Sigamos juntos em 2021

17 de dezembro de 2020 Ouvir o texto

“O correr da vida embrulha tudo.

A vida é assim: esquenta e esfria,

aperta e daí afrouxa,

sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem”.

Guimarães Rosa

Recorremos às palavras de Guimarães Rosa para resumir o que 2020 mais nos exigiu: coragem.

Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças. Para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos.

Coragem para recalcular a rota inúmeras vezes, mesmo sem enxergar o que estava pela frente.

Coragem para, mais do que nunca, nos unirmos para garantir que o direito à educação seja, de fato, assegurado para todas as crianças e jovens.

Paradoxalmente, o distanciamento social imposto por 2020 nos uniu mais do que nunca. Reinventamos o formato do nosso Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) que chegou a pessoas que, no formato presencial, não teriam condições de participar. O Programa Myra – juntos pela leitura foi cuidadosamente adaptado para o modo remoto e reservou muitos momentos agradáveis de leitura compartilhada entre crianças e voluntários.

A Virada Educação teve uma potente edição online, dando protagonismo às crianças, enquanto o Quero na Escola especial Professor viabilizou o que os educadores mais estavam precisando no meio da pandemia: acolhimento e escuta. Pela primeira vez, a cerimônia do Prêmio Barco a Vapor foi online e, ainda assim, com muita proximidade com o autor, como se estivéssemos no mesmo ambiente.

Foi um ano desafiador.  De luto e de luta.

Para 2021, levaremos a resiliência e a coragem.

Agora que aprendemos, a duras penas, a sobreviver a uma pandemia, vamos continuar nos mobilizando para que a educação seja prioridade, que os territórios sejam ocupados e que a retomada das atividades presenciais ocorra sempre de maneira segura, protegendo as pessoas e valorizando a educação.

Nossa missão é assegurar que o direito à educação seja garantido a cada menina e menino. Enquanto houver uma criança ou jovem com esse direito desrespeitado, nós temos muito trabalho a ser feito.

Vamos juntos e juntas, pois é assim que 2021 espera por nós.

A educação nos move.

Equipe Fundação SM

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.