Coleção Barco a Vapor está disponível para leitura gratuita

17 de junho de 2020 Ouvir o texto

A literatura é um meio de expressão artístico único e atraente para todas as idades. As narrativas ficcionais são como pontes entre nosso mundo e um outro, aquele imaginado pelo autor e materializado pelo leitor, durante a leitura. As histórias nos colocam em contato com personagens, culturas, circunstâncias, tempos e lugares diversos — às vezes tão reais que nem parecem ser de ficção, às vezes tão fantásticos que desafiam nossa lógica comum.

Neste momento de pandemia em que o isolamento social é recomendado como a melhor maneira de evitar a propagação da Covid-19, a cultura – seja por meio de filmes, livros ou música – se mostrou extremamente necessária para entreter as famílias durante a quarentena.

Diante desse cenário, a organização do Prêmio Barco a Vapor criou a iniciativa “Literatura – em casa” e decidiu, em conjunto com os autores e ilustradores, disponibilizar na íntegra e em caráter gratuito, as 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do prêmio  para serem lidas em casa pelas crianças e adolescentes, bem como pelos seus familiares.

Com essa ação, a Fundação SM e a SM Educação esperam contribuir para a abertura de novos sentidos, propiciando às crianças e jovens um sopro de imaginação e poesia nesse momento de necessário recolhimento.

O Prêmio Barco a Vapor é uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação, e tem como foco obras inéditas de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, escritas em língua portuguesa por autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil.

Para ler os livros na íntegra, acesse: Literatura em casa.

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.