Estão abertas as inscrições para voluntários do Myra em São Paulo

12 de fevereiro de 2019 Ouvir o texto

Você pensa em dedicar um tempinho a fazer o bem, mas não sabe ao certo por onde começar? Leitura é um dos temas de seu interesse? Gostaria de ser um dos responsáveis por impactos positivos na escola pública brasileira? Por fim, você mora em São Paulo? Se a sua resposta foi sim para as questões acima, a convocatória de voluntários do Programa Myrapode ser exatamente o que você buscava.

A iniciativa da Fundação SM, que conta com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, está com inscrições abertas para voluntários que tenham interesse em ler semanalmente com uma criança, em uma das quatro escolas participantes do Programa:  EMEF Coronel Ary Gomes (Jardim Andaraí); EMEF Cacilda Becker (Jabaquara); EMEF Desembargador Amorim Lima (Vila Gomes); EE Alfredo Paulino (Alto da Lapa).

“Em 2019, o Myra entra em seu terceiro ano de atuação com saldo positivo. As repactuações com escolas e voluntários possibilitarão a continuidade do trabalho de aperfeiçoamento das competências leitoras das crianças participantes do Programa. A experiência vivenciada até aqui nos entusiasma. Temos a certeza de que é possível atuar positivamente para o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir de um ingrediente muito potente: a reunião de pessoas diversas em prol de um bem comum”, diz Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

Na prática, a iniciativapromove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura. Para Cristiane Tavares, coordenadora pedagógica do Myra, pela equipe CEDAC, a assiduidade dos voluntários é condição fundamental para o sucesso da experiência. “O compromisso e a frequência do voluntário constroem uma relação de confiança e permanência, que qualifica muito positivamente os encontros. O Myra valoriza a presença qualificada como condição para o estabelecimento de vínculos afetivos, determinantes para toda e qualquer aprendizagem”, explica.

Para ser um voluntário Myra é preciso saber ler em português, ter disponibilidade e vontade de acompanhar a evolução do vínculo de uma criança com a leitura e o desenvolvimento de suas capacidades leitoras. O processo de inscrição é gratuito, rápido e online. Recomendamos que antes de preencher a ficha de inscrição, o interessado leia o texto “O que é preciso para ser um voluntário Myra”.

Sobre o Myra

Inspirado no projeto catalão Lecxit, da Fundação Jaume Bofill, o Programa pretende contribuir para melhorar cada vez mais a compreensão e o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

De origem Tupi, myra remete aos vocábulos gente, pessoas, grupo, e concentra valores fundamentais para o programa, como integração, coletividade, relações, desenvolvimento e horizontes.

Venha fazer parte da nossa rede de #VOLUNTÁRIOS pela leitura em São Paulo!

#MYRAJUNTOSPELA LEITURA

Inscrições de Voluntários do Programa Myra 2019

Data: até 28 de fevereiro de 2019

Informações: http://programamyra.org/material/voluntario/

Ficha de inscrição: http://programamyra.org/gestao/inscricao

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.