CILELIJ – O direito à literatura num mundo em transformação

25 de outubro de 2016 Ouvir o texto

De 14 a 18 de novembro, a Cidade do México vai sediar a terceira edição do Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – CILELIJ, que acontecerá no âmbito da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil – FILIJ 2016. Realizado pela Fundação SM desde 2010, o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do México, tem como propósito o fortalecimento da literatura infantojuvenil ibero-americana.

Nesse sentido, pretende consolidar um espaço para o diálogo entre os países da América Latina, Espanha e Portugal, com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre os diversos aspectos da literatura para crianças e jovens, entre eles, sua história, realidade, autores e tendências. O congresso também intenciona facilitar o encontro dos diversos atores envolvidos no universo da literatura infantojuvenil, “fomentar a pesquisa, dar a conhecer iniciativas de fomento à leitura e oferecer uma dimensão global das melhores experiências desenvolvidas em cada país”.

A partir do conceito “O direito à literatura num mundo em transformação”, a terceira edição vai trabalhar com três eixos temáticos: o testemunho, “que tem como foco a abertura de um espaço de reflexão sobre a memória, a vivência, a experiência e a recriação da realidade”; o fantástico como elemento propulsor de questões acerca da formação do leitor, que vão desde a preocupação com “o que sucede ao leitor ao entrar em contato com o mundo onírico e surreal” até o pensamento sobre de que forma “a linguagem da fantasia nos mobiliza”; e o simbólico na literatura infantojuvenil, marcado por tópicos como as figuras literárias, a linguagem da poesia e a oralidade.

Entre os conferencistas desta edição, estão os escritores Juan Villoro (México), Ana Maria Machado (Brasil) e José María Merino (Espanha).

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.