Concurso “O que você está lendo?” divulga os vencedores da edição 2019

8 de novembro de 2019 Ouvir o texto

Promovido pela Fundação SM em parceria com a Organizaçãode Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência ea Cultura – OEI, o concurso O que você está lendo?  premia leitores entre  15 e 17 anos, que estudam em instituições de ensino de países ibero-americanos, e que, a partir de sua atuação em blogs e plataformas de vídeos, contribuem para a formação de uma rede com vistas à conexão, expressão e construção de uma identidade leitora.

O que você está lendo?  conta com mais de 2.400 blogs e vídeos criados por jovens de 20 países ibero-americanos. Para a edição 2019, cada país participante selecionou o seu vencedor e o júri foi formado por representantes da Fundação SM, da OEI, dos ministérios de educação ibero-americanos e por personalidades de outras instituições educacionais e culturais de cada região. O que você está lendoabrange uma grande diversidade de temas e de línguas e fomenta o intercâmbio de opiniões e de interações.

Confira os vencedores brasileiros, nas duas categorias do concurso:

Categoria Blog

Meu SiteIFTM Campus Paracatu, MG.

Participantes: Gustavo de Araújo Brandão, Mateus Candido de Oliveira, Paulo Vitor Ferreira Araújo, Pedro Neiva Laterza e Lucas Tavares da Silva.

Categoria Vídeo

Las MentesEscola Estadual Professora Jesuína Perira Rêgo, Caruaru (PE).

Professor orientador: Prof. Willans Santos Monteiro

Estudantes: Ana Clara de Lima, Danilo Solano Cantalice da Silva, Emylle Kyara Leitão Gonçalves, Gabriel Vitor Silva de Campos, Herick Fernandes Monteiro, Natan Ruan da Silva, Patrícia Santana dos Santos, Welitânia Pereira Carmo, Jessica Vanessa Pereira Rodrigues.

Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos – OEI

OEI é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação do espaço ibero-americano. Desde 1949 trabalha fomentando a cooperação nos seus três campos de ação. Atualmente, a OEI é formada por 23 Estados membros e conta com 18 escritórios regionais, além da sua Secretaria Geral em Madri.

Sobre a Fundação SM

A Fundação SM é uma entidade educacional sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de pesquisa, de formação de docentes e de intervenção em contextos sociais vulneráveis, com critérios de equidade e qualidade nos 10 países Ibero-americanos onde está presente. Para a Fundação SM, investir em educação é a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas, das comunidades e dos povos. O seu modelo é orientado ao bem comum e está a serviço da sociedade com um fim: transformar o nosso mundo através da educação e da cultura.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.