Escrever como leitores: a literatura no cotidiano de crianças e jovens ibero-americanos

1 de julho de 2019 Ouvir o texto

“Uma obra tem tantos escritores como leitores”. Sob esse lema surge, em 2009Escribir como lectores [Escrever como leitores], um programa no qual crianças e jovens atuam como membros de uma comunidade de leitores e escritores para compartilhar uma obra literária. O autor se envolve nesse processo participativo de criação, reflexão e indagação literária, que entusiasma e alimenta seu gosto pela literatura.

Escribir como lectores é uma maneira diferente de aprender na escola. Por meio do Programa, os alunos se transformam em autores de obras iniciadas por um escritor profissional, se encontram para “fazer literatura”, vivem e compartilham a literatura em diversas situações do dia a dia.

Este projeto ibero-americano, promovido pela Fundação SM em parceria com a Asociación Española de Lectura y Escritura (AELE), acontece em sete países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, México e República Dominicana) e alcança mais de 50.000 crianças e jovens. Seu objetivo é a construção de um processo de acompanhamento da leitura e da escrita para integrar a literatura, como um discurso cultural que atravessa e modela a identidade pessoal, no cotidiano das crianças e jovens.

*Texto publicado originalmente no site da Fundação SM Global.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?