Voltar

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

17 de junho de 2020 Ouvir o texto

Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral foi totalmente online, em virtude das medidas de isolamento social adotadas em todo o país para diminuir os riscos de transmissão da Covid-19. Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o debate foi transmitido ao vivo no dia 19 de maio nos perfis das redes sociais da Fundação SM.

Para aqueles que não puderam acompanhar no dia, a gravação completa está disponível abaixo.

Com mediação de Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, e participação das convidadas Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC; Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o evento contou ainda com depoimentos de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil, sobre como a crise tem afetado a rotina educacional no país.

O debate focou em três questões principais:

  • Como você está se sentindo em relação à quarentena?
  • O que está funcionando e o que não está nas propostas das suas secretarias e escola nesse período?
  • O que você gostaria que se mantivesse na sua escola depois desse período?

A partir das respostas enviadas por vídeo a essas perguntas – e das perguntas enviadas ao vivo durante a transmissão -, as convidadas deram andamento à discussão. Para elas, tão importante quanto elaborar conteúdos para trabalhar a distância com os estudantes, o momento pede que haja um acolhimento desses alunos, de suas famílias e dos professores.

Também foram abordadas as angústias da sociedade brasileira durante a pandemia, a importância do acesso à tecnologia como recurso que possibilita a continuidade da aprendizagem, o crescimento do senso coletivo de colaboração envolvendo toda a comunidade escolar e a possibilidade de novas descobertas e reinvenção do ensino-aprendizagem.

“Nesse momento terrível, estamos aprendendo a fazer diferente”, reflete Pilar. “Somos capazes de aprender e inovar. É hora de levar isso para a escola, para experimentarmos e produzirmos novos conhecimentos”.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Raví*: aquele que ilumina o nosso fazer com seus raios de sol

Matéria 09/06/2020

"Na nossa escola, a criança pensa, respira, chora, ri, se preocupa e se angustia também, e para que tal aconteça buscamos proporcionar a escuta e saber o que a criança tem a dizer", conta a diretora Paula Vasconcelos Pereira.

Saiba mais

Ver mais notícias