Educação Integral não é uma modalidade de ensino

4 de novembro de 2016 Ouvir o texto

“Educação Integral não é uma modalidade de ensino. É uma concepção de educação, que coloca o aluno no centro do processo e busca o desenvolvimento dos indivíduos em todas as suas dimensões”. A afirmação abre o vídeo desenvolvido por ocasião do SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral, que aconteceu em outubro, em São Paulo.

Realizado pelo Canal Futura, o filme mescla animação e entrevistas para abordar os principais temas relacionados ao conceito de Educação Integral. Os entrevistados são os representantes da instituições responsáveis pela realização do SIEI: a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda; a Superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann; o Diretor Regional do SESC-SP, Danilo Miranda; a Gerente Geral de Educação Profissional da Fundação Roberto Marinho, Aparecida Lacerda; a Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa; e a Superintendente do Cenpec, Anna Helena Altenfelder.

O vídeo reflete sobre o conceito de educação integral.

SIEI

Realizado pela Fundação SM anualmente, o Seminário busca promover um debate sobre os desafios da educação contemporânea, além de apoiar os agentes educacionais na tarefa de garantir o ensino e a aprendizagem de crianças e jovens.

Acesse os conteúdos do SIEI aqui: www.sieibrasil.com.br

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.