Voltar

Agenda: Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

25 de novembro de 2016 Ouvir o texto

“O direito à uma cidade educadora – Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece. O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação. A cidade educadora renova permanentemente o seu compromisso em formar nos aspectos, os mais diversos, os seus habitantes ao longo da vida. E para que isto seja possível, deverá ter em conta todos os grupos, com suas necessidades particulares”. Carta das Cidades Educadoras, 30 de novembro de 1990.

 

Na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, dois dias após a data em que se comemora o Dia da Cidade Educadora (30 de novembro), será lançado o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O Fórum pretende garantir um espaço aberto para o debate de políticas públicas de educação integral, “formação de agentes, troca de experiências, sistematização de práticas e desenvolvimento de pesquisas sobre o tema”. A iniciativa também possibilitará o acompanhamento das metas de Educação Integral do Plano Nacional e Municipal de Educação.

Por ocasião do lançamento, acontecerá um debate sobre o tema “Educação Integral para uma cidade educadora: possibilidades para a próxima década”. Entre os participantes da mesa estão Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM; Emília Cipriano, do Conselho Municipal de Educação; Fátima Antonio, Secretária adjunta de Educação de São Paulo; Elie Ghanem, da Faculdade de Educação da USP; Alexandre Saul, da Universidade Católica de Santos; Maria Cristina Rodrigues, Supervisora escolar e integrante do grupo de trabalho Implementação, Acompanhamento e Avaliação do Programa São Paulo Integral; e Diana Mendes Machado da Silva, especialista em Educação e Direitos Humanos.

 

Lançamento – Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora.

Quando: 2 de dezembro, das 9h às 13h.

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100. Bela Vista, SP).

SIEI México discute a educação no contexto atual

Matéria 13/04/2021

Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.

Saiba mais

Tecnologia com propósito em prol da cidadania global

Matéria 12/04/2021

A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.

Saiba mais

Geração Go para educadores

Matéria 22/03/2021

Formação para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula e que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Geração Go para jovens

Matéria 22/03/2021

Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.

Saiba mais

Conheça o Geração Go da Fundação SM

Matéria 22/03/2021

Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Ver mais notícias