Homenagem a Antonio Candido

18 de maio de 2017 Ouvir o texto

A Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) manifesta profundo pesar pela morte de Antonio Candido de Mello e Souza, ocorrida na última sexta-feira (12/05).

Porém, neste singelo tributo entre tantos que lhe estão sendo feitos, queremos homenageá-lo com a alegria de ter tido entre nós esse que foi muito mais do que um intelectual, mas um ser humano admirável, que teve uma trajetória exemplar, como pesquisador, cientista social, professor universitário, crítico literário e ativista político, com convicções firmes, sem quaisquer resquícios de dogmatismo e arrogância, sempre com profunda humildade.

No ensaio “Direitos Humanos e Literatura”, Candido destacou o que para ele são traços essenciais da humanidade, relacionados à fruição da arte literária, entre outras criações simbólicas: o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso de beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.

Tomando literatura num sentido amplo, de criação e manifestação ficcional, poética e dramática de todas as camadas de uma sociedade e das mais variadas civilizações, em todos os tempos da história humana, neste ensaio o autor defendeu o direito humano à literatura, alçando-a à condição de bem incompressível, ou seja, aquele que não pode ser negado a ninguém (CANDIDO, 1989, p. 111-112). Como objeto construído pelo ser humano para dar forma ao mundo, para “nos libertar do caos”  e, portanto, para nos humanizar, a literatura constitui-se em uma “necessidade universal” e negar sua fruição seria “mutilar nossa humanidade” (CANDIDO, 1989, p. 122) .

Com essas declarações, Candido inspirou toda uma geração de ativistas e movimentos pelo direito humano à literatura no Brasil, entre os quais a Rede LEQT, que se fundamenta na convicção de que a apropriação democrática e universal da cultura escrita é um desafio civilizatório e, como tal, deve ser assumido pelo Estado, pelos setores produtivos e por toda a sociedade.

Assim, a Rede LEQT acredita que a grandiosa obra de Antonio Candido continuará viva em todas as ações em prol da universalização do direito humano à cultura escrita no Brasil.

Rede LEQT

Apostando na valorização da cultura escrita como um dos pilares da democracia, a Rede LEQT reúne representantes de investidores sociais privados, organizações da sociedade civil, setor público, academia, produção editorial, bibliotecários, autores e leitores que atuam pela promoção da cultura escrita no País.

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.