A Educação Integral no contexto da pandemia

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

A diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, tem marcado presença em eventos virtuais para discutir o papel da educação integral no contexto da pandemia provocada pela Covid-19 e como o setor de educação pode se mobilizar para assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham garantido o direito universal de acesso à educação.

Um desses eventos foi o webinar organizado pelo Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), do Instituto Votorantim, sobre como ser gestor em tempos de coronavírus.

“A pandemia desnudou muitas fragilidades da educação no Brasil. Fala-se muito em educação a distância, mas a verdade é que essa deve ser a última preocupação neste momento”, afirma. Para Pilar, o primeiro passo é conhecer os estudantes, se aproximar de suas famílias e descobrir como estão sobrevivendo à pandemia, para só então sugerir qualquer tipo de atividade.

“Eles têm o que comer? A merenda escolar faz falta para aquela criança? Qual é o meio de comunicação que eles utilizam?” são apenas alguns dos questionamentos que ela levanta durante a conversa. “Não podemos esperar que todos tenham a mesma estrutura em casa, nem estudantes, nem professores. Precisamos lembrar que mais de 2 milhões de lares no Brasil não tem acesso à internet”, ressalta.

Pilar recomenda que os gestores – secretários municipais e estaduais de educação – procurem se manter próximos das escolas por meio de seus diretores e diretoras, que tenham uma equipe de confiança para agir coletivamente, estejam atentos às informações que estão se atualizando muito rápido e incluam os professores e diretores nos processos de tomadas de decisão. “Trabalhem coletivamente, escute os gestores das escolas e prepare-se para o pós-pandemia, lembrando de garantir o direito à educação a todas as crianças do seu município”, finaliza.

Em outro evento, dessa vez organizado pelo Centro de Referência em Educação Integral, Pilar mediou a conversa sobre como as redes estão trabalhando para garantir o direito à educação, que contou com a participação de Angela Dalben, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, e Zilene Trovão, Gestora do Centro Integrado Municipal de Educação Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, em Manaus.

Tanto Angela quanto Zilene, que enfrentam situações totalmente diferentes em seus municípios, falaram muito sobre a importância de acolher as famílias, as crianças e os professores, preparando-se para o pós-pandemia. Ambas reforçaram, também, que o diálogo entre as esferas municipal e estadual é fundamental, para garantir recursos e agilizar a execução de iniciativas.

“A gente tem que radicalizar na transformação da escola, porque a escola tradicional não tem garantido o direito de crianças e jovens à educação e à aprendizagem. O desafio é ter um projeto pedagógico que trabalhe as dimensões da educação integral”, afirma Pilar, ao encerrar a conversa.

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia