Estão abertas as inscrições para o concurso O que você está lendo

6 de fevereiro de 2019 Ouvir o texto

Em sua sexta edição, O que você está lendo, concurso promovido pela Fundação SMe a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI,está com as inscrições abertas até 10 de maio.

Voltado para jovens entre 15 e 17 anos, o concurso ibero-americano premia experiências literárias difundidas em blogs ou plataformas audiovisuais – como YouTube e similares –, elaborados individualmente ou em grupo. A iniciativa tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre os jovens da Ibero-Américae gerar uma ampla rede de blogs, com o intuito de gerar conhecimento, conexão, compartilhamento de experiências e a construção de uma identidade ao redor da leitura.

Na edição anterior do concurso, participaram 752 blogs criados por estudantes de 19 países ibero-americanos.Este ano, a iniciativa pretende dar mais importância à diversidade de orientações, temas e línguas.

Segundo o Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil 2017publicado pela Fundação SM, o fenômeno booktuber(assim como páginas web, blogs, revistas digitais e redes sociais) é fundamental para aproximar a literatura dos jovens, fomentar a leitura e compartilhar experiências literárias.

Além do certificado de participação, os vencedores de cada país recebem um tablet.Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e a Cláusula de Proteção de Dados e enviar para o email brasil@questasleyendo.org. O trabalho pode ser orientado por um professor ou responsável, mas a autoria será sempre dos estudantes.

O que você está lendo

Inscrições: de 6 de fevereiro a 10 de maio

Dicas e recursos: www.oei.es/pt

Saiba mais: www.oei.es/pt

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.