Concurso “O que você está lendo?” divulga os vencedores da edição 2019

8 de novembro de 2019 Ouvir o texto

Promovido pela Fundação SM em parceria com a Organizaçãode Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência ea Cultura – OEI, o concurso O que você está lendo?  premia leitores entre  15 e 17 anos, que estudam em instituições de ensino de países ibero-americanos, e que, a partir de sua atuação em blogs e plataformas de vídeos, contribuem para a formação de uma rede com vistas à conexão, expressão e construção de uma identidade leitora.

O que você está lendo?  conta com mais de 2.400 blogs e vídeos criados por jovens de 20 países ibero-americanos. Para a edição 2019, cada país participante selecionou o seu vencedor e o júri foi formado por representantes da Fundação SM, da OEI, dos ministérios de educação ibero-americanos e por personalidades de outras instituições educacionais e culturais de cada região. O que você está lendoabrange uma grande diversidade de temas e de línguas e fomenta o intercâmbio de opiniões e de interações.

Confira os vencedores brasileiros, nas duas categorias do concurso:

Categoria Blog

Meu SiteIFTM Campus Paracatu, MG.

Participantes: Gustavo de Araújo Brandão, Mateus Candido de Oliveira, Paulo Vitor Ferreira Araújo, Pedro Neiva Laterza e Lucas Tavares da Silva.

Categoria Vídeo

Las MentesEscola Estadual Professora Jesuína Perira Rêgo, Caruaru (PE).

Professor orientador: Prof. Willans Santos Monteiro

Estudantes: Ana Clara de Lima, Danilo Solano Cantalice da Silva, Emylle Kyara Leitão Gonçalves, Gabriel Vitor Silva de Campos, Herick Fernandes Monteiro, Natan Ruan da Silva, Patrícia Santana dos Santos, Welitânia Pereira Carmo, Jessica Vanessa Pereira Rodrigues.

Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos – OEI

OEI é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação do espaço ibero-americano. Desde 1949 trabalha fomentando a cooperação nos seus três campos de ação. Atualmente, a OEI é formada por 23 Estados membros e conta com 18 escritórios regionais, além da sua Secretaria Geral em Madri.

Sobre a Fundação SM

A Fundação SM é uma entidade educacional sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de pesquisa, de formação de docentes e de intervenção em contextos sociais vulneráveis, com critérios de equidade e qualidade nos 10 países Ibero-americanos onde está presente. Para a Fundação SM, investir em educação é a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas, das comunidades e dos povos. O seu modelo é orientado ao bem comum e está a serviço da sociedade com um fim: transformar o nosso mundo através da educação e da cultura.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.