Voltar

2º SIEI enfoca relação entre educação integral e cidade educadora

12 de outubro de 2016 Ouvir o texto

logosiei

Nos próximos dias 19 e 20 de outubro, o Sesc Consolação (SP), vai sediar o SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral, dedicado ao tema “Educação Integral e Cidade Educadora: inovação e equidade na Educação”.

Realizado pela Fundação SM anualmente, o Seminário busca promover um debate sobre os desafios da educação contemporânea, além de apoiar os agentes educacionais na tarefa de garantir o ensino e a aprendizagem de crianças e jovens.

Em pauta nas principais propostas de políticas educacionais, o conceito de Educação Integral vai além da ampliação do tempo de permanência na escola. Pressupõe um olhar multidimensional para crianças e adolescentes, a garantia do acesso a diferentes conteúdos e espaços, além do intercâmbio de saberes com diferentes atores, entre eles, educadores, famílias e comunidade.

Para a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a aplicação do conceito de Educação Integral pode ser propulsor não só da melhoria da aprendizagem, como da redução das desigualdades de oportunidades. “Acreditamos que a Educação Integral pode contribuir para a transformação do olhar, das práticas e políticas públicas de Educação. Nesse sentido, o Seminário propõe uma reflexão sobre a relevância do território para a Educação e reforça a importância do envolvimento de toda a comunidade no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes”.

Participarão do evento especialistas de diferentes países e áreas da Educação. Entre eles, a Ministra de Inovação e Cultura do Governo da Província de Santa Fé (Argentina), María de Los Ángeles “Chiqui” González; o Catedrático em Psicologia Evolutiva e de Educação da Universidade Complutense de Madri (Espanha), Álvaro Marchesi; e o Diretor do Instituto Departamental de Educação Básica Indígena Comunitária – IDEBIC (Colômbia), Aníbal Bubu Ramos .

Com nove edições realizadas no México, o SIEI acontecerá pela segunda vez no Brasil. Esta edição será realizada pela Fundação SM  em parceria com a Fundação Itaú Social, com o apoio da Fundação Roberto Marinho, do Centro de Referências de Educação Integral, do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e do SESC-SP.

 

O 2º SIEI também terá transmissão online, realizada pelo Canal Futura. Confira a programação completa no site do Seminário: sieibrasil.com.br

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias