1 de julho de 2021 Ouvir o texto
De uma hora para outra, passamos a viver numa realidade que nunca imaginamos e na qual a cultura foi o nosso refúgio. Estivemos mais conectados do que nunca. Precisamos ler para ter uma conexão com nós mesmos. Crianças e jovens precisam se abrir ao mundo por meio da leitura. Para respirar, para olhar além, para sonhar. Para se cuidar e cuidar. Para ser.
É com grande alegria que a Fundação SM anuncia que o CILELIJ 2021 virtual – Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – estreia nos dias 1 e 2 de julho, com o tema “Histórias como nunca. Narrativas em um mundo hiperconectado”, com palestras de escritores, ilustradores e editores sobre novas formas de contar e seguir histórias no universo infantojuvenil.
Este ano, a programação contará com a participação dos brasileiros Marina Colasanti, escritora renomada com mais de 70 obras para crianças e adultos, e Volnei Canônica. Marina, que é referência na literatura brasileira, dividirá curiosidades de sua trajetória, enquanto Volnei compartilhará, na sessão “Projetos Como Nunca” a experiência à frente do Instituto de Leitura Quindim.
Também participarão do congresso o filólogo, poeta e membro da Real Academia de História (Espanha), Luis Alberto de Cuenca, que falará sobre a importância de se ler os clássicos; o escritor catalão Jordi Sierra i Fabra, que falará sobre literatura com jovens; o ilustrador argentino Gusti, que fará uma relação entre ilustração e inclusão; enquanto a poeta Beatriz Giménez de Ory vai comentar sobre como aproximar os jovens da poesia. E muito mais!
Importante enfatizar que todas as apresentações em língua estrangeira terão legendas em português.
Somos protagonistas
O CILELIJ aspira ser um movimento cultural que ao mesmo tempo acolhe, compartilha e abraça. O congresso é um espaço de diálogo que incentiva a reflexão e acolhe o discurso de editores, especialistas e criadores que utilizam diversos gêneros e formatos para construir os seus relatos; e divulga projetos sociais cujas ferramentas são a arte e a leitura.
O CILELIJ deseja ser o motor para a mudança. Esta reviravolta inesperada da história trouxe com ela uma maior desigualdade e pode criar ainda mais divisões e lacunas. Está nas nossas mãos escrever uma história melhor.
A história de uma nova geração está sendo escrita: aqui e ali; na praça, no bairro, no quarteirão, adultos e crianças… Milhões de pessoas que têm em comum coincidir no tempo e espaço estão criando juntas uma nova história. Palavras como cuidado, desafios, diversidade, inclusão, inconformismo e utopia formam os capítulos desta narração que convida a conseguir um mundo mais justo.
Um mundo onde a cultura acompanha esta geração que cuida.
Que nossas crianças e jovens continuem lendo, continuem contando, continuem escrevendo a sua própria história, pois o mundo da literatura infantojuvenil é apaixonante.
Para assistir a todas as apresentações do CILELIJ, acesse: https://cilelij.es/pt
Matéria 09/05/2022
Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.
Saiba mais →Matéria 28/04/2022
O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.
Saiba mais →Matéria 22/03/2022
Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.
Saiba mais →Matéria 08/03/2022
Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.
Saiba mais →Matéria 07/03/2022
Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →