Voltar

CILELIJ – O direito à literatura num mundo em transformação

25 de outubro de 2016 Ouvir o texto

 

De 14 a 18 de novembro, a Cidade do México vai sediar a terceira edição do Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil – CILELIJ, que acontecerá no âmbito da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil – FILIJ 2016. Realizado pela Fundação SM desde 2010, o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do México, tem como propósito o fortalecimento da literatura infantojuvenil ibero-americana.

Nesse sentido, pretende consolidar um espaço para o diálogo entre os países da América Latina, Espanha e Portugal, com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre os diversos aspectos da literatura para crianças e jovens, entre eles, sua história, realidade, autores e tendências. O congresso também intenciona facilitar o encontro dos diversos atores envolvidos no universo da literatura infantojuvenil, “fomentar a pesquisa, dar a conhecer iniciativas de fomento à leitura e oferecer uma dimensão global das melhores experiências desenvolvidas em cada país”.

A partir do conceito “O direito à literatura num mundo em transformação”, a terceira edição vai trabalhar com três eixos temáticos: o testemunho, “que tem como foco a abertura de um espaço de reflexão sobre a memória, a vivência, a experiência e a recriação da realidade”; o fantástico como elemento propulsor de questões acerca da formação do leitor, que vão desde a preocupação com “o que sucede ao leitor ao entrar em contato com o mundo onírico e surreal” até o pensamento sobre de que forma “a linguagem da fantasia nos mobiliza”; e o simbólico na literatura infantojuvenil, marcado por tópicos como as figuras literárias, a linguagem da poesia e a oralidade.

Entre os conferencistas desta edição, estão os escritores Juan Villoro (México), Ana Maria Machado (Brasil) e José María Merino (Espanha).

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias