Voltar

5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

29 de agosto de 2019 Ouvir o texto

Nos próximos dias 24 e 25 de setembro acontecerá, em São Paulo, o 5º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral, uma iniciativa da Fundação SM, realizada em parceria com  Canal FuturaCENPECCentro de Referências em Educação IntegralCIEDS, Instituto AlanaInstituto Rodrigo MendesInstituto Tomie OhtakeSesc e SM Educação.

Norteada pelo tema “Educação Integral: Múltiplos contextos, diferentes caminhos”, a quinta edição do Siei terá um dia de palestras (24 de setembro), que serão realizadas no Sesc Vila Mariana. O Seminário, que será iniciado com uma performance poética do Slam do Corpo, contará com três mesas (“Desafios da sociedade contemporânea e o papel da educação”; “O direito à educação no Brasil e as perspectivas para a educação integral”; e “Currículo na educação integral”), compostas por nomes como Pilar Lacerda (Fundação SM), José Henrique Paim Fernandes (FGV) e Flávia Oliveira (O Globo); e uma conferência magna com Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores da educação e da democracia na América Latina, que vai refletir sobre o “paradigma do cuidado” e o papel da educação para o fortalecimento da democracia.

 

O segundo dia do evento (25 de setembro) será dedicado a uma série de atividades opcionais, que acontecerão em espaços educativos e culturais de São Paulo, como o Instituto Tomie Ohtake, Unibes Cultural, E. E. Yervant Kissajikian e o FabLab.

Realizado no Brasil desde 2015, o Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI foi idealizado pela Fundação SM, em 2008, na Cidade do México. O Seminário nasceu do desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação, e de contribuir com os agentes educativos em sua missão de conduzir os processos de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.

Para conferir a programação completa, acesse sieibrasil.com.br

 

 

 

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias