Conheça os vencedores do III Prêmio de Educação em Direitos Humanos

9 de outubro de 2019 Ouvir o texto

A etapa nacional do III Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfojá tem dois vencedores: o projeto Mãos que falam, do Professor Rudinei Albane, do Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela de Chapecó (SC), na categoria Educação Formal; e a TV INES, na categoria Organizações da Sociedade Civil (OSC). A cerimônia de premiação aconteceu hoje (09), em Brasília.

Realizada pela Fundação SM e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, com o apoiodo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed ,da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undimee da Secretaria Nacional de Proteção Global, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a premiação tem como objetivo incentivar experiências educativas que ajudem a construir uma nova percepção de mundo, no que diz respeito à diversidade, à convivência pacífica e ao exercício da liberdade.

Os vencedores participarão da etapa internacional, que acontecerá no México, no final de novembro.

Conheça os vencedores:

Categoria A – Educação Formal

Projeto: Mãos que falam.

Cidade: Chapecó (SC)

Idealizado pelo Professor Rudinei Albane, do Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela de Chapecó (SC), o projeto, que trabalha a inclusão no universo da educação infantil, na escola pública, tornou-se uma referência no município.

Categoria B – Organizações da Sociedade Civil e de Educação não Formal

Projeto: TV INES

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Resultado de uma parceria entre a Organização Roquette Pinto Comunicação Educativa e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a TV INES é a primeira TV da América Latina e única do Brasil a produzir programação educativa com foco em deficientes auditivos.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.