Voltar

Projeto promove apoio emocional para educadores

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

Durante a pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas como medida para conter a disseminação do coronavírus, os educadores foram diretamente impactados, pois tiveram que adaptar a forma de trabalhar para o modelo online sem qualquer formação prévia e tendo que conciliar com as demais demandas geradas pelo isolamento social.

Além de lidar com as próprias angústias neste momento de indefinições, o educador também conhece as vulnerabilidades e angústias de seus estudantes. Para ajuda-los nessa questão, o Quero na Escola e a Fundação SM lançaram o projeto Apoio Emocional, que reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional para lidar com as suas aflições.

O principal objetivo dessa iniciativa é reconhecer o esforço das professoras e professores e valorizar a saúde emocional como necessidade para a educação no contexto da pandemia.

“Eu tinha aluna pra ganhar bebê, outra que passa necessidade e nem temos os contatos deles”, comenta uma professora. “Tenho aluno com ansiedades cada vez maiores, que me mandam mensagens até de madrugada e não sei como lidar”, coloca outro educador do grupo ouvido pela Quero na Escola.

A diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, enfatiza que a pandemia provocou uma grande ruptura em toda lógica de funcionamento do sistema escolar. “Crianças, adolescentes, jovens, suas famílias, mas principalmente os educadores, sofreram uma imensa transformação em suas rotinas, hábitos e maneiras de trabalhar. Muitos educadores têm reclamado de angústia, cansaço, solidão. Toda a comunidade escolar anda precisando de apoio e escuta”.

Os educadores que desejam pedir uma escuta para si podem se inscrever pelo site do Apoio Emocional. Além de consulta/ escuta, o educador também pode solicitar uma roda online com os alunos, uma aula sobre como abordar o tema ou o que acharem que precisam.

“Os professores não ganharam matéria em jornal e nem aplausos porque não são considerados “linha de frente” como profissionais da saúde, mas são a retaguarda fundamental e precisam de apoio”, comenta Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Saiba mais

Último encontro do 6º SIEI debate caminhos possíveis para a volta às aulas

Matéria 21/07/2020

Antes da volta às aulas presenciais, é necessário elaborar protocolos a partir de um trabalho coletivo entre profissionais da saúde, toda comunidade escolar e gestores públicos.

Saiba mais

Confira os destaques da edição online do CILELIJ

Matéria 21/07/2020

O 6º CILELIJ que chegou às nossas casas de uma maneira inédita: totalmente online e gratuito, com uma programação especial dividida em três temas: “Narrativas e Leitores”, “Outras Narrações” e “Ilustração e Poesia”.

Saiba mais

Segundo encontro do SIEI acolhe angústias de professores

Matéria 08/07/2020

O encontro teve como tema "A docência em tempos de pandemia" e abriu espaço para que professores compartilhassem de que maneira estão acolhendo os estudantes e as suas famílias desde que a escolas foram fechadas.

Saiba mais

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

Ver mais notícias