Voltar

Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

25 de junho de 2019 Ouvir o texto

A décima edição do Catálogo Ibero-América Ilustra, iniciativa da Fundação SM e da FIL Guadalajara,  será celebrada com a exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana, realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, sob a curadoria do premiado ilustrador brasileiro, Fernando Vilela.

“Essas narrativas sem palavras – às vezes oníricas, enigmáticas, irônicas ou reflexivas – apontam caminhos experimentais, mostrando que a potência da ilustração ibero-americana faz com que ela seja uma importante vertente do território da arte contemporânea”, afirma Vilela. O curador selecionou, entre as nove edições do Catálogo, 40 obras de 12 ilustradores provenientes de 9 países, ressaltando que, apesar do ecletismo deste conjunto, os trabalhos estabelecem diálogos entre si sob o conceito da “invenção gráfica”.“As ilustrações dessa mostra escapam de uma representação de viés naturalista, assumindo a superfície plana bidimensional, utilizando sobreposições, justaposições, mesclando as linguagens da colagem, da gravura, da pintura, do desenho e do uso de técnicas digitais”,completa.

Fazem parte da mostra os artistas: Ixchel Estrada, México (2011); Joan Negrescolor, Espanha (2013); María Luque, Argentina (2013); Roger Ycaza, Equador (2014); Manuel Marsol, Espanha (2014); Marta Madureira, Portugal (2015); Laerte Silvino, Brasil (2015); Amanda Mijangos, México (2016); Matías Acosta, Uruguai (2017); Catalina Carvajal, Colômbia (2018); Sol Undurraga, Chile (2018); e Juan Bernabeu, Espanha (2018).

Sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra                                                                                         

O Catálogo Ibero-América Ilustra teve início no México e hoje percorre a Ibero-América, reunindo os mais conceituados ilustradores e jovens talentos da região. A publicação do Catálogo contribui para o desenvolvimento e visibilidade dos ilustradores ibero-americanos de livros para crianças e jovens, além de servir como um referencial e fonte de consulta para profissionais do meio editorial.

Como parte do cronograma da premiação, no dia 18 de julho serão anunciados, no Instituto Tomie Ohtake, os selecionados do Catálogo Ibero-América Ilustra 2019 Na mesma data será realizada a mesa-redonda A ilustração ibero-americana, com participação de Fernando Vilela e de ilustradores convidados.

Exposição: Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 03 a 28 de julho – de terça a domingo das 11h às 20h

Entrada franca

Mesa-redonda: A ilustração ibero-americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 18 de julho, às 19h

Entrada franca

 

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Saiba mais

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Saiba mais

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

Ver mais notícias