Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

25 de junho de 2019 Ouvir o texto

A décima edição do Catálogo Ibero-América Ilustra, iniciativa da Fundação SM e da FIL Guadalajara,  será celebrada com a exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana, realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, sob a curadoria do premiado ilustrador brasileiro, Fernando Vilela.

“Essas narrativas sem palavras – às vezes oníricas, enigmáticas, irônicas ou reflexivas – apontam caminhos experimentais, mostrando que a potência da ilustração ibero-americana faz com que ela seja uma importante vertente do território da arte contemporânea”, afirma Vilela. O curador selecionou, entre as nove edições do Catálogo, 40 obras de 12 ilustradores provenientes de 9 países, ressaltando que, apesar do ecletismo deste conjunto, os trabalhos estabelecem diálogos entre si sob o conceito da “invenção gráfica”.“As ilustrações dessa mostra escapam de uma representação de viés naturalista, assumindo a superfície plana bidimensional, utilizando sobreposições, justaposições, mesclando as linguagens da colagem, da gravura, da pintura, do desenho e do uso de técnicas digitais”,completa.

Fazem parte da mostra os artistas: Ixchel Estrada, México (2011); Joan Negrescolor, Espanha (2013); María Luque, Argentina (2013); Roger Ycaza, Equador (2014); Manuel Marsol, Espanha (2014); Marta Madureira, Portugal (2015); Laerte Silvino, Brasil (2015); Amanda Mijangos, México (2016); Matías Acosta, Uruguai (2017); Catalina Carvajal, Colômbia (2018); Sol Undurraga, Chile (2018); e Juan Bernabeu, Espanha (2018).

Sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra

O Catálogo Ibero-América Ilustra teve início no México e hoje percorre a Ibero-América, reunindo os mais conceituados ilustradores e jovens talentos da região. A publicação do Catálogo contribui para o desenvolvimento e visibilidade dos ilustradores ibero-americanos de livros para crianças e jovens, além de servir como um referencial e fonte de consulta para profissionais do meio editorial.

Como parte do cronograma da premiação, no dia 18 de julho serão anunciados, no Instituto Tomie Ohtake, os selecionados do Catálogo Ibero-América Ilustra 2019 Na mesma data será realizada a mesa-redonda A ilustração ibero-americana, com participação de Fernando Vilela e de ilustradores convidados.

Exposição: Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 03 a 28 de julho – de terça a domingo das 11h às 20h

Mesa-redonda: A ilustração ibero-americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 18 de julho, às 19h

Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Matéria 16/11/2020

A educação é a pedra angular desta nova era; uma educação que deve ser pensada pelos próprios educadores, que eduque para ser e para conhecer. Isso significa ensinar a pesquisar, ou seja, desenvolver a “capacidade de pensar o que ninguém pensou antes”.

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

Matéria 16/11/2020

Confira os temas de todos os webinários e veja os principais destaques dos encontros que já ocorreram.

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.