Voltar

Agenda: Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

25 de novembro de 2016 Ouvir o texto

“O direito à uma cidade educadora – Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece. O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação. A cidade educadora renova permanentemente o seu compromisso em formar nos aspectos, os mais diversos, os seus habitantes ao longo da vida. E para que isto seja possível, deverá ter em conta todos os grupos, com suas necessidades particulares”. Carta das Cidades Educadoras, 30 de novembro de 1990.

 

Na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, dois dias após a data em que se comemora o Dia da Cidade Educadora (30 de novembro), será lançado o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O Fórum pretende garantir um espaço aberto para o debate de políticas públicas de educação integral, “formação de agentes, troca de experiências, sistematização de práticas e desenvolvimento de pesquisas sobre o tema”. A iniciativa também possibilitará o acompanhamento das metas de Educação Integral do Plano Nacional e Municipal de Educação.

Por ocasião do lançamento, acontecerá um debate sobre o tema “Educação Integral para uma cidade educadora: possibilidades para a próxima década”. Entre os participantes da mesa estão Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM; Emília Cipriano, do Conselho Municipal de Educação; Fátima Antonio, Secretária adjunta de Educação de São Paulo; Elie Ghanem, da Faculdade de Educação da USP; Alexandre Saul, da Universidade Católica de Santos; Maria Cristina Rodrigues, Supervisora escolar e integrante do grupo de trabalho Implementação, Acompanhamento e Avaliação do Programa São Paulo Integral; e Diana Mendes Machado da Silva, especialista em Educação e Direitos Humanos.

 

Lançamento – Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora.

Quando: 2 de dezembro, das 9h às 13h.

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100. Bela Vista, SP).

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Saiba mais

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Saiba mais

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Saiba mais

Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

Matéria 06/10/2020

As convidadas são professoras e psicólogas que ouviram professoras sobre os problemas vividos nestes últimos meses, dentro do projeto Apoio Emocional. Dias 13 e 15 de outubro, às 17h.

Saiba mais

Yolanda Reyes vence 16ª Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 28/09/2020

A escritora colombiana Yolanda Reyes é reconhecida por sua trajetória no mundo da literatura infantojuvenil e recebe prêmio de 30 mil dólares.

Saiba mais

Ver mais notícias