Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

17 de junho de 2020 Ouvir o texto

Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral foi totalmente online, em virtude das medidas de isolamento social adotadas em todo o país para diminuir os riscos de transmissão da Covid-19. Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o debate foi transmitido ao vivo no dia 19 de maio nos perfis das redes sociais da Fundação SM.

Para aqueles que não puderam acompanhar no dia, a gravação completa está disponível abaixo.

Com mediação de Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, e participação das convidadas Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC; Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o evento contou ainda com depoimentos de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil, sobre como a crise tem afetado a rotina educacional no país.

O debate focou em três questões principais:

• Como você está se sentindo em relação à quarentena?
  • O que está funcionando e o que não está nas propostas das suas secretarias e escola nesse período?
  • O que você gostaria que se mantivesse na sua escola depois desse período?

A partir das respostas enviadas por vídeo a essas perguntas – e das perguntas enviadas ao vivo durante a transmissão -, as convidadas deram andamento à discussão. Para elas, tão importante quanto elaborar conteúdos para trabalhar a distância com os estudantes, o momento pede que haja um acolhimento desses alunos, de suas famílias e dos professores.

Também foram abordadas as angústias da sociedade brasileira durante a pandemia, a importância do acesso à tecnologia como recurso que possibilita a continuidade da aprendizagem, o crescimento do senso coletivo de colaboração envolvendo toda a comunidade escolar e a possibilidade de novas descobertas e reinvenção do ensino-aprendizagem.

“Nesse momento terrível, estamos aprendendo a fazer diferente”, reflete Pilar. “Somos capazes de aprender e inovar. É hora de levar isso para a escola, para experimentarmos e produzirmos novos conhecimentos”.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?