Voltar

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

28 de julho de 2022 Ouvir o texto

A Fundação SM concluiu a primeira edição do projeto Aula Go desenvolvendo uma proposta de intervenção em uma pequena escola de educação infantil em León, na Espanha.  O Aula Go é um programa colaborativo que busca transformar o mundo por meio do aprendizado e da ação. No processo seletivo, se inscreveram 140 jovens, dos quais 18 foram selecionados, todos com idade entre 18 e 25 anos e residentes em países onde a Fundação SM está presente (Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana). Eles são estudantes universitários ou recém-formados de áreas ligadas à educação (pedagogia, educação social, etc).

O desafio que os jovens receberam no Aula Go foi transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Envolver toda a comunidade ao seu redor e fazer com que a escola atue como um sistema relacional que, pautada pela ética do cuidado, trabalha os saberes e as competências socioemocionais com o objetivo de formar cidadãos globais.

“O principal objetivo da Fundação SM é que nenhuma criança fique para atrás em seu desenvolvimento educacional, pessoal e humano, por isso nos empenhamos para colocar em prática programas como o Aula Go, que incentiva docentes do presente e do futuro a promoverem práticas educacionais relevantes”, afirma Mayte Ortiz, diretora da Fundação SM.

“Ser um dos 18 jovens da equipe Aula Go reforçou a confiança no quanto podemos contribuir para uma sociedade justa e uma educação inclusiva a partir de nossa diversidade e capacidades humanas”, Mailson Cruz de Aguiar, 25 anos, é educador social e educador ambiental.

Este projeto quer conectar educadores de diferentes países para que, juntos, criem, um ambiente de aprendizagem inovador que permita às gerações futuras crescerem com mais consciência sobre a importância de uma cidadania crítica, transformadora e global.

A experiência

Durante todo o projeto, os participantes receberam formações e trabalharam em equipe na construção desse projeto de intervenção, com a missão de melhorar a inclusão e reduzir a evasão escolar do Hogar de la Esperanza. O trabalho final foi apresentado no formato de tese, com justificativa, considerações, objetivo, estratégia, conclusões e plano de aplicação para outras instituições. Eles tiveram que indicar ações concretas de mudanças, prever possíveis custos e, inclusive, indicar vias de financiamento para a escola viabilizar as mudanças propostas.

Em maio, a turma do Aula Go se reuniu em Toledo, na Espanha, para uma semana intensa de formações, visita técnica à escola e apresentação do projeto para os gestores da escola.

O trabalho foi desenhado levando em consideração as especificidades da escola de León, porém possui uma estrutura que pode ser adaptada e replicada em outras instituições de ensino. “Nosso projeto se aplica a muitos outros contextos escolares e tenho certeza que seremos sementes de transformação da educação em nossos países de origem”, afirma Aline Oliveira, 25 anos, educadora de São Paulo que foi uma das participantes do Aula Go.

“Para mim, foi uma experiência muito importante poder estar em contato com todos aqueles jovens incríveis e compartilhar nossas experiências com a educação para formamos um grande projeto”, conta Felícia Canella Guerra, 19 anos, estudante de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia também:

Conheça os 18 jovens que participarão do projeto Aula GO

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.

Saiba mais

Joyce Miranda Leão vence a 18ª edição do Prêmio Barco a Vapor

Matéria 25/07/2022

O livro narra a história de uma jovem que passa a ser perseguida por uma sequência de números e recorre a diferentes profissionais para ajudá-la a lidar com o problema.

Saiba mais

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Saiba mais

Ver mais notícias