Voltar

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

16 de novembro de 2020 Ouvir o texto

O programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa é uma iniciativa da Fundação SM que consiste em um conjunto de 10 workshops de reflexão para construirmos juntos uma educação mais global, com uma abordagem solidária e humanista baseada no respeito às pessoas e à natureza. A proposta é tornar isso possível em parceria com escolas e especialistas, afinal a educação do futuro precisa ser planejada pelos próprios educadores.

Durante os encontros serão tratados os diferentes temas refletidos nos dois volumes publicados pela Fundação SM sobre Cidadania Global: Una visión plural y transformadora de la sociedad y de la escuela (Volume I) e Un impulso para la transformación de la educación católica (Volume II), ambas as publicações em espanhol.

“O objetivo dessa iniciativa é transformar a reflexão em ideias práticas; ideias que influenciam comportamentos e atitudes que visam o bem comum, para alcançarmos um mundo mais humano e sustentável para todos”, enfatiza Mayte Ortiz, diretora global da Fundação SM.

 

Veja os principais destaques de cada encontro:

Outubro 2020: Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Novembro 2020: Educar a partir da ética do cuidado

Dezembro 2020: Desenvolvimento das competências globais

Janeiro 2021: Uma escola relacional para construir a cidadania global

Fevereiro 2021: A perspectiva ecossocial na educação para cidadania global  | Educação global inclusiva para um mundo sem periferias

Março 2021: Tecnologia com propósito para uma cidadania global INSCRIÇÃO EM BREVE

 

 

 

 

Confira a programação completa dos 10 encontros:

 Progr_CidadGlobal_Port_Nov

Clique aqui para fazer download do programa completo

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Saiba mais

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Saiba mais

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

Ver mais notícias