Voltar

Estão abertas as inscrições para o concurso O que você está lendo

6 de fevereiro de 2019 Ouvir o texto

Em sua sexta edição, O que você está lendo, concurso promovido pela Fundação SMe a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI,está com as inscrições abertas até 10 de maio.

Voltado para jovens entre 15 e 17 anos, o concurso ibero-americano premia experiências literárias difundidas em blogs ou plataformas audiovisuais – como YouTube e similares –, elaborados individualmente ou em grupo. A iniciativa tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre os jovens da Ibero-Américae gerar uma ampla rede de blogs, com o intuito de gerar conhecimento, conexão, compartilhamento de experiências e a construção de uma identidade ao redor da leitura.

Na edição anterior do concurso, participaram 752 blogs criados por estudantes de 19 países ibero-americanos.Este ano, a iniciativa pretende dar mais importância à diversidade de orientações, temas e línguas.

Segundo o Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil 2017publicado pela Fundação SM, o fenômeno booktuber(assim como páginas web, blogs, revistas digitais e redes sociais) é fundamental para aproximar a literatura dos jovens, fomentar a leitura e compartilhar experiências literárias.

Além do certificado de participação, os vencedores de cada país recebem um tablet.Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e a Cláusula de Proteção de Dados e enviar para o email brasil@questasleyendo.org. O trabalho pode ser orientado por um professor ou responsável, mas a autoria será sempre dos estudantes.

 

O que você está lendo

Inscrições: de 6 de fevereiro a 10 de maio

Dicas e recursos: www.oei.es/pt

Saiba mais: www.oei.es/pt

SIEI México discute a educação no contexto atual

Matéria 13/04/2021

Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.

Saiba mais

Tecnologia com propósito em prol da cidadania global

Matéria 12/04/2021

A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.

Saiba mais

Geração Go para educadores

Matéria 22/03/2021

Formação para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula e que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Geração Go para jovens

Matéria 22/03/2021

Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.

Saiba mais

Conheça o Geração Go da Fundação SM

Matéria 22/03/2021

Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Ver mais notícias