Sigamos juntos em 2021

17 de dezembro de 2020 Ouvir o texto

“O correr da vida embrulha tudo.

A vida é assim: esquenta e esfria,

aperta e daí afrouxa,

sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem”.

Guimarães Rosa

Recorremos às palavras de Guimarães Rosa para resumir o que 2020 mais nos exigiu: coragem.

Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças. Para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos.

Coragem para recalcular a rota inúmeras vezes, mesmo sem enxergar o que estava pela frente.

Coragem para, mais do que nunca, nos unirmos para garantir que o direito à educação seja, de fato, assegurado para todas as crianças e jovens.

Paradoxalmente, o distanciamento social imposto por 2020 nos uniu mais do que nunca. Reinventamos o formato do nosso Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) que chegou a pessoas que, no formato presencial, não teriam condições de participar. O Programa Myra – juntos pela leitura foi cuidadosamente adaptado para o modo remoto e reservou muitos momentos agradáveis de leitura compartilhada entre crianças e voluntários.

A Virada Educação teve uma potente edição online, dando protagonismo às crianças, enquanto o Quero na Escola especial Professor viabilizou o que os educadores mais estavam precisando no meio da pandemia: acolhimento e escuta. Pela primeira vez, a cerimônia do Prêmio Barco a Vapor foi online e, ainda assim, com muita proximidade com o autor, como se estivéssemos no mesmo ambiente.

Foi um ano desafiador.  De luto e de luta.

Para 2021, levaremos a resiliência e a coragem.

Agora que aprendemos, a duras penas, a sobreviver a uma pandemia, vamos continuar nos mobilizando para que a educação seja prioridade, que os territórios sejam ocupados e que a retomada das atividades presenciais ocorra sempre de maneira segura, protegendo as pessoas e valorizando a educação.

Nossa missão é assegurar que o direito à educação seja garantido a cada menina e menino. Enquanto houver uma criança ou jovem com esse direito desrespeitado, nós temos muito trabalho a ser feito.

Vamos juntos e juntas, pois é assim que 2021 espera por nós.

A educação nos move.

Equipe Fundação SM

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia

O que é educar a partir da ética do cuidado?

Matéria 08/12/2020

O segundo encontro do programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa foi sobre "Educar a partir da ética do cuidado". Confira os principais destaques.