Voltar

2º SIEI enfoca relação entre educação integral e cidade educadora

12 de outubro de 2016 Ouvir o texto

logosiei

Nos próximos dias 19 e 20 de outubro, o Sesc Consolação (SP), vai sediar o SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral, dedicado ao tema “Educação Integral e Cidade Educadora: inovação e equidade na Educação”.

Realizado pela Fundação SM anualmente, o Seminário busca promover um debate sobre os desafios da educação contemporânea, além de apoiar os agentes educacionais na tarefa de garantir o ensino e a aprendizagem de crianças e jovens.

Em pauta nas principais propostas de políticas educacionais, o conceito de Educação Integral vai além da ampliação do tempo de permanência na escola. Pressupõe um olhar multidimensional para crianças e adolescentes, a garantia do acesso a diferentes conteúdos e espaços, além do intercâmbio de saberes com diferentes atores, entre eles, educadores, famílias e comunidade.

Para a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a aplicação do conceito de Educação Integral pode ser propulsor não só da melhoria da aprendizagem, como da redução das desigualdades de oportunidades. “Acreditamos que a Educação Integral pode contribuir para a transformação do olhar, das práticas e políticas públicas de Educação. Nesse sentido, o Seminário propõe uma reflexão sobre a relevância do território para a Educação e reforça a importância do envolvimento de toda a comunidade no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes”.

Participarão do evento especialistas de diferentes países e áreas da Educação. Entre eles, a Ministra de Inovação e Cultura do Governo da Província de Santa Fé (Argentina), María de Los Ángeles “Chiqui” González; o Catedrático em Psicologia Evolutiva e de Educação da Universidade Complutense de Madri (Espanha), Álvaro Marchesi; e o Diretor do Instituto Departamental de Educação Básica Indígena Comunitária – IDEBIC (Colômbia), Aníbal Bubu Ramos .

Com nove edições realizadas no México, o SIEI acontecerá pela segunda vez no Brasil. Esta edição será realizada pela Fundação SM  em parceria com a Fundação Itaú Social, com o apoio da Fundação Roberto Marinho, do Centro de Referências de Educação Integral, do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e do SESC-SP.

 

O 2º SIEI também terá transmissão online, realizada pelo Canal Futura. Confira a programação completa no site do Seminário: sieibrasil.com.br

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

Saiba mais

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Saiba mais

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Saiba mais

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Saiba mais

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Saiba mais

Ver mais notícias