Voltar

16º Prêmio Barco a Vapor inicia seleção de finalistas

21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto

As inscrições para a 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil encerraram no dia 17 de fevereiro. Este ano, o concurso contou com a participação de mais de 580 concorrentes. A partir de agora, os originais enviados serão avaliados por um júri formado por profissionais e especialistas em literatura. Os textos finais deverão ser anunciados até o final do primeiro semestre de 2020 e, o grande vencedor, no início do segundo semestre.

Uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação, o prêmio tem como foco obras inéditas de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, escritas em língua portuguesa por autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil.

Histórico

Diferente de outras empresas, a SM Educação pertence à Fundação SM. Por conta desta característica, os recursos financeiros da SM retornam à sociedade por meio de diversos projetos e programas da Fundação, entre eles o Prêmio Barco a Vapor, que teve sua primeira edição em 1978, na Espanha, com o intuito de aproximar crianças e adolescentes da literatura e fomentar a produção literária voltada para essa faixa etária.

Com estreia no Brasil em 2005, o Prêmio publicou obras como O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter; A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris; Adeus é para super-heróis, de Isabela Noronha; A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho; A Vaca presepeira, obra de João Paulo Hergesel; e O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas, de Alexandre Rathsam, vencedor da última edição do Prêmio, em 2019.

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias