6º SIEI terá mais dois encontros online

17 de junho de 2020 Ouvir o texto

O 6º SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral -, que em 2020 ocorreu pela primeira vez em formato totalmente digital devido às medidas restritivas para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), terá dois novos encontros online, em junho e julho, para discutir dois temas que foram muito solicitados pelos participantes durante o primeiro debate:

“Docência em tempos de pandemia”
“O papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas”

As videoconferências serão transmitidas ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e Youtube, e contarão com recursos de acessibilidade como janela de Libra, audiodescrição e legendas em tempo real.

Os seminários vão contar com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento da escola com famílias e estudantes, no Brasil e outros países que adotam a Educação Integral.

A discussão “Docência em tempos de pandemia” contará com a participação de Alexandre Schneider, professor assistente adjunto na Columbia Sipa e ex-secretário de Educação de São Paulo, Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, e Sônia Pelegrini, secretária de Educação de Presidente Prudente/SP, com mediação de Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Serviço:

23 de junho: Docência em tempos de pandemia – Confirme sua presença
14 de julho: O papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas – Confirme sua presença

Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil

Confira como foi o primeiro encontro do 6º SIEI com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”:

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.