5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

29 de agosto de 2019 Ouvir o texto

Nos próximos dias 24 e 25 de setembro acontecerá, em São Paulo, o 5º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral, uma iniciativa da Fundação SM, realizada em parceria com  Canal FuturaCENPECCentro de Referências em Educação IntegralCIEDS, Instituto AlanaInstituto Rodrigo MendesInstituto Tomie OhtakeSesc e SM Educação.

Norteada pelo tema “Educação Integral: Múltiplos contextos, diferentes caminhos”, a quinta edição do Siei terá um dia de palestras (24 de setembro), que serão realizadas no Sesc Vila Mariana. O Seminário, que será iniciado com uma performance poética do Slam do Corpo, contará com três mesas (“Desafios da sociedade contemporânea e o papel da educação”; “O direito à educação no Brasil e as perspectivas para a educação integral”; e “Currículo na educação integral”), compostas por nomes como Pilar Lacerda (Fundação SM), José Henrique Paim Fernandes (FGV) e Flávia Oliveira (O Globo); e uma conferência magna com Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores da educação e da democracia na América Latina, que vai refletir sobre o “paradigma do cuidado” e o papel da educação para o fortalecimento da democracia.

O segundo dia do evento (25 de setembro) será dedicado a uma série de atividades opcionais, que acontecerão em espaços educativos e culturais de São Paulo, como o Instituto Tomie Ohtake, Unibes Cultural, E. E. Yervant Kissajikian e o FabLab.

Realizado no Brasil desde 2015, o Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI foi idealizado pela Fundação SM, em 2008, na Cidade do México. O Seminário nasceu do desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação, e de contribuir com os agentes educativos em sua missão de conduzir os processos de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.

Para conferir a programação completa, acesse sieibrasil.com.br

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.