Voltar

Agenda: Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

25 de novembro de 2016 Ouvir o texto

“O direito à uma cidade educadora – Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece. O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação. A cidade educadora renova permanentemente o seu compromisso em formar nos aspectos, os mais diversos, os seus habitantes ao longo da vida. E para que isto seja possível, deverá ter em conta todos os grupos, com suas necessidades particulares”. Carta das Cidades Educadoras, 30 de novembro de 1990.

 

Na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, dois dias após a data em que se comemora o Dia da Cidade Educadora (30 de novembro), será lançado o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O Fórum pretende garantir um espaço aberto para o debate de políticas públicas de educação integral, “formação de agentes, troca de experiências, sistematização de práticas e desenvolvimento de pesquisas sobre o tema”. A iniciativa também possibilitará o acompanhamento das metas de Educação Integral do Plano Nacional e Municipal de Educação.

Por ocasião do lançamento, acontecerá um debate sobre o tema “Educação Integral para uma cidade educadora: possibilidades para a próxima década”. Entre os participantes da mesa estão Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM; Emília Cipriano, do Conselho Municipal de Educação; Fátima Antonio, Secretária adjunta de Educação de São Paulo; Elie Ghanem, da Faculdade de Educação da USP; Alexandre Saul, da Universidade Católica de Santos; Maria Cristina Rodrigues, Supervisora escolar e integrante do grupo de trabalho Implementação, Acompanhamento e Avaliação do Programa São Paulo Integral; e Diana Mendes Machado da Silva, especialista em Educação e Direitos Humanos.

 

Lançamento – Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora.

Quando: 2 de dezembro, das 9h às 13h.

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100. Bela Vista, SP).

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias