Estão abertas as inscrições para voluntários do Myra em São Paulo

12 de fevereiro de 2019 Ouvir o texto

Você pensa em dedicar um tempinho a fazer o bem, mas não sabe ao certo por onde começar? Leitura é um dos temas de seu interesse? Gostaria de ser um dos responsáveis por impactos positivos na escola pública brasileira? Por fim, você mora em São Paulo? Se a sua resposta foi sim para as questões acima, a convocatória de voluntários do Programa Myrapode ser exatamente o que você buscava.

A iniciativa da Fundação SM, que conta com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, está com inscrições abertas para voluntários que tenham interesse em ler semanalmente com uma criança, em uma das quatro escolas participantes do Programa:  EMEF Coronel Ary Gomes (Jardim Andaraí); EMEF Cacilda Becker (Jabaquara); EMEF Desembargador Amorim Lima (Vila Gomes); EE Alfredo Paulino (Alto da Lapa).

“Em 2019, o Myra entra em seu terceiro ano de atuação com saldo positivo. As repactuações com escolas e voluntários possibilitarão a continuidade do trabalho de aperfeiçoamento das competências leitoras das crianças participantes do Programa. A experiência vivenciada até aqui nos entusiasma. Temos a certeza de que é possível atuar positivamente para o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir de um ingrediente muito potente: a reunião de pessoas diversas em prol de um bem comum”, diz Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

Na prática, a iniciativapromove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura. Para Cristiane Tavares, coordenadora pedagógica do Myra, pela equipe CEDAC, a assiduidade dos voluntários é condição fundamental para o sucesso da experiência. “O compromisso e a frequência do voluntário constroem uma relação de confiança e permanência, que qualifica muito positivamente os encontros. O Myra valoriza a presença qualificada como condição para o estabelecimento de vínculos afetivos, determinantes para toda e qualquer aprendizagem”, explica.

Para ser um voluntário Myra é preciso saber ler em português, ter disponibilidade e vontade de acompanhar a evolução do vínculo de uma criança com a leitura e o desenvolvimento de suas capacidades leitoras. O processo de inscrição é gratuito, rápido e online. Recomendamos que antes de preencher a ficha de inscrição, o interessado leia o texto “O que é preciso para ser um voluntário Myra”.

Sobre o Myra

Inspirado no projeto catalão Lecxit, da Fundação Jaume Bofill, o Programa pretende contribuir para melhorar cada vez mais a compreensão e o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

De origem Tupi, myra remete aos vocábulos gente, pessoas, grupo, e concentra valores fundamentais para o programa, como integração, coletividade, relações, desenvolvimento e horizontes.

Venha fazer parte da nossa rede de #VOLUNTÁRIOS pela leitura em São Paulo!

#MYRAJUNTOSPELA LEITURA

Inscrições de Voluntários do Programa Myra 2019

Data: até 28 de fevereiro de 2019

Informações: http://programamyra.org/material/voluntario/

Ficha de inscrição: http://programamyra.org/gestao/inscricao

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.