24 de abril de 2017 Ouvir o texto
Tem início, hoje (24), o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS, que acontecerá até o dia 28 de abril, em Brasília, sob o tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.
Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, o evento bienal reúne gestores municipais de todo o país para debater temas como direito à cidade, serviços e políticas públicas como direitos da cidadania. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é “fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros”.
A Fundação SM participa do evento como uma das instituições responsáveis pela coordenação da sala temática de Educação, pautada pelo tema “Os desafios federativos para a promoção da cidadania e da transversalidade na Educação”. No centro dos debates está o Plano Nacional de Educação e as alternativas possíveis para a garantia do direto à educação de qualidade.
Mediada pela fundadora do Movimento Down, Maria Antônia Goulart, a primeira mesa vai abordar o tema “Educação Infantil: Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade”. Entre os debatedores estão Rita Coelho, Rossieli Soares da Silva e Alexandre Schneider.
O tema “Do IDEB ao desenvolvimento integral: qualidade com equidade” será enfocado na segunda mesa, sob mediação de Angela Dannemann, da Fundação Itaú Social. Entre outros nomes, participam do debate a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, e a coordenadora da Semana de Ação Mundial 2017, Maria Rehder.
Mediada pela especialista em educação, Cleuza Repulho, a terceira conferência discutirá os “Consórcios: possibilidade de construção de políticas públicas articuladas para a educação no território”.
Sob a moderação da Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a mesa que encerra o evento coloca em perspectiva a valorização dos professores a partir de “uma análise pós-aprovação da PEC 241, aprovada com objetivo de congelar gastos públicos e contornar a crise econômica”.
Confira a programação completa aqui.
Matéria 09/05/2022
Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.
Saiba mais →Matéria 28/04/2022
O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.
Saiba mais →Matéria 22/03/2022
Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.
Saiba mais →Matéria 08/03/2022
Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.
Saiba mais →Matéria 07/03/2022
Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →