Conheça os finalistas do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

18 de agosto de 2017 Ouvir o texto

O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos acaba de divulgar a lista dos projetos finalistas por categoria, além da Menção Honrosa desta quinta edição.

Promovido pelo Ministério da Educação, o Ministério dos Direitos Humanos e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, com patrocínio da Fundação SM, o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos tem como objetivo incentivar experiências educativas que ajudem a construir uma nova percepção de mundo, com respeito à diversidade, à convivência pacífica e ao exercício da liberdade.

Conheça os finalistas:

Categoria A – Educação Formal

Projeto: Entre o Diário e a HQ: Estudantes construindo a História de um Bairro

Cidade: Belo Horizonte (MG).

Menção Honrosa da Categoria A:

Projeto: Direitos Humanos e Gêneros: Capacitação em Noções de Direitos Humanos e Cidadania – Promotoras Legais populares.

Cidade: Brasília (DF)

Categoria B – Organizações da Sociedade Civil e de Educação não Formal

Projeto: A Lei Maria da Penha nas escolas: desconstruindo a violência, construindo Cidade: Teresina (PI).

Categoria C – Secretarias de Educação e Secretarias de Direitos Humanos ou homólogas

Projeto: Educação e Direitos Humanos no Currículo Escolar da Rede Municipal de Ensino de Chapecó.

Cidade: Chapecó (SC).

Vale lembrar que, a partir desta edição, o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos passou a constituir a etapa nacional do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, promovido pela Fundação SM em parceria com a OEI.

Em sua segunda edição, o Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, que celebra o centenário de nascimento (15 de agosto) do Beato Óscar Arnulfo Romero, pretende reconhecer o trabalho de instituições de ensino que tenham atuado de forma exemplar na defesa e promoção dos direitos humanos por meio da educação.

Parabéns aos finalistas!

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.