Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

14 de dezembro de 2021 Ouvir o texto

• Foram 71 inscritos na edição 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil Oscar Arnulfo Romero
  • Cada instituição vencedora concorrerá na etapa internacional do Prêmio, cujo prêmio será 5.000 dólares

A Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) anunciam os vencedores da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero. Na Categoria A, a vencedora foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19. Enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela do Rio de Janeiro, foi o vencedor na Categoria B.

A premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantia do direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz e a importância da educação em valores e direitos humanos.

Este ano o destaque foi dado a projetos que focam no direito à saúde dentro da sala de aula e que contribuem para a superação dos desafios educacionais advindos da pandemia da COVID-19.

No Brasil foram 71 inscritos na edição de 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humano. Concorreram na Categoria A 27 instituições escolares de educação formal, públicas ou privadas. Na categoria B, que reconhece a educação em direitos humanos realizada por organizações da sociedade civil, 44 entidades participaram do processo.

Ambas irão concorrer a um prêmio de 5 mil dólares na etapa internacional do Prêmio e participarão do IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos. Nessa fase é anunciada a classificação final com os quatro vencedores da Ibero-América, sendo dois por categoria. Devido ao contexto da pandemia, o evento, com data e local a serem definidas, será programado de acordo com as circunstâncias permitidas no momento.

“A pandemia desnudou muitas diferenças sociais. Prêmios como este servem para reconhecer a iniciativa de tantas organizações que mesmo diante de todas as adversidades que fomos impostos, não mediram esforços para reparar, de alguma forma, a privação do direto à educação que tantas crianças e adolescentes sofreram durante a pandemia”, afirma Mariana Franco, gerente da Fundação SM.

­­­Para o Diretor e Chefe de Representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos serve de estímulo para que organizações se engajem em iniciativas que contribuam para minimizar os efeitos da pandemia. “Ao todo foram 71 projetos inscritos, demonstrando a força ativa dessas entidades e a importância que elas possuem na implementação da educação em direitos humanos no cotidiano de crianças e jovens. Através desse Prêmio a OEI, em parceria com a Fundação SM, reconhece e valoriza essas iniciativas”, afirmou.

Conheça o Projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19

Professor e aluno são protagonistas e têm na comunidade o palco principal de atuação. O Projeto, que já era significativo, ganhou ainda mais importância com a pandemia. Os alunos são estimulados a refletir sobre os problemas que os cercam. O professor então se utiliza dessa mesma realidade para repassar o aprendizado por meio de atividades educativas que estão ao alcance de todos. São ensinados conceitos como o de ocupação dos espaços, ressignificação do bairro e envolvimento social.

Nome da Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental “Duque de Caxias”

Responsável pelo projeto: Paulo Roberto Magalhães

Mais Informações: www.facebook.com/groups/857042934459934

Conheça o Projeto UniFavela – Semeando o ensino popular

O Projeto realiza um trabalho político-pedagógico antirracista. Por meio de uma dinâmica de pré-vestibular, fortalece a formação de sujeitos pensantes que, de forma autônoma e espontânea, adquirem as condições necessárias para buscarem uma ampla emancipação humana e para corroborarem para o fim do racismo e qualquer outro meio de opressão e silenciamento.

O UniFavela apresenta uma proposta de empoderamento das minorias, com exercícios de cidadania e ampliação de horizontes aos jovens. Seu alcance está diretamente relacionado com a criação de espaços alternativos de enfrentamento e busca de soluções dos problemas sociais.

Nome da Instituição: Associação Social UniFavela

Responsável pelo projeto: Breno Laerte Pacífico Pinto

Mais Informações: www.unifavela.com.br

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.