Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

21 de outubro de 2020 Ouvir o texto

No dia 13 de outubro, mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Coordenação Especial de Projetos Estratégicos da Educação (CEPEE) e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realizado em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral e com o apoio da Fundação SM.

O objetivo do programa é discutir a concepção de Educação Integral e Territórios Educativos com a finalidade de orientar a política educacional no contexto das redes e das escolas, além de apoiar a reorganização curricular das escolas de tempo integral, para assegurar a qualidade do ensino para todos os seus estudantes.

Para a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a pandemia provocada pela Covid-19 amplificou o sentido de urgência em se recriar as escolas, adotando modelos mais integradores baseados nos princípios da Educação Integral. “A Educação Integral reconhece as diferenças e as necessidades de cada criança, ao invés de unificar. Nós não podemos deixar nem uma criança pra trás, por isso a importância de aprofundar os laços com a comunidade e o entorno da escola”.

A formação será totalmente virtual, disponibilizada no ambiente de aprendizagem da Plataforma Anísio Teixeira, com carga horária de 72 horas. O conteúdo foi dividido em três módulos: fundamentos da Educação Integral; planejamento – que vai destrinchar o papel do Projeto Político Pedagógico (PPP) na implementação da Educação Integral; e, para fechar, um bloco sobre políticas educacionais. Ao fim da formação, os participantes terão subsídios para sistematizar e articular os objetivos e as necessidades dos PPP’s com os programas e políticas públicas das suas redes.

“Essa formação vai inspirar a construção de uma agenda coletiva, pois vai provocar o diálogo entre os profissionais e os diferentes territórios. Será muito fortalecedora, colocando no centro a formação dos estudantes em sua integralidade, articulada com a cidade e com a comunidade”, afirma Natacha Costa, diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz.

O estado da Bahia está dividido em 27 Territórios de Identidade, que identifica prioridades temáticas definidas a partir da realidade local de cada umas dessas regiões. No total, mais de 200 escolas de tempo integral localizadas em municípios de 26 núcleos territoriais de educação participarão dessa formação.

Para o secretário de Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, essa é uma estratégia para melhorar o vínculo com os estudantes e fortalecer a aprendizagem. “Com essa formação queremos proporcionar a qualificação e motivar a troca de experiência entre nossas unidades escolares”, afirmou. A iniciativa está alinhada com o plano de governo de expansão das escolas de tempo integral.

A primeira turma da Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral começou no dia 13 de outubro. A aula inaugural ocorreu no início de outubro de maneira remota e, além de Jerônimo, Pilar e Natacha, contou também com a participação da diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, e do superintendente do CEPEE Marcius Gomes. O programa está previsto para terminar em março de 2021.

Sistematização dos resultados

Ao final da formação, o Centro de Referências em Educação Integral vai sistematizar as reflexões levantadas ao longo dos módulos e transformar em um documento, que poderá ser usado para apoiar o programa de expansão das escolas de tempo integral no estado.

“À medida que a gente faça essa formação e que sistematize a aprendizagem dessas escolas que já fazem educação em tempo integral e estão se aprofundando e especializando em educação integral – que vai além do tempo de permanência na escola – , esse material vai servir de subsídio para as outras escolas que vão passar a atender nessa modalidade de ensino”, explica Fernando Mendes, gestor de projeto da Associação Cidade Escola Aprendiz. “Os saberes daqueles que já fazem podem ajudar a dar um norte para aqueles que vão começar”, finaliza.

Assista à aula inaugural completa:

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.