Projeto promove apoio emocional para educadores

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

Durante a pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas como medida para conter a disseminação do coronavírus, os educadores foram diretamente impactados, pois tiveram que adaptar a forma de trabalhar para o modelo online sem qualquer formação prévia e tendo que conciliar com as demais demandas geradas pelo isolamento social.

Além de lidar com as próprias angústias neste momento de indefinições, o educador também conhece as vulnerabilidades e angústias de seus estudantes. Para ajuda-los nessa questão, o Quero na Escola e a Fundação SM lançaram o projeto Apoio Emocional, que reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional para lidar com as suas aflições.

O principal objetivo dessa iniciativa é reconhecer o esforço das professoras e professores e valorizar a saúde emocional como necessidade para a educação no contexto da pandemia.

“Eu tinha aluna pra ganhar bebê, outra que passa necessidade e nem temos os contatos deles”, comenta uma professora. “Tenho aluno com ansiedades cada vez maiores, que me mandam mensagens até de madrugada e não sei como lidar”, coloca outro educador do grupo ouvido pela Quero na Escola.

A diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, enfatiza que a pandemia provocou uma grande ruptura em toda lógica de funcionamento do sistema escolar. “Crianças, adolescentes, jovens, suas famílias, mas principalmente os educadores, sofreram uma imensa transformação em suas rotinas, hábitos e maneiras de trabalhar. Muitos educadores têm reclamado de angústia, cansaço, solidão. Toda a comunidade escolar anda precisando de apoio e escuta”.

Os educadores que desejam pedir uma escuta para si podem se inscrever pelo site do Apoio Emocional. Além de consulta/ escuta, o educador também pode solicitar uma roda online com os alunos, uma aula sobre como abordar o tema ou o que acharem que precisam.

Já psicólogos e psicoterapeutas que desejam colaborar tornando-se voluntários também podem fazê-lo pelo site do projeto.

“Os professores não ganharam matéria em jornal e nem aplausos porque não são considerados “linha de frente” como profissionais da saúde, mas são a retaguarda fundamental e precisam de apoio”, comenta Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.

Mais informações: https://queronaescola.com.br/apoioemocional/

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.