Voltar

Chegou o CILELIJ 2021

1 de julho de 2021 Ouvir o texto

  • Somos as histórias que contamos e lemos; as que acontecem conosco e as que nos contam;
  • Espaço virtual criado pela Fundação SM para refletir sobre cultura e literatura infantojuvenil nos países da Ibero-América.

De uma hora para outra, passamos a viver numa realidade que nunca imaginamos e na qual a cultura foi o nosso refúgio. Estivemos mais conectados do que nunca. Precisamos ler para ter uma conexão com nós mesmos. Crianças e jovens precisam se abrir ao mundo por meio da leitura. Para respirar, para olhar além, para sonhar. Para se cuidar e cuidar. Para ser.

É com grande alegria que a Fundação SM anuncia que o CILELIJ 2021 virtual – Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – estreia nos dias 1 e 2 de julho, com o tema “Histórias como nunca. Narrativas em um mundo hiperconectado”, com palestras de escritores, ilustradores e editores sobre novas formas de contar e seguir histórias no universo infantojuvenil.

Este ano, a programação contará com a participação dos brasileiros Marina Colasanti, escritora renomada com mais de 70 obras para crianças e adultos, e Volnei Canônica. Marina, que é referência na literatura brasileira, dividirá curiosidades de sua trajetória, enquanto Volnei compartilhará, na sessão “Projetos Como Nunca” a experiência à frente do Instituto de Leitura Quindim.

Também participarão do congresso o filólogo, poeta e membro da Real Academia de História (Espanha), Luis Alberto de Cuenca, que falará sobre a importância de se ler os clássicos; o escritor catalão Jordi Sierra i Fabra, que falará sobre literatura com jovens; o ilustrador argentino Gusti, que fará uma relação entre ilustração e inclusão; enquanto a poeta Beatriz Giménez de Ory vai comentar sobre como aproximar os jovens da poesia. E muito mais!

Importante enfatizar que todas as apresentações em língua estrangeira terão legendas em português.

 Somos protagonistas

O CILELIJ aspira ser um movimento cultural que ao mesmo tempo acolhe, compartilha e abraça. O congresso é um espaço de diálogo que incentiva a reflexão e acolhe o discurso de editores, especialistas e criadores que utilizam diversos gêneros e formatos para construir os seus relatos; e divulga projetos sociais cujas ferramentas são a arte e a leitura.

O CILELIJ deseja ser o motor para a mudança. Esta reviravolta inesperada da história trouxe com ela uma maior desigualdade e pode criar ainda mais divisões e lacunas. Está nas nossas mãos escrever uma história melhor.

A história de uma nova geração está sendo escrita: aqui e ali; na praça, no bairro, no quarteirão, adultos e crianças… Milhões de pessoas que têm em comum coincidir no tempo e espaço estão criando juntas uma nova história. Palavras como cuidado, desafios, diversidade, inclusão, inconformismo e utopia formam os capítulos desta narração que convida a conseguir um mundo mais justo.

Um mundo onde a cultura acompanha esta geração que cuida.

Que nossas crianças e jovens continuem lendo, continuem contando, continuem escrevendo a sua própria história, pois o mundo da literatura infantojuvenil é apaixonante.

Para assistir a todas as apresentações do CILELIJ, acesse: https://cilelij.es/pt

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

Saiba mais

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Saiba mais

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Saiba mais

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Saiba mais

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Saiba mais

Ver mais notícias