5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

29 de agosto de 2019 Ouvir o texto

Nos próximos dias 24 e 25 de setembro acontecerá, em São Paulo, o 5º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral, uma iniciativa da Fundação SM, realizada em parceria com  Canal FuturaCENPECCentro de Referências em Educação IntegralCIEDS, Instituto AlanaInstituto Rodrigo MendesInstituto Tomie OhtakeSesc e SM Educação.

Norteada pelo tema “Educação Integral: Múltiplos contextos, diferentes caminhos”, a quinta edição do Siei terá um dia de palestras (24 de setembro), que serão realizadas no Sesc Vila Mariana. O Seminário, que será iniciado com uma performance poética do Slam do Corpo, contará com três mesas (“Desafios da sociedade contemporânea e o papel da educação”; “O direito à educação no Brasil e as perspectivas para a educação integral”; e “Currículo na educação integral”), compostas por nomes como Pilar Lacerda (Fundação SM), José Henrique Paim Fernandes (FGV) e Flávia Oliveira (O Globo); e uma conferência magna com Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores da educação e da democracia na América Latina, que vai refletir sobre o “paradigma do cuidado” e o papel da educação para o fortalecimento da democracia.

O segundo dia do evento (25 de setembro) será dedicado a uma série de atividades opcionais, que acontecerão em espaços educativos e culturais de São Paulo, como o Instituto Tomie Ohtake, Unibes Cultural, E. E. Yervant Kissajikian e o FabLab.

Realizado no Brasil desde 2015, o Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI foi idealizado pela Fundação SM, em 2008, na Cidade do México. O Seminário nasceu do desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação, e de contribuir com os agentes educativos em sua missão de conduzir os processos de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.

Para conferir a programação completa, acesse sieibrasil.com.br

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.