13 de dezembro de 2021 Ouvir o texto
A Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) anunciam os finalistas da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero.
A premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras questões.
Este ano o destaque foi em projetos de escolas e das organizações que focam na garantia do direito à saúde na sala de aula e que contribuem para a superação dos novos desafios educacionais causados pela pandemia da COVID-19.
Ao todo, foram 71 inscritos na edição de 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil. 27 concorreram na categoria A, voltada para instituições de ensino, sejam elas escolas públicas ou privadas, e 44 na categoria B, que reconhece a educação em direitos humanos realizada por organizações da sociedade civil vinculadas ao trabalho de educação não-formal.
Conheça as instituições finalistas da Categoria A
Conheça as instituições finalistas da Categoria B
Até 15 de dezembro serão anunciados os vencedores nacionais de cada categoria que participarão da convocatória ibero-americana, a segunda etapa do Prêmio, e irão ao IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que será realizado em local e data ainda a serem definidos. Nessa fase serão escolhidos os quatro vencedores ibero-americanos, dois por categoria. Devido ao contexto da pandemia global, o evento será programado de acordo com as circunstâncias permitidas no momento.
Matéria 09/05/2022
Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.
Saiba mais →Matéria 28/04/2022
O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.
Saiba mais →Matéria 22/03/2022
Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.
Saiba mais →Matéria 08/03/2022
Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.
Saiba mais →Matéria 07/03/2022
Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →