Voltar

CILELIJ – O direito à literatura num mundo em transformação

25 de outubro de 2016 Ouvir o texto

 

De 14 a 18 de novembro, a Cidade do México vai sediar a terceira edição do Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – CILELIJ, que acontecerá no âmbito da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil – FILIJ 2016. Realizado pela Fundação SM desde 2010, o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do México, tem como propósito o fortalecimento da literatura infantojuvenil ibero-americana.

Nesse sentido, pretende consolidar um espaço para o diálogo entre os países da América Latina, Espanha e Portugal, com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre os diversos aspectos da literatura para crianças e jovens, entre eles, sua história, realidade, autores e tendências. O congresso também intenciona facilitar o encontro dos diversos atores envolvidos no universo da literatura infantojuvenil, “fomentar a pesquisa, dar a conhecer iniciativas de fomento à leitura e oferecer uma dimensão global das melhores experiências desenvolvidas em cada país”.

A partir do conceito “O direito à literatura num mundo em transformação”, a terceira edição vai trabalhar com três eixos temáticos: o testemunho, “que tem como foco a abertura de um espaço de reflexão sobre a memória, a vivência, a experiência e a recriação da realidade”; o fantástico como elemento propulsor de questões acerca da formação do leitor, que vão desde a preocupação com “o que sucede ao leitor ao entrar em contato com o mundo onírico e surreal” até o pensamento sobre de que forma “a linguagem da fantasia nos mobiliza”; e o simbólico na literatura infantojuvenil, marcado por tópicos como as figuras literárias, a linguagem da poesia e a oralidade.

Entre os conferencistas desta edição, estão os escritores Juan Villoro (México), Ana Maria Machado (Brasil) e José María Merino (Espanha).

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias