Voltar

Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

6 de outubro de 2020 Ouvir o texto

Para marcar o mês em que se celebra o Dia dos Professores em um ano cujas escolas foram fechadas e os educadores tiveram que se desdobrar para manter contato com os estudantes de forma remota, o Quero na Escola, em parceria com a Fundação SM, vai promover dois webinários para falar das angústias dos educadores durante a pandemia.

A iniciativa faz parte do projeto Apoio Emocional, que desde julho conecta profissionais voluntários de saúde emocional a educadores para atendimentos online. Serão dois encontros, nos dias 13 e 15 de outubro, às 17h, com professoras acolhidas pelo projeto e profissionais de saúde mental que fizeram as escutas e conheceram as aflições dos educadores neste período de isolamento.  A transmissão será feita nos perfis do Facebook e do Youtube do Quero na Escola.

O primeiro evento será no dia 13 de outubro (terça-feira) com o tema “Como lidar com controle e descontrole?”, um dos principais desafios vividos pelos educadores nesses tempos de isolamento social. Participarão desse encontro, a professora Gabriela Maria dos Santos, que dá aulas em duas escolas públicas infantis de São Paulo, e a psicóloga Lia Gonsales. A mediação será da diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

No segundo encontro, no dia 15 de outubro (quinta-feira), a psicóloga Raíssa Viviani e a professora de Filosofia e Projeto de Vida de Araçatuba Marcia Seraphim falarão sobre os desafios para manter o vínculo com os alunos e darão dicas de suas vivências e aprendizados. A mediação ficará por conta de Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.

“De um dia para o outro, professores e professoras perderam o contato diário com os seus estudantes e tiveram que aprender a manter o vínculo que tinham, agora de forma remota. Eles foram expostos a uma situação para a qual não foram treinados e nem receberam ferramentas adequadas, estão trabalhando muito mais e vivendo dias angustiantes. O projeto Apoio Emocional é fundamental para dar a esses profissionais um espaço de escuta nesse período cheio de incertezas”, enfatiza Pilar.

Atendimentos em andamento

Paralelamente aos webinários, os encontros entre psicólogos e professores continuam sendo agendados individualmente e em pequenos grupos de educadores ou rodas com os estudantes. Profissionais de saúde mental interessados em ajudar têm até 15 de outubro para realizar a inscrição como voluntários (acesse aqui para mais informações).

Em três meses de projeto, foram realizados mais de mil atendimentos, 200 deles individualmente e o restante em rodas de conversa com os alunos ou em formação coletiva de professores.

Anote:

Webinários Apoio Emocional

Datas: 13 e 15 de outubro

Horário: 17h

Facebook: https://www.facebook.com/queronaescolaapp

Youtube: https://www.youtube.com/queronaescolatube

 

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias