6º SIEI terá mais dois encontros online

17 de junho de 2020 Ouvir o texto

O 6º SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral -, que em 2020 ocorreu pela primeira vez em formato totalmente digital devido às medidas restritivas para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), terá dois novos encontros online, em junho e julho, para discutir dois temas que foram muito solicitados pelos participantes durante o primeiro debate:

“Docência em tempos de pandemia”
“O papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas”

As videoconferências serão transmitidas ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e Youtube, e contarão com recursos de acessibilidade como janela de Libra, audiodescrição e legendas em tempo real.

Os seminários vão contar com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento da escola com famílias e estudantes, no Brasil e outros países que adotam a Educação Integral.

A discussão “Docência em tempos de pandemia” contará com a participação de Alexandre Schneider, professor assistente adjunto na Columbia Sipa e ex-secretário de Educação de São Paulo, Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, e Sônia Pelegrini, secretária de Educação de Presidente Prudente/SP, com mediação de Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Serviço:

23 de junho: Docência em tempos de pandemia – Confirme sua presença
14 de julho: O papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas – Confirme sua presença

Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil

Confira como foi o primeiro encontro do 6º SIEI com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”:

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.