Voltar

Fundação SM apresenta livro “Conversaciones sobre Ciudadanía Global”

3 de março de 2022 Ouvir o texto

A Fundação SM realizou, no dia 8 de março de 2022, às 15h (horário de Brasília) um webinário para apresentar o livro “Conversaciones sobre Ciudadanía Global”, em um evento online e gratuito.

A publicação é um trabalho coletivo que nasce após uma série de conversas abertas a partir das escolas e com as escolas, realizadas durante programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa, iniciativa da Fundação SM que promoveu, em 2021, doze workshops de reflexão para construção de uma educação mais global, com uma abordagem solidária e humanista baseada no respeito às pessoas e à natureza.

“Conversaciones sobre Ciudadanía Global” reúne uma análise complementada por uma série de reflexões de especialistas, além de casos práticos de implementação em sala de aula de alguns dos aspectos-chave para a cidadania global. A proposta do livro é oferecer uma troca de saberes diversifica, criativa e altamente participativa, com o objetivo de orientar uma renovação sistêmica, diferencial e sustentável da educação. 

 

Convidados:

Mayte Ortiz, diretora global da Fundação SM.

Augusto Ibáñez, diretor de Projetos Educacionais Especiais do Grupo SM.

Elisa Bonilla, especialista internacional em educação, membro do Comitê Executivo da Fundação SM.

Teresa Terrón, presidente da Sociedade Espanhola de Educação Comparada, professora e pesquisadora da Universidade Pablo de Olavide (Sevilha).

Mediação:

José María González, diretor de Programas da Fundação SM.

Para ler o livro (em espanhol), acesse este link.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Saiba mais

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.

Saiba mais

Joyce Miranda Leão vence a 18ª edição do Prêmio Barco a Vapor

Matéria 25/07/2022

O livro narra a história de uma jovem que passa a ser perseguida por uma sequência de números e recorre a diferentes profissionais para ajudá-la a lidar com o problema.

Saiba mais

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Ver mais notícias