Concurso ibero-americano de boas práticas na incorporação de tecnologias divulga vencedores

2 de fevereiro de 2017 Ouvir o texto

Em meados de 2016, o Instituto de Educación, Tecnología y Aprendizaje – INTEA, da Fundação SM, lançou, em parceria com a OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o “Concurso ibero-americano de boas práticas na incorporação de tecnologias para a organização das escolas ou em programas de inovação educativa”. Em sua primeira edição, a iniciativa que pretende identificar as melhores experiências de incorporação da tecnologia aos processos educativos das escolas, ampliar a participação da comunidade educativa e contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, teve cinco projetos vencedores, oriundos da Argentina, Colômbia, Espanha, México e Peru.

Confira os projetos vencedores:

Argentina: Co-Construcción de saberes en la escuela secundaria: Experimentar, aprender y enseñar mediados por tecnología digital – Colegio Dr. Guillermo Rawson.

Colômbia: Cómics +Paz – Educativa Rafael Uribe Uribe.

Espanha: Integraciô de las TIC en la Escola de Sant Gervasi – Colegio Sant Gervasi, Cooperativa.

México: Clic Matemáticas 5° y 6° grado – Escuela Primaria Alfredo V. Bonfil.

Peru: En el Recreo te cuentoI.E. Jesús Nazareno.

Segundo os organizadores, o concurso surgiu da necessidade de fortalecer a escola como uma referência cultural para a sociedade, por meio da inserção da cultura digital nos centros educativos. “É essencial que as instituições educativas adotem estruturas horizontais, cooperativas, com o intuito de desenvolver os saberes e habilidades das novas gerações. Nesta tarefa, o valor do docente e a importância de sua formação para abrir novas possibilidades de aprendizagem a seus alunos é a melhor garantia para que as escolas não percam o rumo do futuro”.

A cerimônia de premiação acontecerá durante o 10º Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI, nos dias 9 e 10 de março, na Cidade do México. As escolas finalistas de cada país que não venceram o concurso vão receber um tablet, e todos os concorrentes serão reconhecidos com um diploma de participação.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.