Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

25 de junho de 2019 Ouvir o texto

A décima edição do Catálogo Ibero-América Ilustra, iniciativa da Fundação SM e da FIL Guadalajara,  será celebrada com a exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana, realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, sob a curadoria do premiado ilustrador brasileiro, Fernando Vilela.

“Essas narrativas sem palavras – às vezes oníricas, enigmáticas, irônicas ou reflexivas – apontam caminhos experimentais, mostrando que a potência da ilustração ibero-americana faz com que ela seja uma importante vertente do território da arte contemporânea”, afirma Vilela. O curador selecionou, entre as nove edições do Catálogo, 40 obras de 12 ilustradores provenientes de 9 países, ressaltando que, apesar do ecletismo deste conjunto, os trabalhos estabelecem diálogos entre si sob o conceito da “invenção gráfica”.“As ilustrações dessa mostra escapam de uma representação de viés naturalista, assumindo a superfície plana bidimensional, utilizando sobreposições, justaposições, mesclando as linguagens da colagem, da gravura, da pintura, do desenho e do uso de técnicas digitais”,completa.

Fazem parte da mostra os artistas: Ixchel Estrada, México (2011); Joan Negrescolor, Espanha (2013); María Luque, Argentina (2013); Roger Ycaza, Equador (2014); Manuel Marsol, Espanha (2014); Marta Madureira, Portugal (2015); Laerte Silvino, Brasil (2015); Amanda Mijangos, México (2016); Matías Acosta, Uruguai (2017); Catalina Carvajal, Colômbia (2018); Sol Undurraga, Chile (2018); e Juan Bernabeu, Espanha (2018).

Sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra

O Catálogo Ibero-América Ilustra teve início no México e hoje percorre a Ibero-América, reunindo os mais conceituados ilustradores e jovens talentos da região. A publicação do Catálogo contribui para o desenvolvimento e visibilidade dos ilustradores ibero-americanos de livros para crianças e jovens, além de servir como um referencial e fonte de consulta para profissionais do meio editorial.

Como parte do cronograma da premiação, no dia 18 de julho serão anunciados, no Instituto Tomie Ohtake, os selecionados do Catálogo Ibero-América Ilustra 2019 Na mesma data será realizada a mesa-redonda A ilustração ibero-americana, com participação de Fernando Vilela e de ilustradores convidados.

Exposição: Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 03 a 28 de julho – de terça a domingo das 11h às 20h

Mesa-redonda: A ilustração ibero-americana

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quando: 18 de julho, às 19h

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.