6º SIEI terá mais dois encontros online

17 de junho de 2020 Ouvir o texto

O 6º SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral -, que em 2020 ocorreu pela primeira vez em formato totalmente digital devido às medidas restritivas para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), terá dois novos encontros online, em junho e julho, para discutir dois temas que foram muito solicitados pelos participantes durante o primeiro debate:

“Docência em tempos de pandemia”
“O papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas”

As videoconferências serão transmitidas ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e Youtube, e contarão com recursos de acessibilidade como janela de Libra, audiodescrição e legendas em tempo real.

Os seminários vão contar com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento da escola com famílias e estudantes, no Brasil e outros países que adotam a Educação Integral.

A discussão “Docência em tempos de pandemia” contará com a participação de Alexandre Schneider, professor assistente adjunto na Columbia Sipa e ex-secretário de Educação de São Paulo, Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, e Sônia Pelegrini, secretária de Educação de Presidente Prudente/SP, com mediação de Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Serviço:

23 de junho: Docência em tempos de pandemia – Confirme sua presença
14 de julho: O papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas – Confirme sua presença

Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil

Confira como foi o primeiro encontro do 6º SIEI com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”:

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?