A Educação Integral no contexto da pandemia

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

A diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, tem marcado presença em eventos virtuais para discutir o papel da educação integral no contexto da pandemia provocada pela Covid-19 e como o setor de educação pode se mobilizar para assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham garantido o direito universal de acesso à educação.

Um desses eventos foi o webinar organizado pelo Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), do Instituto Votorantim, sobre como ser gestor em tempos de coronavírus.

“A pandemia desnudou muitas fragilidades da educação no Brasil. Fala-se muito em educação a distância, mas a verdade é que essa deve ser a última preocupação neste momento”, afirma. Para Pilar, o primeiro passo é conhecer os estudantes, se aproximar de suas famílias e descobrir como estão sobrevivendo à pandemia, para só então sugerir qualquer tipo de atividade.

“Eles têm o que comer? A merenda escolar faz falta para aquela criança? Qual é o meio de comunicação que eles utilizam?” são apenas alguns dos questionamentos que ela levanta durante a conversa. “Não podemos esperar que todos tenham a mesma estrutura em casa, nem estudantes, nem professores. Precisamos lembrar que mais de 2 milhões de lares no Brasil não tem acesso à internet”, ressalta.

Pilar recomenda que os gestores – secretários municipais e estaduais de educação – procurem se manter próximos das escolas por meio de seus diretores e diretoras, que tenham uma equipe de confiança para agir coletivamente, estejam atentos às informações que estão se atualizando muito rápido e incluam os professores e diretores nos processos de tomadas de decisão. “Trabalhem coletivamente, escute os gestores das escolas e prepare-se para o pós-pandemia, lembrando de garantir o direito à educação a todas as crianças do seu município”, finaliza.

Em outro evento, dessa vez organizado pelo Centro de Referência em Educação Integral, Pilar mediou a conversa sobre como as redes estão trabalhando para garantir o direito à educação, que contou com a participação de Angela Dalben, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, e Zilene Trovão, Gestora do Centro Integrado Municipal de Educação Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, em Manaus.

Tanto Angela quanto Zilene, que enfrentam situações totalmente diferentes em seus municípios, falaram muito sobre a importância de acolher as famílias, as crianças e os professores, preparando-se para o pós-pandemia. Ambas reforçaram, também, que o diálogo entre as esferas municipal e estadual é fundamental, para garantir recursos e agilizar a execução de iniciativas.

“A gente tem que radicalizar na transformação da escola, porque a escola tradicional não tem garantido o direito de crianças e jovens à educação e à aprendizagem. O desafio é ter um projeto pedagógico que trabalhe as dimensões da educação integral”, afirma Pilar, ao encerrar a conversa.

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Último encontro do 6º SIEI debate caminhos possíveis para a volta às aulas

Matéria 21/07/2020

Antes da volta às aulas presenciais, é necessário elaborar protocolos a partir de um trabalho coletivo entre profissionais da saúde, toda comunidade escolar e gestores públicos.

Confira os destaques da edição online do CILELIJ

Matéria 21/07/2020

O 6º CILELIJ que chegou às nossas casas de uma maneira inédita: totalmente online e gratuito, com uma programação especial dividida em três temas: “Narrativas e Leitores”, “Outras Narrações” e “Ilustração e Poesia”.

Segundo encontro do SIEI acolhe angústias de professores

Matéria 08/07/2020

O encontro teve como tema "A docência em tempos de pandemia" e abriu espaço para que professores compartilhassem de que maneira estão acolhendo os estudantes e as suas famílias desde que a escolas foram fechadas.