Voltar

Confira os destaques da edição online do CILELIJ

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

Este ano, ao invés das pessoas se dirigirem ao Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura para Crianças e Jovens que ocorreria em Toledo, na Espanha, foi o 6º CILELIJ  que chegou às nossas casas de uma maneira inédita: totalmente online e gratuito, com uma programação especial dividida em três temas: “Narrativas e Leitores”, “Outras Narrações” e “Ilustração e Poesia”.

A partir da temática central “Histórias como nunca”, o objetivo dessa edição do CILELIJ  foi destacar que hoje, mais do que nunca, as histórias são contadas e acompanhadas de várias maneiras, uma vez que estamos em um mundo visual e hiperconectado, que permite que crianças e jovens mergulhem em suas histórias favoritas utilizando diferentes dispositivos.

Partindo dessa premissa, a curadoria do congresso convidou autores, ilustradores, editores e criadores de toda a América Latina e Europa que pudessem contribuir com conteúdo sobre a evolução e o futuro da cultura infantil e juvenil.

Selecionamos, a seguir, alguns destaques dentro dos principais temas abordados. Para assistir a todas as apresentações, acesse: https://cilelij.es/pt

A experiência de editores independentes:

Proprietários de editoras de pequeno porte apresentam seus projetos e contam quais foram suas principais inspirações para mergulhar no universo editorial infanto-juvenil.

  • Pantuflas Libros: um clube de leitura infantil por assinatura, em Buenos Aires.
  • Editorial Pato Lógico: uma editora portuguesa independente que cria livros para leitores curiosos de todas as idades.
  • Pequeño Editor: um selo argentino dedicado à publicação de livros infantis ilustrados.
  • Alboroto Ediciones: editora mexicana que faz livro álbum para crianças e jovens.
  • Ojoreja: editora independente de literatura infanto-juvenil ilustrada.
  • Editorial Constantine: projeto educativo de livros inclusivos.

 

A importância de projetos de incentivo à leitura

O fomento à leitura é um dos pilares da Fundação SM e esteve presente em toda a programação do CILELIJ. A seguir é possível conferir as apresentações mostram projetos de incentivo à leitura ao redor do mundo.

  • Biblionáutica: projeto que tem como objetivo tornar visível e apoiar a biblioteca da escola como um instrumento para a promoção da leitura.
  • A leitura que dá vida: projeto desenvolvido pela biblioteca municipal Eugenio Trías e o Hospital Público Niño Jesús, ambos em Madri, na Espanha.
  • Escritores na sala: a autora Farah Hallal fala sobre a sua experiência de fomento à leitura com crianças de áreas rurais na República Dominicana.
  • Os benefícios da leitura: master class com Paloma Jover, editora e especialista em fomento à leitura.
  • Bibliotecas escolares: a importância e o seu papel no desenvolvimento educativo das crianças.

 

Master classes e Conferências:

O CILELIJ convidou especialistas de diferentes áreas para gravar master classes e conferências que tivessem relação com as temáticas “histórias como nunca”, hiperconectividade, tempos de pandemia e isolamento social. O resultado disso são aulas dinâmicas e super interessantes. Confira. 

Literatura e redes socais:

Para finalizar, o CILELIJ conversou com uma booktuber e com uma autora juvenil sobre a influência das redes sociais nos hábitos de leitura dos jovens. Confira.

 

Para assistir a todas as apresentações do CILELIJ, acesse: https://cilelij.es/pt

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Saiba mais

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Saiba mais

Último encontro do 6º SIEI debate caminhos possíveis para a volta às aulas

Matéria 21/07/2020

Antes da volta às aulas presenciais, é necessário elaborar protocolos a partir de um trabalho coletivo entre profissionais da saúde, toda comunidade escolar e gestores públicos.

Saiba mais

Segundo encontro do SIEI acolhe angústias de professores

Matéria 08/07/2020

O encontro teve como tema "A docência em tempos de pandemia" e abriu espaço para que professores compartilhassem de que maneira estão acolhendo os estudantes e as suas famílias desde que a escolas foram fechadas.

Saiba mais

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

Ver mais notícias