CILELIJ – O direito à literatura num mundo em transformação

25 de outubro de 2016 Ouvir o texto

De 14 a 18 de novembro, a Cidade do México vai sediar a terceira edição do Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – CILELIJ, que acontecerá no âmbito da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil – FILIJ 2016. Realizado pela Fundação SM desde 2010, o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do México, tem como propósito o fortalecimento da literatura infantojuvenil ibero-americana.

Nesse sentido, pretende consolidar um espaço para o diálogo entre os países da América Latina, Espanha e Portugal, com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre os diversos aspectos da literatura para crianças e jovens, entre eles, sua história, realidade, autores e tendências. O congresso também intenciona facilitar o encontro dos diversos atores envolvidos no universo da literatura infantojuvenil, “fomentar a pesquisa, dar a conhecer iniciativas de fomento à leitura e oferecer uma dimensão global das melhores experiências desenvolvidas em cada país”.

A partir do conceito “O direito à literatura num mundo em transformação”, a terceira edição vai trabalhar com três eixos temáticos: o testemunho, “que tem como foco a abertura de um espaço de reflexão sobre a memória, a vivência, a experiência e a recriação da realidade”; o fantástico como elemento propulsor de questões acerca da formação do leitor, que vão desde a preocupação com “o que sucede ao leitor ao entrar em contato com o mundo onírico e surreal” até o pensamento sobre de que forma “a linguagem da fantasia nos mobiliza”; e o simbólico na literatura infantojuvenil, marcado por tópicos como as figuras literárias, a linguagem da poesia e a oralidade.

Entre os conferencistas desta edição, estão os escritores Juan Villoro (México), Ana Maria Machado (Brasil) e José María Merino (Espanha).

María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 10/09/2019

5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

Matéria 29/08/2019

Seminário Internacional de Educação Integral acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo

Fundação SM assina Manifesto Público sobre Decreto 9.930 (PNLL)

Artigo 02/08/2019

Leia o texto na íntegra e entenda o impacto do decreto para a gestão pública do PNLL.

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Quero na Escola Professor

Matéria 02/08/2019

Iniciativa busca estreitar os laços entre professores, alunos e comunidade.

Ilustrador argentino vence 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 18/07/2019

Confira o vencedor, os finalistas e as menções honrosas do 10 Catálogo Ibero-América Ilustra