Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

6 de outubro de 2020 Ouvir o texto

Para marcar o mês em que se celebra o Dia dos Professores em um ano cujas escolas foram fechadas e os educadores tiveram que se desdobrar para manter contato com os estudantes de forma remota, o Quero na Escola, em parceria com a Fundação SM, vai promover dois webinários para falar das angústias dos educadores durante a pandemia.

A iniciativa faz parte do projeto Apoio Emocional, que desde julho conecta profissionais voluntários de saúde emocional a educadores para atendimentos online. Serão dois encontros, nos dias 13 e 15 de outubro, às 17h, com professoras acolhidas pelo projeto e profissionais de saúde mental que fizeram as escutas e conheceram as aflições dos educadores neste período de isolamento.  A transmissão será feita nos perfis do Facebook e do Youtube do Quero na Escola.

O primeiro evento será no dia 13 de outubro (terça-feira) com o tema “Como lidar com controle e descontrole?”, um dos principais desafios vividos pelos educadores nesses tempos de isolamento social. Participarão desse encontro, a professora Gabriela Maria dos Santos, que dá aulas em duas escolas públicas infantis de São Paulo, e a psicóloga Lia Gonsales. A mediação será da diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

No segundo encontro, no dia 15 de outubro (quinta-feira), a psicóloga Raíssa Viviani e a professora de Filosofia e Projeto de Vida de Araçatuba Marcia Seraphim falarão sobre os desafios para manter o vínculo com os alunos e darão dicas de suas vivências e aprendizados. A mediação ficará por conta de Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.

“De um dia para o outro, professores e professoras perderam o contato diário com os seus estudantes e tiveram que aprender a manter o vínculo que tinham, agora de forma remota. Eles foram expostos a uma situação para a qual não foram treinados e nem receberam ferramentas adequadas, estão trabalhando muito mais e vivendo dias angustiantes. O projeto Apoio Emocional é fundamental para dar a esses profissionais um espaço de escuta nesse período cheio de incertezas”, enfatiza Pilar.

Atendimentos em andamento

Paralelamente aos webinários, os encontros entre psicólogos e professores continuam sendo agendados individualmente e em pequenos grupos de educadores ou rodas com os estudantes. Profissionais de saúde mental interessados em ajudar têm até 15 de outubro para realizar a inscrição como voluntários (acesse aqui para mais informações).

Em três meses de projeto, foram realizados mais de mil atendimentos, 200 deles individualmente e o restante em rodas de conversa com os alunos ou em formação coletiva de professores.

Anote:

Webinários Apoio Emocional

Datas: 13 e 15 de outubro

Facebook: https://www.facebook.com/queronaescolaapp

Youtube: https://www.youtube.com/queronaescolatube

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.