Concurso “O que você está lendo?” divulga os vencedores da edição 2019

8 de novembro de 2019 Ouvir o texto

Promovido pela Fundação SM em parceria com a Organizaçãode Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência ea Cultura – OEI, o concurso O que você está lendo?  premia leitores entre  15 e 17 anos, que estudam em instituições de ensino de países ibero-americanos, e que, a partir de sua atuação em blogs e plataformas de vídeos, contribuem para a formação de uma rede com vistas à conexão, expressão e construção de uma identidade leitora.

O que você está lendo?  conta com mais de 2.400 blogs e vídeos criados por jovens de 20 países ibero-americanos. Para a edição 2019, cada país participante selecionou o seu vencedor e o júri foi formado por representantes da Fundação SM, da OEI, dos ministérios de educação ibero-americanos e por personalidades de outras instituições educacionais e culturais de cada região. O que você está lendoabrange uma grande diversidade de temas e de línguas e fomenta o intercâmbio de opiniões e de interações.

Confira os vencedores brasileiros, nas duas categorias do concurso:

Categoria Blog

Meu SiteIFTM Campus Paracatu, MG.

Participantes: Gustavo de Araújo Brandão, Mateus Candido de Oliveira, Paulo Vitor Ferreira Araújo, Pedro Neiva Laterza e Lucas Tavares da Silva.

Categoria Vídeo

Las MentesEscola Estadual Professora Jesuína Perira Rêgo, Caruaru (PE).

Professor orientador: Prof. Willans Santos Monteiro

Estudantes: Ana Clara de Lima, Danilo Solano Cantalice da Silva, Emylle Kyara Leitão Gonçalves, Gabriel Vitor Silva de Campos, Herick Fernandes Monteiro, Natan Ruan da Silva, Patrícia Santana dos Santos, Welitânia Pereira Carmo, Jessica Vanessa Pereira Rodrigues.

Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos – OEI

OEI é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação do espaço ibero-americano. Desde 1949 trabalha fomentando a cooperação nos seus três campos de ação. Atualmente, a OEI é formada por 23 Estados membros e conta com 18 escritórios regionais, além da sua Secretaria Geral em Madri.

Sobre a Fundação SM

A Fundação SM é uma entidade educacional sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de pesquisa, de formação de docentes e de intervenção em contextos sociais vulneráveis, com critérios de equidade e qualidade nos 10 países Ibero-americanos onde está presente. Para a Fundação SM, investir em educação é a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas, das comunidades e dos povos. O seu modelo é orientado ao bem comum e está a serviço da sociedade com um fim: transformar o nosso mundo através da educação e da cultura.

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.