Voltar

Confira 10 livros que abordam a leitura literária

22 de maio de 2017 Ouvir o texto

“Cada professor escolherá a porta pela qual ele introduzirá o aluno na obra literária, e seu ensino será eficiente se ele conseguir mostrar que a grande obra tem inúmeras portas. Levar o aluno a melhor entender o que a obra diz é tanto abrir seus significados quanto mostrar como eles são criados, na linguagem do autor”, Leyla Perrone-Moisés.

No livro Mutações da literatura no século XXI, a crítica literária Leyla Perrone-Moisés dedica um capítulo ao tema “O ensino da literatura”, em que problematiza o ensino e o estudo da literatura em nosso século, reunindo reflexões de diversos teóricos. Assim como a professora brasileira, vários pesquisadores têm se debruçado sobre o assunto, produzindo uma bibliografia riquíssima para quem deseja aprofundar o conhecimento neste sentido.

Em referência ao Dia da Língua Nacional, comemorado no último domingo (21/05), selecionamos 10 títulos que abordam a leitura e o ensino da literatura.

 

Andar entre livros – A leitura literária na escola

Autor: Teresa Colomer

Sinopse: Organizado em duas partes, o livro aborda a relação entre a escola, os leitores e os livros.

 

Aventura do livro – Do leitor ao navegador

Autor: Roger Chartier

Sinopse: O autor percorre a história do livro, desde a Antiguidade até o advento da internet.

 

Cultura letrada: literatura e leitura

Autor: Márcia Abreu

Sinopse: Como definir literatura? Existe uma única maneira de ler literatura? Todos deveriam apreciar os mesmos textos? Márcia Abreu levanta diversas questões relacionadas à leitura e à literatura.

 

Uma história da leitura

Autor: Alberto Manguel

Sinopse: O pesquisador traça a história da leitura e aborda os sentimentos envolvidos no ato de ler, a partir de experiências e de características de leitores diferentes.

 

Leitores, espectadores e internautas

Autor: Néstor García Canclini

Sinopse: As telas de nosso século também trazem textos e não podemos pensar sua hegemonia como o triunfo das imagens sobre a leitura. É certo, porém, que mudou a maneira de ler”. O autor problematiza os “novos hábitos culturais”, conclamando o leitor a refletir sobre o tema.

 

Letramento literário – Teoria e prática

Autor: Rildo Cosson

Sinopse: Cosson aborda o letramento literário  e incentiva o professor a ampliar suas práticas de estímulo à leitura no ensino básico.

 

Língua e literatura: ensino e formação de professores

Autor: Maria Lúcia M Carvalho

Sinopse: Voltado para professores da educação básica e dos cursos de licenciatura, o livro reúne textos ancorados em diferentes aspectos do ensino de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, e de suas respectivas literaturas.

 

A literatura em perigo

Autor: Tzvetan Todorov

Sinopse: Com uma escrita fluente e permeado de experiências autobiográficas, o livro discorre sobre a maneira como a literatura é ensinada a crianças e jovens nas escolas.

 

O lugar da literatura – Ensaios sobre inclusão literária

Autor: Miguel Sanches Neto

Sinopse: O crítico literário guia o leitor por um abrangente questionamento acerca da escrita, da leitura, da formação e da crítica literárias.

 

Sobre a leitura

Autor: Marcel Proust

Sinopse: Publicado em 1905, como prefácio para a tradução do livro “Sésame et les Lyz”, de John Ruskin, o texto de Proust faz um elogio à leitura.

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias