21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto
Originalmente exibida no Instituto Tomie Ohtake, em 2019, a Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana – Um Olhar sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra ganhou uma nova casa em 2020: a Biblioteca de São Paulo (BSP). A mostra, que tem a curadoria do ilustrador e artista brasileiro Fernando Vilela, conta com 40 trabalhos de 12 ilustradores, e ficará aberta ao público até o dia 29 de março.
Para chegar nas 40 ilustrações selecionadas, Vilela fez uma minuciosa curadoria vasculhando o acervo com todas as peças exibidas nas últimas nove edições do Catálogo. O resultado é a reunião de trabalhos criados em épocas distintas e que utilizam técnicas variadas como colagem, gravura, pintura, desenho e recursos digitais e, ainda assim, dialogam entre si sob o conceito da invenção gráfica.
Fazem parte da exposição os artistas Laerte Silvino, do Brasil; Amanda Mijangos e Ixchel Estrada, do México; Manuel Marsol, Joan Negrescolor e Juan Bernabeu da Espanha; María Luque, da Argentina; Roger Ycaza, do Equador; Marta Madureira, de Portugal; Matías Acosta, do Uruguai; Catalina Carvajal, da Colômbia; e Sol Undurraga, do Chile.
Serviço:
A exposição fica no piso térreo da biblioteca, no Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, nº 2630 – Zona Norte de São Paulo
De terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30
A entrada é gratuita e tem classificação indicativa livre
Até 29 de março
Matéria 25/02/2021
Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.
Saiba mais →Matéria 04/02/2021
As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.
Saiba mais →Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →