Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

13 de dezembro de 2021 Ouvir o texto

• Foram 71 inscritos na edição 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil
  • Até 15 de dezembro serão anunciados os vencedores nacionais de cada categoria que participarão da convocatória ibero-americana

A Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) anunciam os finalistas da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero.

A premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras questões.

Este ano o destaque foi em projetos de escolas e das organizações que focam na garantia do direito à saúde na sala de aula e que contribuem para a superação dos novos desafios educacionais causados pela pandemia da COVID-19.

Ao todo, foram 71 inscritos na edição de 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil. 27 concorreram na categoria A, voltada para instituições de ensino, sejam elas escolas públicas ou privadas, e 44 na categoria B, que reconhece a educação em direitos humanos realizada por organizações da sociedade civil vinculadas ao trabalho de educação não-formal.

Conheça as instituições finalistas da Categoria A

• Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho, localizada em Sobradinho – DF, com o projeto “Vivências para o Bem Viver”.
  • Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (CEEPIA), localizado em Salvador – BA, com o projeto “Clube de Leitura: O Capítulo que falta”.
  • Colégio Estadual São José, localizado em Palmas – TO, com o projeto “Meninas Protagonistas: separadas somos pétalas, juntas somos rosas”.
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental “Duque de Caxias”, localizada em Iporanga – São Paulo, com o projeto “Aula Pública, e os novos desafios, com a pandemia da Covid-19”.
  • Unidade de Ensino Janoca Maciel, localizado em Pedreiras – MA, com o projeto “Janoca News – Educação contra desinformação”.

Conheça as instituições finalistas da Categoria B

• Associação Social UniFavela, localizada no Rio de Janeiro – RJ, com o projeto “Unifavela – Semeando o ensino popular”.
  • CAMI – Centro de Apoio Pastoral do Migrante, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Capacitação e prevenção do subemprego e trabalho análogo ao de escravo dos imigrantes para condições dignas de vida”.
  • Jeduca – Associação de Jornalistas de educação, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Jeduca – Associação de Jornalistas de educação”.
  • Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusiva, localizado em Guarulhos -SP, com o “Projeto Brincar”.
  • Modelo das Nações Unidas para Ensino Médio, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Instituto Global de Attitude”.

Até 15 de dezembro serão anunciados os vencedores nacionais de cada categoria que participarão da convocatória ibero-americana, a segunda etapa do Prêmio, e irão ao IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que será realizado em local e data ainda a serem definidos. Nessa fase serão escolhidos os quatro vencedores ibero-americanos, dois por categoria. Devido ao contexto da pandemia global, o evento será programado de acordo com as circunstâncias permitidas no momento.

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Parceria entre Fundação SM e Itaú Social doa mais de 15,2 mil livros para Pontos Myra

Matéria 26/08/2022

Aproximadamente 2,5 mil crianças e jovens receberam kits com livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.