Voltar

Concurso ibero-americano de boas práticas na incorporação de tecnologias divulga vencedores

2 de fevereiro de 2017 Ouvir o texto

Em meados de 2016, o Instituto de Educación, Tecnología y Aprendizaje – INTEA, da Fundação SM, lançou, em parceria com a OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o “Concurso ibero-americano de boas práticas na incorporação de tecnologias para a organização das escolas ou em programas de inovação educativa”. Em sua primeira edição, a iniciativa que pretende identificar as melhores experiências de incorporação da tecnologia aos processos educativos das escolas, ampliar a participação da comunidade educativa e contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, teve cinco projetos vencedores, oriundos da Argentina, Colômbia, Espanha, México e Peru.

Confira os projetos vencedores:

Argentina: Co-Construcción de saberes en la escuela secundaria: Experimentar, aprender y enseñar mediados por tecnología digital – Colegio Dr. Guillermo Rawson.

Colômbia: Cómics +Paz – Educativa Rafael Uribe Uribe.

Espanha: Integraciô de las TIC en la Escola de Sant Gervasi – Colegio Sant Gervasi, Cooperativa.

México: Clic Matemáticas 5° y 6° grado – Escuela Primaria Alfredo V. Bonfil.

Peru: En el Recreo te cuentoI.E. Jesús Nazareno.

Segundo os organizadores, o concurso surgiu da necessidade de fortalecer a escola como uma referência cultural para a sociedade, por meio da inserção da cultura digital nos centros educativos. “É essencial que as instituições educativas adotem estruturas horizontais, cooperativas, com o intuito de desenvolver os saberes e habilidades das novas gerações. Nesta tarefa, o valor do docente e a importância de sua formação para abrir novas possibilidades de aprendizagem a seus alunos é a melhor garantia para que as escolas não percam o rumo do futuro”.

A cerimônia de premiação acontecerá durante o 10º Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI, nos dias 9 e 10 de março, na Cidade do México. As escolas finalistas de cada país que não venceram o concurso vão receber um tablet, e todos os concorrentes serão reconhecidos com um diploma de participação.

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias