Coleção Barco a Vapor está disponível para leitura gratuita

17 de junho de 2020 Ouvir o texto

A literatura é um meio de expressão artístico único e atraente para todas as idades. As narrativas ficcionais são como pontes entre nosso mundo e um outro, aquele imaginado pelo autor e materializado pelo leitor, durante a leitura. As histórias nos colocam em contato com personagens, culturas, circunstâncias, tempos e lugares diversos — às vezes tão reais que nem parecem ser de ficção, às vezes tão fantásticos que desafiam nossa lógica comum.

Neste momento de pandemia em que o isolamento social é recomendado como a melhor maneira de evitar a propagação da Covid-19, a cultura – seja por meio de filmes, livros ou música – se mostrou extremamente necessária para entreter as famílias durante a quarentena.

Diante desse cenário, a organização do Prêmio Barco a Vapor criou a iniciativa “Literatura – em casa” e decidiu, em conjunto com os autores e ilustradores, disponibilizar na íntegra e em caráter gratuito, as 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do prêmio  para serem lidas em casa pelas crianças e adolescentes, bem como pelos seus familiares.

Com essa ação, a Fundação SM e a SM Educação esperam contribuir para a abertura de novos sentidos, propiciando às crianças e jovens um sopro de imaginação e poesia nesse momento de necessário recolhimento.

O Prêmio Barco a Vapor é uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação, e tem como foco obras inéditas de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, escritas em língua portuguesa por autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil.

Para ler os livros na íntegra, acesse: Literatura em casa.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.