Fundação SM apresenta o Aula Go

14 de outubro de 2021 Ouvir o texto

Aula GO é um projeto da Fundação SM que tem como objetivo promover iniciativas para melhorar o mundo por meio do aprendizado e da ação. O Aula GO é um desafio no qual 18 jovens de 10 países ibero-americanos serão os protagonistas de um projeto que vai promover mudanças na educação e nos ambientes educacionais, e terá uma etapa prática em uma escola de educação infantil na Espanha. Podem se inscrever jovens de 18 a 25 anos cursando áreas ligadas à educação ou recém-formados que atuem em sala de aula. O prazo de inscrição foi prorrogado até 27 de outubro. Toda a formação e interações serão em espanhol.

Ao propor uma mudança promovida pelos jovens, um dos objetivos de Aula GO é possibilitar às gerações futuras que cresçam como cidadãos críticos, transformadores e orientados para a ação. O projeto oferece a oportunidade de transformar a escola por meio da criação de ambientes de aprendizagem inovadores adaptados aos desafios da cidadania global.

Requisitos para participar

• Ter entre 18 e 25 anos.
  • Morar em um dos seguintes países ibero-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana.
  • Estar estudando ou ser formado em áreas ligadas à educação (pedagogia, licenciaturas, educação social).

A experiência

1. Durante a experiência, os protagonistas receberão um treinamento on-line sobre competências globais e específicas dado por grandes profissionais do setor.
  2. Após o término do treinamento, a equipe começará a desenvolver o projeto, que deverá ser elaborado como um único documento. Ao longo desta etapa, os 18 jovens serão acompanhados por um orientador que os guiará e acompanhará na concepção do projeto.
  3. Os participantes viajarão à Espanha para visitar a escola.
  4. Por último, o projeto será apresentado para a comunidade escolar internacional durante o Seminário Ibero-Americano de Educação Integral, SIEI (México 2022), cujo formato ainda não está definido.

Como se inscrever

Os candidatos interessados em fazer parte do Aula GO deverão gravar um vídeo de no máximo um minuto respondendo às seguintes perguntas:

• Compromisso: Qual é sua motivação para se apresentar para participar neste projeto?
  • Contribuição: Em que aspectos você acha que pode contribuir ou acrescentar para o projeto?
  • Interesse comunitário: Que impacto social você espera obter com sua colaboração?

Compartilhar o link para o vídeo na ficha de inscrição.

A escola

A intervenção elaborada pelos jovens será realizada no Centro de Educação Infantil “Hogar de la Esperanza”, em León, na Espanha, onde atualmente a Fundação Secretariado Ciganos desenvolve projetos sociais.

Prazos

Inscrição: de 8 a 27 de outubro de 2021

Seleção: de 28 de outubro a 9 de novembro de 2021

Treinamento on-line: de 15 de novembro a 31 de dezembro de 2021 (*) (**)

Desenvolvimento do projeto: janeiro de 2022 (durante todo o mês)

Viagem à Espanha: segunda semana de fevereiro de 2022

Apresentação: 16, 17 e 18 de março de 2022

Site de inscrição: https://aulago.fundacion-sm.org/

Faça download do regulamento: Regulamento Aula GO

* Nove horas de formação on-line, podendo conectar-se a qualquer momento.

** Todas as formações e interações serão em espanhol.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.