Voltar

Fundação SM promove debates sobre Educação no IV EMDS

24 de abril de 2017 Ouvir o texto

Tem início, hoje (24), o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS, que acontecerá até o dia 28 de abril, em Brasília, sob o tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, o evento bienal reúne gestores municipais de todo o país para debater temas como direito à cidade, serviços e políticas públicas como direitos da cidadania. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é “fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros”.

A Fundação SM participa do evento como uma das instituições responsáveis pela coordenação da sala temática de Educação, pautada pelo tema “Os desafios federativos para a promoção da cidadania e da transversalidade na Educação”. No centro dos debates está o Plano Nacional de Educação e as alternativas possíveis para a garantia do direto à educação de qualidade.

Mediada pela fundadora do Movimento Down, Maria Antônia Goulart, a primeira mesa vai abordar o tema “Educação Infantil: Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade”. Entre os debatedores estão Rita Coelho, Rossieli Soares da Silva e Alexandre Schneider.

O tema “Do IDEB ao desenvolvimento integral: qualidade com equidade” será enfocado na segunda mesa, sob mediação de Angela Dannemann, da Fundação Itaú Social. Entre outros nomes, participam do debate a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, e a coordenadora da Semana de Ação Mundial 2017, Maria Rehder.

Mediada pela especialista em educação, Cleuza Repulho, a terceira conferência discutirá os “Consórcios: possibilidade de construção de políticas públicas articuladas para a educação no território”.

Sob a moderação da Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a mesa que encerra o evento coloca em perspectiva a valorização dos professores a partir de “uma análise pós-aprovação da PEC 241, aprovada com objetivo de congelar gastos públicos e contornar a crise econômica”.

Confira a programação completa aqui.

Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Matéria 16/11/2020

A educação é a pedra angular desta nova era; uma educação que deve ser pensada pelos próprios educadores, que eduque para ser e para conhecer. Isso significa ensinar a pesquisar, ou seja, desenvolver a “capacidade de pensar o que ninguém pensou antes”.

Saiba mais

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

Matéria 16/11/2020

Confira os temas de todos os webinários e veja os principais destaques dos encontros que já ocorreram.

Saiba mais

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Saiba mais

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Saiba mais

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Saiba mais

Ver mais notícias