Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

13 de dezembro de 2021 Ouvir o texto

• Foram 71 inscritos na edição 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil
  • Até 15 de dezembro serão anunciados os vencedores nacionais de cada categoria que participarão da convocatória ibero-americana

A Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) anunciam os finalistas da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero.

A premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras questões.

Este ano o destaque foi em projetos de escolas e das organizações que focam na garantia do direito à saúde na sala de aula e que contribuem para a superação dos novos desafios educacionais causados pela pandemia da COVID-19.

Ao todo, foram 71 inscritos na edição de 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil. 27 concorreram na categoria A, voltada para instituições de ensino, sejam elas escolas públicas ou privadas, e 44 na categoria B, que reconhece a educação em direitos humanos realizada por organizações da sociedade civil vinculadas ao trabalho de educação não-formal.

Conheça as instituições finalistas da Categoria A

• Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho, localizada em Sobradinho – DF, com o projeto “Vivências para o Bem Viver”.
  • Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (CEEPIA), localizado em Salvador – BA, com o projeto “Clube de Leitura: O Capítulo que falta”.
  • Colégio Estadual São José, localizado em Palmas – TO, com o projeto “Meninas Protagonistas: separadas somos pétalas, juntas somos rosas”.
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental “Duque de Caxias”, localizada em Iporanga – São Paulo, com o projeto “Aula Pública, e os novos desafios, com a pandemia da Covid-19”.
  • Unidade de Ensino Janoca Maciel, localizado em Pedreiras – MA, com o projeto “Janoca News – Educação contra desinformação”.

Conheça as instituições finalistas da Categoria B

• Associação Social UniFavela, localizada no Rio de Janeiro – RJ, com o projeto “Unifavela – Semeando o ensino popular”.
  • CAMI – Centro de Apoio Pastoral do Migrante, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Capacitação e prevenção do subemprego e trabalho análogo ao de escravo dos imigrantes para condições dignas de vida”.
  • Jeduca – Associação de Jornalistas de educação, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Jeduca – Associação de Jornalistas de educação”.
  • Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusiva, localizado em Guarulhos -SP, com o “Projeto Brincar”.
  • Modelo das Nações Unidas para Ensino Médio, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Instituto Global de Attitude”.

Até 15 de dezembro serão anunciados os vencedores nacionais de cada categoria que participarão da convocatória ibero-americana, a segunda etapa do Prêmio, e irão ao IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que será realizado em local e data ainda a serem definidos. Nessa fase serão escolhidos os quatro vencedores ibero-americanos, dois por categoria. Devido ao contexto da pandemia global, o evento será programado de acordo com as circunstâncias permitidas no momento.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.