Voltar

Fundação SM promove debates sobre Educação no IV EMDS

24 de abril de 2017 Ouvir o texto

Tem início, hoje (24), o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS, que acontecerá até o dia 28 de abril, em Brasília, sob o tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, o evento bienal reúne gestores municipais de todo o país para debater temas como direito à cidade, serviços e políticas públicas como direitos da cidadania. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é “fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros”.

A Fundação SM participa do evento como uma das instituições responsáveis pela coordenação da sala temática de Educação, pautada pelo tema “Os desafios federativos para a promoção da cidadania e da transversalidade na Educação”. No centro dos debates está o Plano Nacional de Educação e as alternativas possíveis para a garantia do direto à educação de qualidade.

Mediada pela fundadora do Movimento Down, Maria Antônia Goulart, a primeira mesa vai abordar o tema “Educação Infantil: Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade”. Entre os debatedores estão Rita Coelho, Rossieli Soares da Silva e Alexandre Schneider.

O tema “Do IDEB ao desenvolvimento integral: qualidade com equidade” será enfocado na segunda mesa, sob mediação de Angela Dannemann, da Fundação Itaú Social. Entre outros nomes, participam do debate a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, e a coordenadora da Semana de Ação Mundial 2017, Maria Rehder.

Mediada pela especialista em educação, Cleuza Repulho, a terceira conferência discutirá os “Consórcios: possibilidade de construção de políticas públicas articuladas para a educação no território”.

Sob a moderação da Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a mesa que encerra o evento coloca em perspectiva a valorização dos professores a partir de “uma análise pós-aprovação da PEC 241, aprovada com objetivo de congelar gastos públicos e contornar a crise econômica”.

Confira a programação completa aqui.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Saiba mais

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Saiba mais

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

Ver mais notícias