Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil

4 de julho de 2018 Ouvir o texto

Esta nova edição do Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil, publicada pela Fundação SM, chega em boa hora para o campo da produção literária brasileira. Representa uma oportunidade para olhar a realidade constituída no biênio 2015-2016, avaliar ganhos e perdas e traçar novas rotas para os próximos anos.

Nesse sentido, a análise desenvolvida pelo professor João Luís Ceccantini sobre o cenário da literatura infantil e juvenil no Brasil é preciosa. O título do artigo, “Contra vento e maré: a literatura infantil e juvenil no biênio 2015-2016”, já deixa entrever que, apesar de o período não ter sido dos mais profícuos para o mercado editorial, a literatura infantil e juvenil ainda resiste, pulsando na contramão de contextos e prognósticos desfavoráveis.

Ceccantini apresenta o cenário brasileiro de crises políticas e econômicas que acabou por impactar diretamente o setor editorial, ocasionando o desmonte de políticas públicas voltadas para a promoção do livro e da leitura, a retração expressiva do mercado e o “enfraquecimento da bibliodiversidade”.

A retrospectiva também lança luz sobre eventos, premiações, pesquisas, títulos e autores desse universo. Com base na amostragem apresentada, conseguimos observar o perfil da produção literária do biênio, numa radiografia que aponta o amadurecimento da LIJ no Brasil.

A Fundação SM se orgulha de acompanhar e participar de perto desse processo de maturação. No Brasil, além do Prêmio Barco a Vapor, desenvolvemos o Myra, programa que promove encontros de leitura, em que um voluntário lê com uma criança, estabelecendo diversos diálogos entre texto, livros e vivências. Também apoiamos projetos de parceiros, como o Movimento por um Brasil Literário e a Flipinha, desdobramento da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty, realizada anualmente) voltado ao público infantil.

Acreditamos no potencial transformador do texto literário. Para a Fundação SM, a literatura infantil e juvenil possibilita o acesso a diversas perspectivas sobre a vida e a construção do imaginário, além de configurar um importante caminho para o exercício da alteridade.

Além de permitir diversos olhares sobre a produção literária ibero-americana, o Anuário marca as comemorações dos quarenta anos da Fundação SM. É tempo de refletir, de reinventar e também de agradecer. O nosso muito obrigado a todos que caminham conosco, buscando incansavelmente garantir o acesso de crianças e jovens à leitura literária.

Pilar Lacerda

Diretora da Fundação SM Brasil

A seguir, acesse o Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil e confira os dados sobre o biênio 2015-2016: 190197_anuario_LIJ_brasil_baja

Prêmio de Educação em Direitos Humanos tem inscrições prorrogadas

Matéria 07/05/2019

Novo prazo para candidatura de experiências termina dia 15 de julho.

Ilustradora italiana vence 10º Prêmio Internacional de Ilustração da Feira de Bolonha

Matéria 29/04/2019

Decisão foi anunciada em evento realizado na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha

Prêmio Territórios divulga vencedores