Voltar

2º SIEI enfoca relação entre educação integral e cidade educadora

12 de outubro de 2016 Ouvir o texto

logosiei

Nos próximos dias 19 e 20 de outubro, o Sesc Consolação (SP), vai sediar o SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral, dedicado ao tema “Educação Integral e Cidade Educadora: inovação e equidade na Educação”.

Realizado pela Fundação SM anualmente, o Seminário busca promover um debate sobre os desafios da educação contemporânea, além de apoiar os agentes educacionais na tarefa de garantir o ensino e a aprendizagem de crianças e jovens.

Em pauta nas principais propostas de políticas educacionais, o conceito de Educação Integral vai além da ampliação do tempo de permanência na escola. Pressupõe um olhar multidimensional para crianças e adolescentes, a garantia do acesso a diferentes conteúdos e espaços, além do intercâmbio de saberes com diferentes atores, entre eles, educadores, famílias e comunidade.

Para a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a aplicação do conceito de Educação Integral pode ser propulsor não só da melhoria da aprendizagem, como da redução das desigualdades de oportunidades. “Acreditamos que a Educação Integral pode contribuir para a transformação do olhar, das práticas e políticas públicas de Educação. Nesse sentido, o Seminário propõe uma reflexão sobre a relevância do território para a Educação e reforça a importância do envolvimento de toda a comunidade no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes”.

Participarão do evento especialistas de diferentes países e áreas da Educação. Entre eles, a Ministra de Inovação e Cultura do Governo da Província de Santa Fé (Argentina), María de Los Ángeles “Chiqui” González; o Catedrático em Psicologia Evolutiva e de Educação da Universidade Complutense de Madri (Espanha), Álvaro Marchesi; e o Diretor do Instituto Departamental de Educação Básica Indígena Comunitária – IDEBIC (Colômbia), Aníbal Bubu Ramos .

Com nove edições realizadas no México, o SIEI acontecerá pela segunda vez no Brasil. Esta edição será realizada pela Fundação SM  em parceria com a Fundação Itaú Social, com o apoio da Fundação Roberto Marinho, do Centro de Referências de Educação Integral, do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e do SESC-SP.

 

O 2º SIEI também terá transmissão online, realizada pelo Canal Futura. Confira a programação completa no site do Seminário: sieibrasil.com.br

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Saiba mais

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Saiba mais

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Ver mais notícias