Voltar

Fundação SM apresenta livro “Conversaciones sobre Ciudadanía Global”

3 de março de 2022 Ouvir o texto

A Fundação SM realizou, no dia 8 de março de 2022, às 15h (horário de Brasília) um webinário para apresentar o livro “Conversaciones sobre Ciudadanía Global”, em um evento online e gratuito.

A publicação é um trabalho coletivo que nasce após uma série de conversas abertas a partir das escolas e com as escolas, realizadas durante programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa, iniciativa da Fundação SM que promoveu, em 2021, doze workshops de reflexão para construção de uma educação mais global, com uma abordagem solidária e humanista baseada no respeito às pessoas e à natureza.

“Conversaciones sobre Ciudadanía Global” reúne uma análise complementada por uma série de reflexões de especialistas, além de casos práticos de implementação em sala de aula de alguns dos aspectos-chave para a cidadania global. A proposta do livro é oferecer uma troca de saberes diversifica, criativa e altamente participativa, com o objetivo de orientar uma renovação sistêmica, diferencial e sustentável da educação. 

 

Convidados:

Mayte Ortiz, diretora global da Fundação SM.

Augusto Ibáñez, diretor de Projetos Educacionais Especiais do Grupo SM.

Elisa Bonilla, especialista internacional em educação, membro do Comitê Executivo da Fundação SM.

Teresa Terrón, presidente da Sociedade Espanhola de Educação Comparada, professora e pesquisadora da Universidade Pablo de Olavide (Sevilha).

Mediação:

José María González, diretor de Programas da Fundação SM.

Para ler o livro (em espanhol), acesse este link.

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias