Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

25 de junho de 2019 Ouvir o texto

A décima edição do Catálogo Ibero-América Ilustra, iniciativa da Fundação SM e da FIL Guadalajara,  será celebrada com a exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana, realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, sob a curadoria do premiado ilustrador brasileiro, Fernando Vilela.

“Essas narrativas sem palavras – às vezes oníricas, enigmáticas, irônicas ou reflexivas – apontam caminhos experimentais, mostrando que a potência da ilustração ibero-americana faz com que ela seja uma importante vertente do território da arte contemporânea”, afirma Vilela. O curador selecionou, entre as nove edições do Catálogo, 40 obras de 12 ilustradores provenientes de 9 países, ressaltando que, apesar do ecletismo deste conjunto, os trabalhos estabelecem diálogos entre si sob o conceito da “invenção gráfica”.“As ilustrações dessa mostra escapam de uma representação de viés naturalista, assumindo a superfície plana bidimensional, utilizando sobreposições, justaposições, mesclando as linguagens da colagem, da gravura, da pintura, do desenho e do uso de técnicas digitais”,completa.

Fazem parte da mostra os artistas: Ixchel Estrada, México (2011); Joan Negrescolor, Espanha (2013); María Luque, Argentina (2013); Roger Ycaza, Equador (2014); Manuel Marsol, Espanha (2014); Marta Madureira, Portugal (2015); Laerte Silvino, Brasil (2015); Amanda Mijangos, México (2016); Matías Acosta, Uruguai (2017); Catalina Carvajal, Colômbia (2018); Sol Undurraga, Chile (2018); e Juan Bernabeu, Espanha (2018).

Sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra

O Catálogo Ibero-América Ilustra teve início no México e hoje percorre a Ibero-América, reunindo os mais conceituados ilustradores e jovens talentos da região. A publicação do Catálogo contribui para o desenvolvimento e visibilidade dos ilustradores ibero-americanos de livros para crianças e jovens, além de servir como um referencial e fonte de consulta para profissionais do meio editorial.

Como parte do cronograma da premiação, no dia 18 de julho serão anunciados, no Instituto Tomie Ohtake, os selecionados do Catálogo Ibero-América Ilustra 2019 Na mesma data será realizada a mesa-redonda A ilustração ibero-americana, com participação de Fernando Vilela e de ilustradores convidados.

Exposição: Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 03 a 28 de julho – de terça a domingo das 11h às 20h

Mesa-redonda: A ilustração ibero-americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 18 de julho, às 19h

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.