Saiba mais

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Saiba mais

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Saiba mais

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Saiba mais

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Saiba mais

Ver mais notícias