Voltar

Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

6 de outubro de 2020 Ouvir o texto

Para marcar o mês em que se celebra o Dia dos Professores em um ano cujas escolas foram fechadas e os educadores tiveram que se desdobrar para manter contato com os estudantes de forma remota, o Quero na Escola, em parceria com a Fundação SM, vai promover dois webinários para falar das angústias dos educadores durante a pandemia.

A iniciativa faz parte do projeto Apoio Emocional, que desde julho conecta profissionais voluntários de saúde emocional a educadores para atendimentos online. Serão dois encontros, nos dias 13 e 15 de outubro, às 17h, com professoras acolhidas pelo projeto e profissionais de saúde mental que fizeram as escutas e conheceram as aflições dos educadores neste período de isolamento.  A transmissão será feita nos perfis do Facebook e do Youtube do Quero na Escola.

O primeiro evento será no dia 13 de outubro (terça-feira) com o tema “Como lidar com controle e descontrole?”, um dos principais desafios vividos pelos educadores nesses tempos de isolamento social. Participarão desse encontro, a professora Gabriela Maria dos Santos, que dá aulas em duas escolas públicas infantis de São Paulo, e a psicóloga Lia Gonsales. A mediação será da diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

No segundo encontro, no dia 15 de outubro (quinta-feira), a psicóloga Raíssa Viviani e a professora de Filosofia e Projeto de Vida de Araçatuba Marcia Seraphim falarão sobre os desafios para manter o vínculo com os alunos e darão dicas de suas vivências e aprendizados. A mediação ficará por conta de Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.

“De um dia para o outro, professores e professoras perderam o contato diário com os seus estudantes e tiveram que aprender a manter o vínculo que tinham, agora de forma remota. Eles foram expostos a uma situação para a qual não foram treinados e nem receberam ferramentas adequadas, estão trabalhando muito mais e vivendo dias angustiantes. O projeto Apoio Emocional é fundamental para dar a esses profissionais um espaço de escuta nesse período cheio de incertezas”, enfatiza Pilar.

Atendimentos em andamento

Paralelamente aos webinários, os encontros entre psicólogos e professores continuam sendo agendados individualmente e em pequenos grupos de educadores ou rodas com os estudantes. Profissionais de saúde mental interessados em ajudar têm até 15 de outubro para realizar a inscrição como voluntários (acesse aqui para mais informações).

Em três meses de projeto, foram realizados mais de mil atendimentos, 200 deles individualmente e o restante em rodas de conversa com os alunos ou em formação coletiva de professores.

Anote:

Webinários Apoio Emocional

Datas: 13 e 15 de outubro

Horário: 17h

Facebook: https://www.facebook.com/queronaescolaapp

Youtube: https://www.youtube.com/queronaescolatube

 

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias