Voltar

Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

25 de junho de 2019 Ouvir o texto

A décima edição do Catálogo Ibero-América Ilustra, iniciativa da Fundação SM e da FIL Guadalajara,  será celebrada com a exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana, realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, sob a curadoria do premiado ilustrador brasileiro, Fernando Vilela.

“Essas narrativas sem palavras – às vezes oníricas, enigmáticas, irônicas ou reflexivas – apontam caminhos experimentais, mostrando que a potência da ilustração ibero-americana faz com que ela seja uma importante vertente do território da arte contemporânea”, afirma Vilela. O curador selecionou, entre as nove edições do Catálogo, 40 obras de 12 ilustradores provenientes de 9 países, ressaltando que, apesar do ecletismo deste conjunto, os trabalhos estabelecem diálogos entre si sob o conceito da “invenção gráfica”.“As ilustrações dessa mostra escapam de uma representação de viés naturalista, assumindo a superfície plana bidimensional, utilizando sobreposições, justaposições, mesclando as linguagens da colagem, da gravura, da pintura, do desenho e do uso de técnicas digitais”,completa.

Fazem parte da mostra os artistas: Ixchel Estrada, México (2011); Joan Negrescolor, Espanha (2013); María Luque, Argentina (2013); Roger Ycaza, Equador (2014); Manuel Marsol, Espanha (2014); Marta Madureira, Portugal (2015); Laerte Silvino, Brasil (2015); Amanda Mijangos, México (2016); Matías Acosta, Uruguai (2017); Catalina Carvajal, Colômbia (2018); Sol Undurraga, Chile (2018); e Juan Bernabeu, Espanha (2018).

Sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra                                                                                         

O Catálogo Ibero-América Ilustra teve início no México e hoje percorre a Ibero-América, reunindo os mais conceituados ilustradores e jovens talentos da região. A publicação do Catálogo contribui para o desenvolvimento e visibilidade dos ilustradores ibero-americanos de livros para crianças e jovens, além de servir como um referencial e fonte de consulta para profissionais do meio editorial.

Como parte do cronograma da premiação, no dia 18 de julho serão anunciados, no Instituto Tomie Ohtake, os selecionados do Catálogo Ibero-América Ilustra 2019 Na mesma data será realizada a mesa-redonda A ilustração ibero-americana, com participação de Fernando Vilela e de ilustradores convidados.

Exposição: Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 03 a 28 de julho – de terça a domingo das 11h às 20h

Entrada franca

Mesa-redonda: A ilustração ibero-americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 18 de julho, às 19h

Entrada franca

 

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias