Estão abertas as inscrições para o concurso O que você está lendo

6 de fevereiro de 2019 Ouvir o texto

Em sua sexta edição, O que você está lendo, concurso promovido pela Fundação SMe a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI,está com as inscrições abertas até 10 de maio.

Voltado para jovens entre 15 e 17 anos, o concurso ibero-americano premia experiências literárias difundidas em blogs ou plataformas audiovisuais – como YouTube e similares –, elaborados individualmente ou em grupo. A iniciativa tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre os jovens da Ibero-Américae gerar uma ampla rede de blogs, com o intuito de gerar conhecimento, conexão, compartilhamento de experiências e a construção de uma identidade ao redor da leitura.

Na edição anterior do concurso, participaram 752 blogs criados por estudantes de 19 países ibero-americanos.Este ano, a iniciativa pretende dar mais importância à diversidade de orientações, temas e línguas.

Segundo o Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil 2017publicado pela Fundação SM, o fenômeno booktuber(assim como páginas web, blogs, revistas digitais e redes sociais) é fundamental para aproximar a literatura dos jovens, fomentar a leitura e compartilhar experiências literárias.

Além do certificado de participação, os vencedores de cada país recebem um tablet.Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e a Cláusula de Proteção de Dados e enviar para o email brasil@questasleyendo.org. O trabalho pode ser orientado por um professor ou responsável, mas a autoria será sempre dos estudantes.

O que você está lendo

Inscrições: de 6 de fevereiro a 10 de maio

Dicas e recursos: www.oei.es/pt

Saiba mais: www.oei.es/pt

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia