17 de junho de 2020 Ouvir o texto
A literatura é um meio de expressão artístico único e atraente para todas as idades. As narrativas ficcionais são como pontes entre nosso mundo e um outro, aquele imaginado pelo autor e materializado pelo leitor, durante a leitura. As histórias nos colocam em contato com personagens, culturas, circunstâncias, tempos e lugares diversos — às vezes tão reais que nem parecem ser de ficção, às vezes tão fantásticos que desafiam nossa lógica comum.
Neste momento de pandemia em que o isolamento social é recomendado como a melhor maneira de evitar a propagação da Covid-19, a cultura – seja por meio de filmes, livros ou música – se mostrou extremamente necessária para entreter as famílias durante a quarentena.
Diante desse cenário, a organização do Prêmio Barco a Vapor criou a iniciativa “Literatura – em casa” e decidiu, em conjunto com os autores e ilustradores, disponibilizar na íntegra e em caráter gratuito, as 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do prêmio para serem lidas em casa pelas crianças e adolescentes, bem como pelos seus familiares.
Com essa ação, a Fundação SM e a SM Educação esperam contribuir para a abertura de novos sentidos, propiciando às crianças e jovens um sopro de imaginação e poesia nesse momento de necessário recolhimento.
O Prêmio Barco a Vapor é uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação, e tem como foco obras inéditas de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, escritas em língua portuguesa por autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil.
Para ler os livros na íntegra, acesse: Literatura em casa.
Matéria 25/02/2021
Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.
Saiba mais →Matéria 04/02/2021
As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.
Saiba mais →Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →