5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

29 de agosto de 2019 Ouvir o texto

Nos próximos dias 24 e 25 de setembro acontecerá, em São Paulo, o 5º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral, uma iniciativa da Fundação SM, realizada em parceria com  Canal FuturaCENPECCentro de Referências em Educação IntegralCIEDS, Instituto AlanaInstituto Rodrigo MendesInstituto Tomie OhtakeSesc e SM Educação.

Norteada pelo tema “Educação Integral: Múltiplos contextos, diferentes caminhos”, a quinta edição do Siei terá um dia de palestras (24 de setembro), que serão realizadas no Sesc Vila Mariana. O Seminário, que será iniciado com uma performance poética do Slam do Corpo, contará com três mesas (“Desafios da sociedade contemporânea e o papel da educação”; “O direito à educação no Brasil e as perspectivas para a educação integral”; e “Currículo na educação integral”), compostas por nomes como Pilar Lacerda (Fundação SM), José Henrique Paim Fernandes (FGV) e Flávia Oliveira (O Globo); e uma conferência magna com Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores da educação e da democracia na América Latina, que vai refletir sobre o “paradigma do cuidado” e o papel da educação para o fortalecimento da democracia.

O segundo dia do evento (25 de setembro) será dedicado a uma série de atividades opcionais, que acontecerão em espaços educativos e culturais de São Paulo, como o Instituto Tomie Ohtake, Unibes Cultural, E. E. Yervant Kissajikian e o FabLab.

Realizado no Brasil desde 2015, o Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI foi idealizado pela Fundação SM, em 2008, na Cidade do México. O Seminário nasceu do desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação, e de contribuir com os agentes educativos em sua missão de conduzir os processos de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.

Para conferir a programação completa, acesse sieibrasil.com.br

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.