Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana ganha nova casa

21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto

Originalmente exibida no Instituto Tomie Ohtake, em 2019, a Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana – Um Olhar sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra ganhou uma nova casa em 2020: a Biblioteca de São Paulo (BSP). A mostra, que tem a curadoria do ilustrador e artista brasileiro Fernando Vilela, conta com 40 trabalhos de 12 ilustradores, e ficará aberta ao público até o dia 29 de março.

Para chegar nas 40 ilustrações selecionadas, Vilela fez uma minuciosa curadoria vasculhando o acervo com todas as peças exibidas nas últimas nove edições do Catálogo. O resultado é a reunião de trabalhos criados em épocas distintas e que utilizam técnicas variadas como colagem, gravura, pintura, desenho e recursos digitais e, ainda assim, dialogam entre si sob o conceito da invenção gráfica.

Fazem parte da exposição os artistas Laerte Silvino, do Brasil; Amanda Mijangos e Ixchel Estrada, do México; Manuel Marsol, Joan Negrescolor e Juan Bernabeu da Espanha; María Luque, da Argentina; Roger Ycaza, do Equador; Marta Madureira, de Portugal; Matías Acosta, do Uruguai; Catalina Carvajal, da Colômbia; e Sol Undurraga, do Chile.

Serviço:

A exposição fica no piso térreo da biblioteca, no Parque da Juventude

Av. Cruzeiro do Sul, nº 2630 – Zona Norte de São Paulo

De terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30

A entrada é gratuita e tem classificação indicativa livre

Até 29 de março

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.