Confira 10 livros que abordam a leitura literária

22 de maio de 2017 Ouvir o texto

“Cada professor escolherá a porta pela qual ele introduzirá o aluno na obra literária, e seu ensino será eficiente se ele conseguir mostrar que a grande obra tem inúmeras portas. Levar o aluno a melhor entender o que a obra diz é tanto abrir seus significados quanto mostrar como eles são criados, na linguagem do autor”, Leyla Perrone-Moisés.

No livro Mutações da literatura no século XXI, a crítica literária Leyla Perrone-Moisés dedica um capítulo ao tema “O ensino da literatura”, em que problematiza o ensino e o estudo da literatura em nosso século, reunindo reflexões de diversos teóricos. Assim como a professora brasileira, vários pesquisadores têm se debruçado sobre o assunto, produzindo uma bibliografia riquíssima para quem deseja aprofundar o conhecimento neste sentido.

Em referência ao Dia da Língua Nacional, comemorado no último domingo (21/05), selecionamos 10 títulos que abordam a leitura e o ensino da literatura.

Andar entre livros – A leitura literária na escola

Autor: Teresa Colomer

Sinopse: Organizado em duas partes, o livro aborda a relação entre a escola, os leitores e os livros.

Aventura do livro – Do leitor ao navegador

Autor: Roger Chartier

Sinopse: O autor percorre a história do livro, desde a Antiguidade até o advento da internet.

Cultura letrada: literatura e leitura

Autor: Márcia Abreu

Sinopse: Como definir literatura? Existe uma única maneira de ler literatura? Todos deveriam apreciar os mesmos textos? Márcia Abreu levanta diversas questões relacionadas à leitura e à literatura.

Uma história da leitura

Autor: Alberto Manguel

Sinopse: O pesquisador traça a história da leitura e aborda os sentimentos envolvidos no ato de ler, a partir de experiências e de características de leitores diferentes.

Leitores, espectadores e internautas

Autor: Néstor García Canclini

Sinopse: As telas de nosso século também trazem textos e não podemos pensar sua hegemonia como o triunfo das imagens sobre a leitura. É certo, porém, que mudou a maneira de ler”. O autor problematiza os “novos hábitos culturais”, conclamando o leitor a refletir sobre o tema.

Letramento literário – Teoria e prática

Autor: Rildo Cosson

Sinopse: Cosson aborda o letramento literário  e incentiva o professor a ampliar suas práticas de estímulo à leitura no ensino básico.

Língua e literatura: ensino e formação de professores

Autor: Maria Lúcia M Carvalho

Sinopse: Voltado para professores da educação básica e dos cursos de licenciatura, o livro reúne textos ancorados em diferentes aspectos do ensino de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, e de suas respectivas literaturas.

A literatura em perigo

Autor: Tzvetan Todorov

Sinopse: Com uma escrita fluente e permeado de experiências autobiográficas, o livro discorre sobre a maneira como a literatura é ensinada a crianças e jovens nas escolas.

O lugar da literatura – Ensaios sobre inclusão literária

Autor: Miguel Sanches Neto

Sinopse: O crítico literário guia o leitor por um abrangente questionamento acerca da escrita, da leitura, da formação e da crítica literárias.

Sobre a leitura

Autor: Marcel Proust

Sinopse: Publicado em 1905, como prefácio para a tradução do livro “Sésame et les Lyz”, de John Ruskin, o texto de Proust faz um elogio à leitura.

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia