Fundação SM apresenta o Aula Go

14 de outubro de 2021 Ouvir o texto

Aula GO é um projeto da Fundação SM que tem como objetivo promover iniciativas para melhorar o mundo por meio do aprendizado e da ação. O Aula GO é um desafio no qual 18 jovens de 10 países ibero-americanos serão os protagonistas de um projeto que vai promover mudanças na educação e nos ambientes educacionais, e terá uma etapa prática em uma escola de educação infantil na Espanha. Podem se inscrever jovens de 18 a 25 anos cursando áreas ligadas à educação ou recém-formados que atuem em sala de aula. O prazo de inscrição foi prorrogado até 27 de outubro. Toda a formação e interações serão em espanhol.

Ao propor uma mudança promovida pelos jovens, um dos objetivos de Aula GO é possibilitar às gerações futuras que cresçam como cidadãos críticos, transformadores e orientados para a ação. O projeto oferece a oportunidade de transformar a escola por meio da criação de ambientes de aprendizagem inovadores adaptados aos desafios da cidadania global.

Requisitos para participar

• Ter entre 18 e 25 anos.
  • Morar em um dos seguintes países ibero-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana.
  • Estar estudando ou ser formado em áreas ligadas à educação (pedagogia, licenciaturas, educação social).

A experiência

1. Durante a experiência, os protagonistas receberão um treinamento on-line sobre competências globais e específicas dado por grandes profissionais do setor.
  2. Após o término do treinamento, a equipe começará a desenvolver o projeto, que deverá ser elaborado como um único documento. Ao longo desta etapa, os 18 jovens serão acompanhados por um orientador que os guiará e acompanhará na concepção do projeto.
  3. Os participantes viajarão à Espanha para visitar a escola.
  4. Por último, o projeto será apresentado para a comunidade escolar internacional durante o Seminário Ibero-Americano de Educação Integral, SIEI (México 2022), cujo formato ainda não está definido.

Como se inscrever

Os candidatos interessados em fazer parte do Aula GO deverão gravar um vídeo de no máximo um minuto respondendo às seguintes perguntas:

• Compromisso: Qual é sua motivação para se apresentar para participar neste projeto?
  • Contribuição: Em que aspectos você acha que pode contribuir ou acrescentar para o projeto?
  • Interesse comunitário: Que impacto social você espera obter com sua colaboração?

Compartilhar o link para o vídeo na ficha de inscrição.

A escola

A intervenção elaborada pelos jovens será realizada no Centro de Educação Infantil “Hogar de la Esperanza”, em León, na Espanha, onde atualmente a Fundação Secretariado Ciganos desenvolve projetos sociais.

Prazos

Inscrição: de 8 a 27 de outubro de 2021

Seleção: de 28 de outubro a 9 de novembro de 2021

Treinamento on-line: de 15 de novembro a 31 de dezembro de 2021 (*) (**)

Desenvolvimento do projeto: janeiro de 2022 (durante todo o mês)

Viagem à Espanha: segunda semana de fevereiro de 2022

Apresentação: 16, 17 e 18 de março de 2022

Site de inscrição: https://aulago.fundacion-sm.org/

Faça download do regulamento: Regulamento Aula GO

* Nove horas de formação on-line, podendo conectar-se a qualquer momento.

** Todas as formações e interações serão em espanhol.

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Parceria entre Fundação SM e Itaú Social doa mais de 15,2 mil livros para Pontos Myra

Matéria 26/08/2022

Aproximadamente 2,5 mil crianças e jovens receberam kits com livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.