Educação Integral não é uma modalidade de ensino

4 de novembro de 2016 Ouvir o texto

“Educação Integral não é uma modalidade de ensino. É uma concepção de educação, que coloca o aluno no centro do processo e busca o desenvolvimento dos indivíduos em todas as suas dimensões”. A afirmação abre o vídeo desenvolvido por ocasião do SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral, que aconteceu em outubro, em São Paulo.

Realizado pelo Canal Futura, o filme mescla animação e entrevistas para abordar os principais temas relacionados ao conceito de Educação Integral. Os entrevistados são os representantes da instituições responsáveis pela realização do SIEI: a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda; a Superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann; o Diretor Regional do SESC-SP, Danilo Miranda; a Gerente Geral de Educação Profissional da Fundação Roberto Marinho, Aparecida Lacerda; a Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa; e a Superintendente do Cenpec, Anna Helena Altenfelder.

O vídeo reflete sobre o conceito de educação integral.

SIEI

Realizado pela Fundação SM anualmente, o Seminário busca promover um debate sobre os desafios da educação contemporânea, além de apoiar os agentes educacionais na tarefa de garantir o ensino e a aprendizagem de crianças e jovens.

Acesse os conteúdos do SIEI aqui: www.sieibrasil.com.br

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.