Voltar

Agenda: Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

25 de novembro de 2016 Ouvir o texto

“O direito à uma cidade educadora – Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece. O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação. A cidade educadora renova permanentemente o seu compromisso em formar nos aspectos, os mais diversos, os seus habitantes ao longo da vida. E para que isto seja possível, deverá ter em conta todos os grupos, com suas necessidades particulares”. Carta das Cidades Educadoras, 30 de novembro de 1990.

 

Na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, dois dias após a data em que se comemora o Dia da Cidade Educadora (30 de novembro), será lançado o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O Fórum pretende garantir um espaço aberto para o debate de políticas públicas de educação integral, “formação de agentes, troca de experiências, sistematização de práticas e desenvolvimento de pesquisas sobre o tema”. A iniciativa também possibilitará o acompanhamento das metas de Educação Integral do Plano Nacional e Municipal de Educação.

Por ocasião do lançamento, acontecerá um debate sobre o tema “Educação Integral para uma cidade educadora: possibilidades para a próxima década”. Entre os participantes da mesa estão Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM; Emília Cipriano, do Conselho Municipal de Educação; Fátima Antonio, Secretária adjunta de Educação de São Paulo; Elie Ghanem, da Faculdade de Educação da USP; Alexandre Saul, da Universidade Católica de Santos; Maria Cristina Rodrigues, Supervisora escolar e integrante do grupo de trabalho Implementação, Acompanhamento e Avaliação do Programa São Paulo Integral; e Diana Mendes Machado da Silva, especialista em Educação e Direitos Humanos.

 

Lançamento – Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora.

Quando: 2 de dezembro, das 9h às 13h.

Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100. Bela Vista, SP).

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Saiba mais

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Saiba mais

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Ver mais notícias