Sigamos juntos em 2021

17 de dezembro de 2020 Ouvir o texto

“O correr da vida embrulha tudo.

A vida é assim: esquenta e esfria,

aperta e daí afrouxa,

sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem”.

Guimarães Rosa

Recorremos às palavras de Guimarães Rosa para resumir o que 2020 mais nos exigiu: coragem.

Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças. Para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos.

Coragem para recalcular a rota inúmeras vezes, mesmo sem enxergar o que estava pela frente.

Coragem para, mais do que nunca, nos unirmos para garantir que o direito à educação seja, de fato, assegurado para todas as crianças e jovens.

Paradoxalmente, o distanciamento social imposto por 2020 nos uniu mais do que nunca. Reinventamos o formato do nosso Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) que chegou a pessoas que, no formato presencial, não teriam condições de participar. O Programa Myra – juntos pela leitura foi cuidadosamente adaptado para o modo remoto e reservou muitos momentos agradáveis de leitura compartilhada entre crianças e voluntários.

A Virada Educação teve uma potente edição online, dando protagonismo às crianças, enquanto o Quero na Escola especial Professor viabilizou o que os educadores mais estavam precisando no meio da pandemia: acolhimento e escuta. Pela primeira vez, a cerimônia do Prêmio Barco a Vapor foi online e, ainda assim, com muita proximidade com o autor, como se estivéssemos no mesmo ambiente.

Foi um ano desafiador.  De luto e de luta.

Para 2021, levaremos a resiliência e a coragem.

Agora que aprendemos, a duras penas, a sobreviver a uma pandemia, vamos continuar nos mobilizando para que a educação seja prioridade, que os territórios sejam ocupados e que a retomada das atividades presenciais ocorra sempre de maneira segura, protegendo as pessoas e valorizando a educação.

Nossa missão é assegurar que o direito à educação seja garantido a cada menina e menino. Enquanto houver uma criança ou jovem com esse direito desrespeitado, nós temos muito trabalho a ser feito.

Vamos juntos e juntas, pois é assim que 2021 espera por nós.

A educação nos move.

Equipe Fundação SM

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.