16 de novembro de 2020 Ouvir o texto
O programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa é uma iniciativa da Fundação SM que consiste em um conjunto de 10 workshops de reflexão para construirmos juntos uma educação mais global, com uma abordagem solidária e humanista baseada no respeito às pessoas e à natureza. A proposta é tornar isso possível em parceria com escolas e especialistas, afinal a educação do futuro precisa ser planejada pelos próprios educadores.
Durante os encontros serão tratados os diferentes temas refletidos nos dois volumes publicados pela Fundação SM sobre Cidadania Global: Una visión plural y transformadora de la sociedad y de la escuela (Volume I) e Un impulso para la transformación de la educación católica (Volume II), ambas as publicações em espanhol.
“O objetivo dessa iniciativa é transformar a reflexão em ideias práticas; ideias que influenciam comportamentos e atitudes que visam o bem comum, para alcançarmos um mundo mais humano e sustentável para todos”, enfatiza Mayte Ortiz, diretora global da Fundação SM.
Veja os principais destaques de cada encontro:
Outubro 2020: Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola
Novembro 2020: Educar a partir da ética do cuidado
Dezembro 2020: Desenvolvimento das competências globais
Janeiro 2021: Uma escola relacional para construir a cidadania global
Fevereiro 2021: A perspectiva ecossocial na educação para cidadania global | Educação global inclusiva para um mundo sem periferias
Março 2021: Tecnologia com propósito para uma cidadania global INSCRIÇÃO EM BREVE
Confira a programação completa dos 10 encontros:
Matéria 25/02/2021
Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.
Saiba mais →Matéria 04/02/2021
As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.
Saiba mais →Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →