Voltar

Confira os destaques da edição online do CILELIJ

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

Este ano, ao invés das pessoas se dirigirem ao Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura para Crianças e Jovens que ocorreria em Toledo, na Espanha, foi o 6º CILELIJ  que chegou às nossas casas de uma maneira inédita: totalmente online e gratuito, com uma programação especial dividida em três temas: “Narrativas e Leitores”, “Outras Narrações” e “Ilustração e Poesia”.

A partir da temática central “Histórias como nunca”, o objetivo dessa edição do CILELIJ  foi destacar que hoje, mais do que nunca, as histórias são contadas e acompanhadas de várias maneiras, uma vez que estamos em um mundo visual e hiperconectado, que permite que crianças e jovens mergulhem em suas histórias favoritas utilizando diferentes dispositivos.

Partindo dessa premissa, a curadoria do congresso convidou autores, ilustradores, editores e criadores de toda a América Latina e Europa que pudessem contribuir com conteúdo sobre a evolução e o futuro da cultura infantil e juvenil.

Selecionamos, a seguir, alguns destaques dentro dos principais temas abordados. Para assistir a todas as apresentações, acesse: https://cilelij.es/pt

A experiência de editores independentes:

Proprietários de editoras de pequeno porte apresentam seus projetos e contam quais foram suas principais inspirações para mergulhar no universo editorial infanto-juvenil.

  • Pantuflas Libros: um clube de leitura infantil por assinatura, em Buenos Aires.
  • Editorial Pato Lógico: uma editora portuguesa independente que cria livros para leitores curiosos de todas as idades.
  • Pequeño Editor: um selo argentino dedicado à publicação de livros infantis ilustrados.
  • Alboroto Ediciones: editora mexicana que faz livro álbum para crianças e jovens.
  • Ojoreja: editora independente de literatura infanto-juvenil ilustrada.
  • Editorial Constantine: projeto educativo de livros inclusivos.

 

A importância de projetos de incentivo à leitura

O fomento à leitura é um dos pilares da Fundação SM e esteve presente em toda a programação do CILELIJ. A seguir é possível conferir as apresentações mostram projetos de incentivo à leitura ao redor do mundo.

  • Biblionáutica: projeto que tem como objetivo tornar visível e apoiar a biblioteca da escola como um instrumento para a promoção da leitura.
  • A leitura que dá vida: projeto desenvolvido pela biblioteca municipal Eugenio Trías e o Hospital Público Niño Jesús, ambos em Madri, na Espanha.
  • Escritores na sala: a autora Farah Hallal fala sobre a sua experiência de fomento à leitura com crianças de áreas rurais na República Dominicana.
  • Os benefícios da leitura: master class com Paloma Jover, editora e especialista em fomento à leitura.
  • Bibliotecas escolares: a importância e o seu papel no desenvolvimento educativo das crianças.

 

Master classes e Conferências:

O CILELIJ convidou especialistas de diferentes áreas para gravar master classes e conferências que tivessem relação com as temáticas “histórias como nunca”, hiperconectividade, tempos de pandemia e isolamento social. O resultado disso são aulas dinâmicas e super interessantes. Confira. 

Literatura e redes socais:

Para finalizar, o CILELIJ conversou com uma booktuber e com uma autora juvenil sobre a influência das redes sociais nos hábitos de leitura dos jovens. Confira.

 

Para assistir a todas as apresentações do CILELIJ, acesse: https://cilelij.es/pt

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias