A Educação Integral no contexto da pandemia

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

A diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, tem marcado presença em eventos virtuais para discutir o papel da educação integral no contexto da pandemia provocada pela Covid-19 e como o setor de educação pode se mobilizar para assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham garantido o direito universal de acesso à educação.

Um desses eventos foi o webinar organizado pelo Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), do Instituto Votorantim, sobre como ser gestor em tempos de coronavírus.

“A pandemia desnudou muitas fragilidades da educação no Brasil. Fala-se muito em educação a distância, mas a verdade é que essa deve ser a última preocupação neste momento”, afirma. Para Pilar, o primeiro passo é conhecer os estudantes, se aproximar de suas famílias e descobrir como estão sobrevivendo à pandemia, para só então sugerir qualquer tipo de atividade.

“Eles têm o que comer? A merenda escolar faz falta para aquela criança? Qual é o meio de comunicação que eles utilizam?” são apenas alguns dos questionamentos que ela levanta durante a conversa. “Não podemos esperar que todos tenham a mesma estrutura em casa, nem estudantes, nem professores. Precisamos lembrar que mais de 2 milhões de lares no Brasil não tem acesso à internet”, ressalta.

Pilar recomenda que os gestores – secretários municipais e estaduais de educação – procurem se manter próximos das escolas por meio de seus diretores e diretoras, que tenham uma equipe de confiança para agir coletivamente, estejam atentos às informações que estão se atualizando muito rápido e incluam os professores e diretores nos processos de tomadas de decisão. “Trabalhem coletivamente, escute os gestores das escolas e prepare-se para o pós-pandemia, lembrando de garantir o direito à educação a todas as crianças do seu município”, finaliza.

Em outro evento, dessa vez organizado pelo Centro de Referência em Educação Integral, Pilar mediou a conversa sobre como as redes estão trabalhando para garantir o direito à educação, que contou com a participação de Angela Dalben, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, e Zilene Trovão, Gestora do Centro Integrado Municipal de Educação Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, em Manaus.

Tanto Angela quanto Zilene, que enfrentam situações totalmente diferentes em seus municípios, falaram muito sobre a importância de acolher as famílias, as crianças e os professores, preparando-se para o pós-pandemia. Ambas reforçaram, também, que o diálogo entre as esferas municipal e estadual é fundamental, para garantir recursos e agilizar a execução de iniciativas.

“A gente tem que radicalizar na transformação da escola, porque a escola tradicional não tem garantido o direito de crianças e jovens à educação e à aprendizagem. O desafio é ter um projeto pedagógico que trabalhe as dimensões da educação integral”, afirma Pilar, ao encerrar a conversa.

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

Matéria 06/10/2020

As convidadas são professoras e psicólogas que ouviram professoras sobre os problemas vividos nestes últimos meses, dentro do projeto Apoio Emocional. Dias 13 e 15 de outubro, às 17h.

Yolanda Reyes vence 16ª Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 28/09/2020

A escritora colombiana Yolanda Reyes é reconhecida por sua trajetória no mundo da literatura infantojuvenil e recebe prêmio de 30 mil dólares.