5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

29 de agosto de 2019 Ouvir o texto

Nos próximos dias 24 e 25 de setembro acontecerá, em São Paulo, o 5º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral, uma iniciativa da Fundação SM, realizada em parceria com  Canal FuturaCENPECCentro de Referências em Educação IntegralCIEDS, Instituto AlanaInstituto Rodrigo MendesInstituto Tomie OhtakeSesc e SM Educação.

Norteada pelo tema “Educação Integral: Múltiplos contextos, diferentes caminhos”, a quinta edição do Siei terá um dia de palestras (24 de setembro), que serão realizadas no Sesc Vila Mariana. O Seminário, que será iniciado com uma performance poética do Slam do Corpo, contará com três mesas (“Desafios da sociedade contemporânea e o papel da educação”; “O direito à educação no Brasil e as perspectivas para a educação integral”; e “Currículo na educação integral”), compostas por nomes como Pilar Lacerda (Fundação SM), José Henrique Paim Fernandes (FGV) e Flávia Oliveira (O Globo); e uma conferência magna com Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores da educação e da democracia na América Latina, que vai refletir sobre o “paradigma do cuidado” e o papel da educação para o fortalecimento da democracia.

O segundo dia do evento (25 de setembro) será dedicado a uma série de atividades opcionais, que acontecerão em espaços educativos e culturais de São Paulo, como o Instituto Tomie Ohtake, Unibes Cultural, E. E. Yervant Kissajikian e o FabLab.

Realizado no Brasil desde 2015, o Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI foi idealizado pela Fundação SM, em 2008, na Cidade do México. O Seminário nasceu do desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação, e de contribuir com os agentes educativos em sua missão de conduzir os processos de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.

Para conferir a programação completa, acesse sieibrasil.com.br

María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 10/09/2019

Fundação SM assina Manifesto Público sobre Decreto 9.930 (PNLL)

Artigo 02/08/2019

Leia o texto na íntegra e entenda o impacto do decreto para a gestão pública do PNLL.

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Quero na Escola Professor

Matéria 02/08/2019

Iniciativa busca estreitar os laços entre professores, alunos e comunidade.

Ilustrador argentino vence 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 18/07/2019

Confira o vencedor, os finalistas e as menções honrosas do 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Escrever como leitores: a literatura no cotidiano de crianças e jovens ibero-americanos

Matéria 01/07/2019

Programa estimula a leitura e a escrita literárias entre crianças e jovens de escolas de sete países da Ibero-América.