Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

6 de outubro de 2020 Ouvir o texto

Para marcar o mês em que se celebra o Dia dos Professores em um ano cujas escolas foram fechadas e os educadores tiveram que se desdobrar para manter contato com os estudantes de forma remota, o Quero na Escola, em parceria com a Fundação SM, vai promover dois webinários para falar das angústias dos educadores durante a pandemia.

A iniciativa faz parte do projeto Apoio Emocional, que desde julho conecta profissionais voluntários de saúde emocional a educadores para atendimentos online. Serão dois encontros, nos dias 13 e 15 de outubro, às 17h, com professoras acolhidas pelo projeto e profissionais de saúde mental que fizeram as escutas e conheceram as aflições dos educadores neste período de isolamento.  A transmissão será feita nos perfis do Facebook e do Youtube do Quero na Escola.

O primeiro evento será no dia 13 de outubro (terça-feira) com o tema “Como lidar com controle e descontrole?”, um dos principais desafios vividos pelos educadores nesses tempos de isolamento social. Participarão desse encontro, a professora Gabriela Maria dos Santos, que dá aulas em duas escolas públicas infantis de São Paulo, e a psicóloga Lia Gonsales. A mediação será da diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

No segundo encontro, no dia 15 de outubro (quinta-feira), a psicóloga Raíssa Viviani e a professora de Filosofia e Projeto de Vida de Araçatuba Marcia Seraphim falarão sobre os desafios para manter o vínculo com os alunos e darão dicas de suas vivências e aprendizados. A mediação ficará por conta de Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.

“De um dia para o outro, professores e professoras perderam o contato diário com os seus estudantes e tiveram que aprender a manter o vínculo que tinham, agora de forma remota. Eles foram expostos a uma situação para a qual não foram treinados e nem receberam ferramentas adequadas, estão trabalhando muito mais e vivendo dias angustiantes. O projeto Apoio Emocional é fundamental para dar a esses profissionais um espaço de escuta nesse período cheio de incertezas”, enfatiza Pilar.

Atendimentos em andamento

Paralelamente aos webinários, os encontros entre psicólogos e professores continuam sendo agendados individualmente e em pequenos grupos de educadores ou rodas com os estudantes. Profissionais de saúde mental interessados em ajudar têm até 15 de outubro para realizar a inscrição como voluntários (acesse aqui para mais informações).

Em três meses de projeto, foram realizados mais de mil atendimentos, 200 deles individualmente e o restante em rodas de conversa com os alunos ou em formação coletiva de professores.

Anote:

Webinários Apoio Emocional

Datas: 13 e 15 de outubro

Facebook: https://www.facebook.com/queronaescolaapp

Youtube: https://www.youtube.com/queronaescolatube

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia