Concurso ibero-americano de boas práticas na incorporação de tecnologias divulga vencedores

2 de fevereiro de 2017 Ouvir o texto

Em meados de 2016, o Instituto de Educación, Tecnología y Aprendizaje – INTEA, da Fundação SM, lançou, em parceria com a OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o “Concurso ibero-americano de boas práticas na incorporação de tecnologias para a organização das escolas ou em programas de inovação educativa”. Em sua primeira edição, a iniciativa que pretende identificar as melhores experiências de incorporação da tecnologia aos processos educativos das escolas, ampliar a participação da comunidade educativa e contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, teve cinco projetos vencedores, oriundos da Argentina, Colômbia, Espanha, México e Peru.

Confira os projetos vencedores:

Argentina: Co-Construcción de saberes en la escuela secundaria: Experimentar, aprender y enseñar mediados por tecnología digital – Colegio Dr. Guillermo Rawson.

Colômbia: Cómics +Paz – Educativa Rafael Uribe Uribe.

Espanha: Integraciô de las TIC en la Escola de Sant Gervasi – Colegio Sant Gervasi, Cooperativa.

México: Clic Matemáticas 5° y 6° grado – Escuela Primaria Alfredo V. Bonfil.

Peru: En el Recreo te cuentoI.E. Jesús Nazareno.

Segundo os organizadores, o concurso surgiu da necessidade de fortalecer a escola como uma referência cultural para a sociedade, por meio da inserção da cultura digital nos centros educativos. “É essencial que as instituições educativas adotem estruturas horizontais, cooperativas, com o intuito de desenvolver os saberes e habilidades das novas gerações. Nesta tarefa, o valor do docente e a importância de sua formação para abrir novas possibilidades de aprendizagem a seus alunos é a melhor garantia para que as escolas não percam o rumo do futuro”.

A cerimônia de premiação acontecerá durante o 10º Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI, nos dias 9 e 10 de março, na Cidade do México. As escolas finalistas de cada país que não venceram o concurso vão receber um tablet, e todos os concorrentes serão reconhecidos com um diploma de participação.

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Último encontro do 6º SIEI debate caminhos possíveis para a volta às aulas

Matéria 21/07/2020

Antes da volta às aulas presenciais, é necessário elaborar protocolos a partir de um trabalho coletivo entre profissionais da saúde, toda comunidade escolar e gestores públicos.

Confira os destaques da edição online do CILELIJ

Matéria 21/07/2020

O 6º CILELIJ que chegou às nossas casas de uma maneira inédita: totalmente online e gratuito, com uma programação especial dividida em três temas: “Narrativas e Leitores”, “Outras Narrações” e “Ilustração e Poesia”.

Segundo encontro do SIEI acolhe angústias de professores

Matéria 08/07/2020

O encontro teve como tema "A docência em tempos de pandemia" e abriu espaço para que professores compartilhassem de que maneira estão acolhendo os estudantes e as suas famílias desde que a escolas foram fechadas.