A Educação Integral no contexto da pandemia

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

A diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, tem marcado presença em eventos virtuais para discutir o papel da educação integral no contexto da pandemia provocada pela Covid-19 e como o setor de educação pode se mobilizar para assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham garantido o direito universal de acesso à educação.

Um desses eventos foi o webinar organizado pelo Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), do Instituto Votorantim, sobre como ser gestor em tempos de coronavírus.

“A pandemia desnudou muitas fragilidades da educação no Brasil. Fala-se muito em educação a distância, mas a verdade é que essa deve ser a última preocupação neste momento”, afirma. Para Pilar, o primeiro passo é conhecer os estudantes, se aproximar de suas famílias e descobrir como estão sobrevivendo à pandemia, para só então sugerir qualquer tipo de atividade.

“Eles têm o que comer? A merenda escolar faz falta para aquela criança? Qual é o meio de comunicação que eles utilizam?” são apenas alguns dos questionamentos que ela levanta durante a conversa. “Não podemos esperar que todos tenham a mesma estrutura em casa, nem estudantes, nem professores. Precisamos lembrar que mais de 2 milhões de lares no Brasil não tem acesso à internet”, ressalta.

Pilar recomenda que os gestores – secretários municipais e estaduais de educação – procurem se manter próximos das escolas por meio de seus diretores e diretoras, que tenham uma equipe de confiança para agir coletivamente, estejam atentos às informações que estão se atualizando muito rápido e incluam os professores e diretores nos processos de tomadas de decisão. “Trabalhem coletivamente, escute os gestores das escolas e prepare-se para o pós-pandemia, lembrando de garantir o direito à educação a todas as crianças do seu município”, finaliza.

Em outro evento, dessa vez organizado pelo Centro de Referência em Educação Integral, Pilar mediou a conversa sobre como as redes estão trabalhando para garantir o direito à educação, que contou com a participação de Angela Dalben, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, e Zilene Trovão, Gestora do Centro Integrado Municipal de Educação Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, em Manaus.

Tanto Angela quanto Zilene, que enfrentam situações totalmente diferentes em seus municípios, falaram muito sobre a importância de acolher as famílias, as crianças e os professores, preparando-se para o pós-pandemia. Ambas reforçaram, também, que o diálogo entre as esferas municipal e estadual é fundamental, para garantir recursos e agilizar a execução de iniciativas.

“A gente tem que radicalizar na transformação da escola, porque a escola tradicional não tem garantido o direito de crianças e jovens à educação e à aprendizagem. O desafio é ter um projeto pedagógico que trabalhe as dimensões da educação integral”, afirma Pilar, ao encerrar a conversa.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.