Voltar

16º Prêmio Barco a Vapor inicia seleção de finalistas

21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto

As inscrições para a 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil encerraram no dia 17 de fevereiro. Este ano, o concurso contou com a participação de mais de 580 concorrentes. A partir de agora, os originais enviados serão avaliados por um júri formado por profissionais e especialistas em literatura. Os textos finais deverão ser anunciados até o final do primeiro semestre de 2020 e, o grande vencedor, no início do segundo semestre.

Uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação, o prêmio tem como foco obras inéditas de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, escritas em língua portuguesa por autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil.

Histórico

Diferente de outras empresas, a SM Educação pertence à Fundação SM. Por conta desta característica, os recursos financeiros da SM retornam à sociedade por meio de diversos projetos e programas da Fundação, entre eles o Prêmio Barco a Vapor, que teve sua primeira edição em 1978, na Espanha, com o intuito de aproximar crianças e adolescentes da literatura e fomentar a produção literária voltada para essa faixa etária.

Com estreia no Brasil em 2005, o Prêmio publicou obras como O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter; A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris; Adeus é para super-heróis, de Isabela Noronha; A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho; A Vaca presepeira, obra de João Paulo Hergesel; e O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas, de Alexandre Rathsam, vencedor da última edição do Prêmio, em 2019.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Saiba mais

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Saiba mais

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

Ver mais notícias