Voltar

Agenda: Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

25 de novembro de 2016 Ouvir o texto

“O direito à uma cidade educadora – Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece. O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação. A cidade educadora renova permanentemente o seu compromisso em formar nos aspectos, os mais diversos, os seus habitantes ao longo da vida. E para que isto seja possível, deverá ter em conta todos os grupos, com suas necessidades particulares”. Carta das Cidades Educadoras, 30 de novembro de 1990.

 

Na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, dois dias após a data em que se comemora o Dia da Cidade Educadora (30 de novembro), será lançado o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O Fórum pretende garantir um espaço aberto para o debate de políticas públicas de educação integral, “formação de agentes, troca de experiências, sistematização de práticas e desenvolvimento de pesquisas sobre o tema”. A iniciativa também possibilitará o acompanhamento das metas de Educação Integral do Plano Nacional e Municipal de Educação.

Por ocasião do lançamento, acontecerá um debate sobre o tema “Educação Integral para uma cidade educadora: possibilidades para a próxima década”. Entre os participantes da mesa estão Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM; Emília Cipriano, do Conselho Municipal de Educação; Fátima Antonio, Secretária adjunta de Educação de São Paulo; Elie Ghanem, da Faculdade de Educação da USP; Alexandre Saul, da Universidade Católica de Santos; Maria Cristina Rodrigues, Supervisora escolar e integrante do grupo de trabalho Implementação, Acompanhamento e Avaliação do Programa São Paulo Integral; e Diana Mendes Machado da Silva, especialista em Educação e Direitos Humanos.

 

Lançamento – Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora.

Quando: 2 de dezembro, das 9h às 13h.

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100. Bela Vista, SP).

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias