A educação nos move

19 de dezembro de 2016 Ouvir o texto

2016 foi um ano difícil em muitos sentidos, mas temos muito o que celebrar. Os desafios que enfrentamos geraram muitos aprendizados, principalmente na área da educação pública.

Para a Fundação SM, esse foi um ano de atuação intensa, de fortalecimento de laços, aprofundamento de parcerias e concretização de muitos objetivos. Entre eles, iniciamos nossa atuação nas redes sociais, e lançamos nosso site, com o propósito de disseminar informações sobre nossos projetos e sobre o universo da educação.

Acreditamos que as relações humanas são a base para o desenvolvimento da educação, e que só é possível promover uma profunda transformação do atual cenário, estabelecendo um diálogo entre todos os agentes envolvidos. Por isso, queremos agradecer as parcerias, que consideramos fundamentais para a superação dos desafios, gestação de novas ideias, concretização de sonhos e vivificação da esperança.

Para 2017, desejamos que os laços e iniciativas se multipliquem e fortaleçam a educação pública brasileira.

Boas festas e um feliz ano novo!

Pilar Lacerda e equipe Fundação SM

Obs: O site da Fundação SM entrará em recesso de fim de ano. Voltamos com novas notícias na segunda quinzena de janeiro.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?