Homenagem a Antonio Candido

18 de maio de 2017 Ouvir o texto

A Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) manifesta profundo pesar pela morte de Antonio Candido de Mello e Souza, ocorrida na última sexta-feira (12/05).

Porém, neste singelo tributo entre tantos que lhe estão sendo feitos, queremos homenageá-lo com a alegria de ter tido entre nós esse que foi muito mais do que um intelectual, mas um ser humano admirável, que teve uma trajetória exemplar, como pesquisador, cientista social, professor universitário, crítico literário e ativista político, com convicções firmes, sem quaisquer resquícios de dogmatismo e arrogância, sempre com profunda humildade.

No ensaio “Direitos Humanos e Literatura”, Candido destacou o que para ele são traços essenciais da humanidade, relacionados à fruição da arte literária, entre outras criações simbólicas: o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso de beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.

Tomando literatura num sentido amplo, de criação e manifestação ficcional, poética e dramática de todas as camadas de uma sociedade e das mais variadas civilizações, em todos os tempos da história humana, neste ensaio o autor defendeu o direito humano à literatura, alçando-a à condição de bem incompressível, ou seja, aquele que não pode ser negado a ninguém (CANDIDO, 1989, p. 111-112). Como objeto construído pelo ser humano para dar forma ao mundo, para “nos libertar do caos”  e, portanto, para nos humanizar, a literatura constitui-se em uma “necessidade universal” e negar sua fruição seria “mutilar nossa humanidade” (CANDIDO, 1989, p. 122) .

Com essas declarações, Candido inspirou toda uma geração de ativistas e movimentos pelo direito humano à literatura no Brasil, entre os quais a Rede LEQT, que se fundamenta na convicção de que a apropriação democrática e universal da cultura escrita é um desafio civilizatório e, como tal, deve ser assumido pelo Estado, pelos setores produtivos e por toda a sociedade.

Assim, a Rede LEQT acredita que a grandiosa obra de Antonio Candido continuará viva em todas as ações em prol da universalização do direito humano à cultura escrita no Brasil.

Rede LEQT

Apostando na valorização da cultura escrita como um dos pilares da democracia, a Rede LEQT reúne representantes de investidores sociais privados, organizações da sociedade civil, setor público, academia, produção editorial, bibliotecários, autores e leitores que atuam pela promoção da cultura escrita no País.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.