Concurso “O que você está lendo?” divulga os vencedores da edição 2019

8 de novembro de 2019 Ouvir o texto

Promovido pela Fundação SM em parceria com a Organizaçãode Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência ea Cultura – OEI, o concurso O que você está lendo?  premia leitores entre  15 e 17 anos, que estudam em instituições de ensino de países ibero-americanos, e que, a partir de sua atuação em blogs e plataformas de vídeos, contribuem para a formação de uma rede com vistas à conexão, expressão e construção de uma identidade leitora.

O que você está lendo?  conta com mais de 2.400 blogs e vídeos criados por jovens de 20 países ibero-americanos. Para a edição 2019, cada país participante selecionou o seu vencedor e o júri foi formado por representantes da Fundação SM, da OEI, dos ministérios de educação ibero-americanos e por personalidades de outras instituições educacionais e culturais de cada região. O que você está lendoabrange uma grande diversidade de temas e de línguas e fomenta o intercâmbio de opiniões e de interações.

Confira os vencedores brasileiros, nas duas categorias do concurso:

Categoria Blog

Meu SiteIFTM Campus Paracatu, MG.

Participantes: Gustavo de Araújo Brandão, Mateus Candido de Oliveira, Paulo Vitor Ferreira Araújo, Pedro Neiva Laterza e Lucas Tavares da Silva.

Categoria Vídeo

Las MentesEscola Estadual Professora Jesuína Perira Rêgo, Caruaru (PE).

Professor orientador: Prof. Willans Santos Monteiro

Estudantes: Ana Clara de Lima, Danilo Solano Cantalice da Silva, Emylle Kyara Leitão Gonçalves, Gabriel Vitor Silva de Campos, Herick Fernandes Monteiro, Natan Ruan da Silva, Patrícia Santana dos Santos, Welitânia Pereira Carmo, Jessica Vanessa Pereira Rodrigues.

Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos – OEI

OEI é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação do espaço ibero-americano. Desde 1949 trabalha fomentando a cooperação nos seus três campos de ação. Atualmente, a OEI é formada por 23 Estados membros e conta com 18 escritórios regionais, além da sua Secretaria Geral em Madri.

Sobre a Fundação SM

A Fundação SM é uma entidade educacional sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de pesquisa, de formação de docentes e de intervenção em contextos sociais vulneráveis, com critérios de equidade e qualidade nos 10 países Ibero-americanos onde está presente. Para a Fundação SM, investir em educação é a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas, das comunidades e dos povos. O seu modelo é orientado ao bem comum e está a serviço da sociedade com um fim: transformar o nosso mundo através da educação e da cultura.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?