7 de novembro de 2016 Ouvir o texto
Tem início, hoje, o período de inscrições para o 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. Promovida pela Fundação SM, em parceria com a Edições SM, a premiação pretende “estimular a produção literária nacional e aproximar as crianças e os jovens da literatura”.
Podem participar autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil, que tenham escrito obras de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e jovens. Os originais devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Textos publicados, mesmo que parcialmente, em outros livros, antologias e revistas, entre outros, serão desclassificados.
As obras enviadas passarão pelo crivo de um júri, formado por especialistas em literatura. O vencedor do concurso será revelado durante a cerimônia do Prêmio Barco a Vapor, prevista para 2017.
Além de ter seu original publicado no selo da coleção Barco a Vapor, o vencedor do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil receberá um adiantamento, a título de direitos autorais, no valor de R$ 40 mil.
12º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil
O vencedor da edição de 2016, anunciado durante a cerimônia de entrega do prêmio, em setembro, foi o autor Lucas Carvalho, com a obra Deslumbres e assombros de uma jornada fabulosa, que será publicada pelas Edições SM e lançada em 2017. Segundo o júri, o livro “se vale de um narrador ultraconsciente, que discute os caminhos da própria história e convoca de forma bem-humorada a participação do leitor, além de retomar a tradição das narrativas de aventura”.
INSCRIÇÕES – 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil
Início: 07 de novembro de 2016
Término: 31 de janeiro de 2017
Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →Matéria 16/12/2020
Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.
Saiba mais →Matéria 09/12/2020
Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia
Saiba mais →