Escrever como leitores: a literatura no cotidiano de crianças e jovens ibero-americanos

1 de julho de 2019 Ouvir o texto

“Uma obra tem tantos escritores como leitores”. Sob esse lema surge, em 2009Escribir como lectores [Escrever como leitores], um programa no qual crianças e jovens atuam como membros de uma comunidade de leitores e escritores para compartilhar uma obra literária. O autor se envolve nesse processo participativo de criação, reflexão e indagação literária, que entusiasma e alimenta seu gosto pela literatura.

Escribir como lectores é uma maneira diferente de aprender na escola. Por meio do Programa, os alunos se transformam em autores de obras iniciadas por um escritor profissional, se encontram para “fazer literatura”, vivem e compartilham a literatura em diversas situações do dia a dia.

Este projeto ibero-americano, promovido pela Fundação SM em parceria com a Asociación Española de Lectura y Escritura (AELE), acontece em sete países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, México e República Dominicana) e alcança mais de 50.000 crianças e jovens. Seu objetivo é a construção de um processo de acompanhamento da leitura e da escrita para integrar a literatura, como um discurso cultural que atravessa e modela a identidade pessoal, no cotidiano das crianças e jovens.

*Texto publicado originalmente no site da Fundação SM Global.

Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

Matéria 25/06/2019

A exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana acontecerá entre 03 e 28 de julho

Mais pessoas nas escolas

Artigo 05/06/2019

Confira o artigo de Cinthia Rodrigues, Líder Transformadora da Educação, sobre o projeto Quero na Escola.

Líderes Transformadores: Antônio Lovato

Matéria 30/05/2019

"Ser um Líder Transformador significa fazer parte de uma rede muito poderosa em dez países ibero-americanos focada em fortalecer esforços por uma educação para todos."

Prêmio de Educação em Direitos Humanos tem inscrições prorrogadas

Matéria 07/05/2019

Novo prazo para candidatura de experiências termina dia 15 de julho.

Ilustradora italiana vence 10º Prêmio Internacional de Ilustração da Feira de Bolonha

Matéria 29/04/2019

Decisão foi anunciada em evento realizado na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha