Escrever como leitores: a literatura no cotidiano de crianças e jovens ibero-americanos

1 de julho de 2019 Ouvir o texto

“Uma obra tem tantos escritores como leitores”. Sob esse lema surge, em 2009Escribir como lectores [Escrever como leitores], um programa no qual crianças e jovens atuam como membros de uma comunidade de leitores e escritores para compartilhar uma obra literária. O autor se envolve nesse processo participativo de criação, reflexão e indagação literária, que entusiasma e alimenta seu gosto pela literatura.

Escribir como lectores é uma maneira diferente de aprender na escola. Por meio do Programa, os alunos se transformam em autores de obras iniciadas por um escritor profissional, se encontram para “fazer literatura”, vivem e compartilham a literatura em diversas situações do dia a dia.

Este projeto ibero-americano, promovido pela Fundação SM em parceria com a Asociación Española de Lectura y Escritura (AELE), acontece em sete países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, México e República Dominicana) e alcança mais de 50.000 crianças e jovens. Seu objetivo é a construção de um processo de acompanhamento da leitura e da escrita para integrar a literatura, como um discurso cultural que atravessa e modela a identidade pessoal, no cotidiano das crianças e jovens.

*Texto publicado originalmente no site da Fundação SM Global.

Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Matéria 16/11/2020

A educação é a pedra angular desta nova era; uma educação que deve ser pensada pelos próprios educadores, que eduque para ser e para conhecer. Isso significa ensinar a pesquisar, ou seja, desenvolver a “capacidade de pensar o que ninguém pensou antes”.

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

Matéria 16/11/2020

Confira os temas de todos os webinários e veja os principais destaques dos encontros que já ocorreram.

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.