Escrever como leitores: a literatura no cotidiano de crianças e jovens ibero-americanos

1 de julho de 2019 Ouvir o texto

“Uma obra tem tantos escritores como leitores”. Sob esse lema surge, em 2009Escribir como lectores [Escrever como leitores], um programa no qual crianças e jovens atuam como membros de uma comunidade de leitores e escritores para compartilhar uma obra literária. O autor se envolve nesse processo participativo de criação, reflexão e indagação literária, que entusiasma e alimenta seu gosto pela literatura.

Escribir como lectores é uma maneira diferente de aprender na escola. Por meio do Programa, os alunos se transformam em autores de obras iniciadas por um escritor profissional, se encontram para “fazer literatura”, vivem e compartilham a literatura em diversas situações do dia a dia.

Este projeto ibero-americano, promovido pela Fundação SM em parceria com a Asociación Española de Lectura y Escritura (AELE), acontece em sete países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, México e República Dominicana) e alcança mais de 50.000 crianças e jovens. Seu objetivo é a construção de um processo de acompanhamento da leitura e da escrita para integrar a literatura, como um discurso cultural que atravessa e modela a identidade pessoal, no cotidiano das crianças e jovens.

*Texto publicado originalmente no site da Fundação SM Global.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.