Fundação SM apresenta o Aula Go

14 de outubro de 2021 Ouvir o texto

Aula GO é um projeto da Fundação SM que tem como objetivo promover iniciativas para melhorar o mundo por meio do aprendizado e da ação. O Aula GO é um desafio no qual 18 jovens de 10 países ibero-americanos serão os protagonistas de um projeto que vai promover mudanças na educação e nos ambientes educacionais, e terá uma etapa prática em uma escola de educação infantil na Espanha. Podem se inscrever jovens de 18 a 25 anos cursando áreas ligadas à educação ou recém-formados que atuem em sala de aula. O prazo de inscrição é até 21 de outubro. Toda a formação e interações serão em espanhol.

Ao propor uma mudança promovida pelos jovens, um dos objetivos de Aula GO é possibilitar às gerações futuras que cresçam como cidadãos críticos, transformadores e orientados para a ação. O projeto oferece a oportunidade de transformar a escola por meio da criação de ambientes de aprendizagem inovadores adaptados aos desafios da cidadania global.

Requisitos para participar

• Ter entre 18 e 25 anos.
  • Morar em um dos seguintes países ibero-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana.
  • Estar estudando ou ser formado em áreas ligadas à educação (pedagogia, licenciaturas, educação social).

A experiência

1. Durante a experiência, os protagonistas receberão um treinamento on-line sobre competências globais e específicas dado por grandes profissionais do setor.
  2. Após o término do treinamento, a equipe começará a desenvolver o projeto, que deverá ser elaborado como um único documento. Ao longo desta etapa, os 18 jovens serão acompanhados por um orientador que os guiará e acompanhará na concepção do projeto.
  3. Os participantes viajarão à Espanha para visitar a escola.
  4. Por último, o projeto será apresentado para a comunidade escolar internacional durante o Seminário Ibero-Americano de Educação Integral, SIEI (México 2022), cujo formato ainda não está definido.

Como se inscrever

Os candidatos interessados em fazer parte do Aula GO deverão gravar um vídeo de no máximo um minuto respondendo às seguintes perguntas:

• Compromisso: Qual é sua motivação para se apresentar para participar neste projeto?
  • Contribuição: Em que aspectos você acha que pode contribuir ou acrescentar para o projeto?
  • Interesse comunitário: Que impacto social você espera obter com sua colaboração?

Compartilhar o link para o vídeo na ficha de inscrição.

A escola

A intervenção elaborada pelos jovens será realizada no Centro de Educação Infantil “Hogar de la Esperanza”, em León, na Espanha, onde atualmente a Fundação Secretariado Ciganos desenvolve projetos sociais.

Prazos

Inscrição: de 8 a 21 de outubro de 2021

Seleção: de 22 a 29 de outubro de 2021

Treinamento on-line: de 1º de novembro a 31 de dezembro de 2021 (*) (**)

Desenvolvimento do projeto: janeiro de 2022 (durante todo o mês)

Viagem à Espanha: segunda semana de fevereiro de 2022

Apresentação: 16, 17 e 18 de março de 2022

Site de inscrição: https://aulago.fundacion-sm.org/

Faça download do regulamento: Regulamento Aula GO

* Nove horas de formação on-line, podendo conectar-se a qualquer momento.

** Todas as formações e interações serão em espanhol.

Pesquisa revela pluralidades da juventude brasileira

Matéria 08/10/2021

Estudo entrevistou 1.740 jovens, de 15 a 29 anos, em todas as regiões do país. As conclusões revelam que embora tenham mais escolaridade que seus pais, os jovens temem não ter trabalho no futuro, são preocupados com o meio ambiente e desejam uma sociedade multicultural.

Fundação SM lança Pesquisa Juventudes no Brasil

Matéria 28/09/2021

Estudo analisa as percepções dos jovens sobre, entre outros temas, participação sociopolítica, valores, autopercepção, perspectivas de futuro sobre estudo e trabalho, lazer, religiosidade e migrações. O lançamento será dia 8/10, às 16h.

María José Ferrada vence XVII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2021

Para o júri, a escritora chilena demonstra um grande respeito pelas crianças e um profundo conhecimento dos segredos da relação entre o mundo infantil e a poesia.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.