Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

6 de outubro de 2020 Ouvir o texto

Para marcar o mês em que se celebra o Dia dos Professores em um ano cujas escolas foram fechadas e os educadores tiveram que se desdobrar para manter contato com os estudantes de forma remota, o Quero na Escola, em parceria com a Fundação SM, vai promover dois webinários para falar das angústias dos educadores durante a pandemia.

A iniciativa faz parte do projeto Apoio Emocional, que desde julho conecta profissionais voluntários de saúde emocional a educadores para atendimentos online. Serão dois encontros, nos dias 13 e 15 de outubro, às 17h, com professoras acolhidas pelo projeto e profissionais de saúde mental que fizeram as escutas e conheceram as aflições dos educadores neste período de isolamento.  A transmissão será feita nos perfis do Facebook e do Youtube do Quero na Escola.

O primeiro evento será no dia 13 de outubro (terça-feira) com o tema “Como lidar com controle e descontrole?”, um dos principais desafios vividos pelos educadores nesses tempos de isolamento social. Participarão desse encontro, a professora Gabriela Maria dos Santos, que dá aulas em duas escolas públicas infantis de São Paulo, e a psicóloga Lia Gonsales. A mediação será da diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

No segundo encontro, no dia 15 de outubro (quinta-feira), a psicóloga Raíssa Viviani e a professora de Filosofia e Projeto de Vida de Araçatuba Marcia Seraphim falarão sobre os desafios para manter o vínculo com os alunos e darão dicas de suas vivências e aprendizados. A mediação ficará por conta de Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.

“De um dia para o outro, professores e professoras perderam o contato diário com os seus estudantes e tiveram que aprender a manter o vínculo que tinham, agora de forma remota. Eles foram expostos a uma situação para a qual não foram treinados e nem receberam ferramentas adequadas, estão trabalhando muito mais e vivendo dias angustiantes. O projeto Apoio Emocional é fundamental para dar a esses profissionais um espaço de escuta nesse período cheio de incertezas”, enfatiza Pilar.

Atendimentos em andamento

Paralelamente aos webinários, os encontros entre psicólogos e professores continuam sendo agendados individualmente e em pequenos grupos de educadores ou rodas com os estudantes. Profissionais de saúde mental interessados em ajudar têm até 15 de outubro para realizar a inscrição como voluntários (acesse aqui para mais informações).

Em três meses de projeto, foram realizados mais de mil atendimentos, 200 deles individualmente e o restante em rodas de conversa com os alunos ou em formação coletiva de professores.

Anote:

Webinários Apoio Emocional

Datas: 13 e 15 de outubro

Facebook: https://www.facebook.com/queronaescolaapp

Youtube: https://www.youtube.com/queronaescolatube

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.