Coleção Barco a Vapor está disponível para leitura gratuita

17 de junho de 2020 Ouvir o texto

A literatura é um meio de expressão artístico único e atraente para todas as idades. As narrativas ficcionais são como pontes entre nosso mundo e um outro, aquele imaginado pelo autor e materializado pelo leitor, durante a leitura. As histórias nos colocam em contato com personagens, culturas, circunstâncias, tempos e lugares diversos — às vezes tão reais que nem parecem ser de ficção, às vezes tão fantásticos que desafiam nossa lógica comum.

Neste momento de pandemia em que o isolamento social é recomendado como a melhor maneira de evitar a propagação da Covid-19, a cultura – seja por meio de filmes, livros ou música – se mostrou extremamente necessária para entreter as famílias durante a quarentena.

Diante desse cenário, a organização do Prêmio Barco a Vapor criou a iniciativa “Literatura – em casa” e decidiu, em conjunto com os autores e ilustradores, disponibilizar na íntegra e em caráter gratuito, as 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do prêmio  para serem lidas em casa pelas crianças e adolescentes, bem como pelos seus familiares.

Com essa ação, a Fundação SM e a SM Educação esperam contribuir para a abertura de novos sentidos, propiciando às crianças e jovens um sopro de imaginação e poesia nesse momento de necessário recolhimento.

O Prêmio Barco a Vapor é uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação, e tem como foco obras inéditas de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, escritas em língua portuguesa por autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil.

Para ler os livros na íntegra, acesse: Literatura em casa.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.