Voltar

Conheça os 18 jovens que participarão do projeto Aula GO

23 de novembro de 2021 Ouvir o texto

Aula GO é um programa colaborativo que oferece a estudantes e recém-formados ibero-americanos de áreas ligadas à educação a oportunidade de desenvolver uma proposta de transformação em um centro de educação infantil em León, na Espanha, para melhorar a inclusão.

 Após receber centenas de candidaturas, o júri teve a difícil tarefa de selecionar os 18 jovens ibero-americanos que participarão do projeto Aula GO, da Fundação SM, um desafio no qual os jovens são os protagonistas para promover uma mudança na educação e nos ambientes educacionais. O grupo é formado por quatro brasileiros, dois jovens do Chile, um da Colômbia, dois do Equador, dois da Espanha, três do México, dois jovens do Peru, um de Porto Rico e uma jovem da República Dominicana.

A primeira etapa da formação será de maneira remota, com conteúdos gravados previamente para que os participantes assistam durante os meses de novembro e dezembro de 2021. A aula de abertura ocorreu nesta segunda, dia 22/11, e contou com a participação da diretora global da Fundação SM, Mayte Ortiz, e Augusto Ibáñez, diretor de Projetos Educacionais Especiais do Grupo SM, que apresentaram o projeto e alguns dos parceiros que acompanharão os jovens nessa jornada.

“É uma enorme alegria estar diante de pessoas tão jovens e já tão comprometidas com a educação em seus países. O objetivo dessa iniciativa é juntar esforços e compartilhar conhecimentos para, juntos, transformarmos a educação”, afirmou Mayte.

O projeto

Após a formação remota entre novembro e dezembro, o grupo de jovens dará início ao desenvolvimento do projeto de intervenção no Centro de Educação Infantil “Hogar de la Esperanza”, em León, na Espanha, para promover mais inclusão.

Em fevereiro de 2022, os 18 jovens se reunirão na Espanha, onde vão participar de workshops e treinamentos presenciais na cidade de Toledo. Eles também visitarão as instalações do “Hogar de la Esparanza”, escola para a qual vão propor intervenções.

Em março de 2022, o projeto elaborado por esse grupo será apresentado à comunidade educacional internacional durante o Seminário Ibero-Americano de Educação Integral, SIEI (México, 2022).

Conheça os brasileiros que farão parte do Aula GO

Entre os 18 jovens selecionados para participar do Aula GO, quatro são brasileiros. São elas e ele:

Aline Oliveira, tem 25 anos, é educadora e mora em São Paulo (SP). Reconhece a importância e o impacto de projetos sociais em sua vida. Sua principal motivação é transformar a vida de outros jovens por meio da educação.

Felícia Canella Guerra, tem 19 anos, é estudante de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mora em Nova Friburgo (RJ). Tem interesse em trabalhar como educadora, pois acredita que a educação é a principal forma de mudar situações que estão acontecendo no mundo.

Mailson Cruz de Aguiar, tem 25 anos, é educador social e educador ambiental, mora em Canaã dos Carajás (PA). Gosta muito de estar engajado com crianças e adolescentes em projetos da sua cidade.

Vivian de Almeida Santos, tem 23 anos, é estudante de Ciências Sociais na UFRJ, e mora no Rio de Janeiro (RJ). Atualmente está trabalhando num estudo sobre o impacto da pandemia nas favelas, com o intuito de apoiar a criação de políticas públicas e projetos educacionais.

Parceiros

Conheça as instituições com as quais a Fundação SM vai somar esforços para concretizar a realização do Aula Go.

Fundação Secretariado Ciganos: Mónica Chamorro e Mar del Fresno, são as responsáveis pela organização, vão apresentar o Centro de Educação Infantil Hogar de la Esperanza, em León, na Espanha.

Fundação LLYC: A prestigiada agência de comunicação LLYC realizará o quinto dia da formação com o tema “Apresento e comunico”, no qual partilharão as chaves necessárias para apresentar e comunicar qualquer trabalho, projeto ou ideia.

A professora Amparo Ginferrer ministrará um workshop sobre coaching e liderança para ensinar como gerenciar um projeto colaborativo.

O professor, teólogo, escritor e editor José Laguna Matute ministrará a sessão “A ética do cuidado como paradigma educacional”.

Além disso, o Aula Go conta também com o apoio da The Navigator Company, empresa líder europeia de papel e celulose.

O Aula GO é um programa colaborativo da Fundação SM destinado a jovens ibero-americanos que atuam com educação e querem transformar o mundo por meio do aprendizado e da ação. Este projeto quer conectar educadores de diferentes países para que, juntos, criem, um ambiente de aprendizagem inovador que permita às gerações futuras crescerem com mais consciência sobre a importância de uma cidadania crítica, transformadora e global.

Todos os detalhes do programa podem ser consultados no site: https://aulago.fundacion-sm.org.

Conheça os 18 jovens selecionados para o Aula GO

Fundação SM doa 2,1 mil livros para Leve História

Matéria 18/11/2021

O Leve História é uma iniciativa de voluntariado que promove encontros em torno da literatura, fazendo a ponte para que famílias com um acervo literário doem livros para famílias com acesso mais restrito. A Fundação SM aderiu ao movimento e, em conjunto com os colaboradores da SM Educação, arrecadou livros que serão distribuídos para crianças de escolas públicas da cidade de São Paulo.

Saiba mais

Roteiro compartilhado para educar para a cidadania global

Matéria 10/11/2021

O objetivo do programa “Conversas sobre educação para uma cidadania global significativa” foi – ao longo de 12 encontros – criar, conjuntamente, com especialistas e professores um conceito que define a educação para Cidadania Global como vetor de transformação da escola.

Saiba mais

A educação não-formal e suas contribuições para a cidadania global

Matéria 04/11/2021

A educação não-formal tem se tornado um importante complemento da educação formal e institucionalizada, sendo um processo educacional voluntário, com uma clara intenção de aprendizado muito mais flexível e adaptável.

Saiba mais

Fundação SM apresenta o Aula Go

Matéria 14/10/2021

18 jovens de países ibero-americanos formarão uma equipe que elaborará uma proposta de transformação para uma escola

Saiba mais

Pesquisa revela pluralidades da juventude brasileira

Matéria 08/10/2021

Estudo entrevistou 1.740 jovens, de 15 a 29 anos, em todas as regiões do país. As conclusões revelam que embora tenham mais escolaridade que seus pais, os jovens temem não ter trabalho no futuro, são preocupados com o meio ambiente e desejam uma sociedade multicultural.

Saiba mais

Ver mais notícias