Voltar

Fundação SM promove debates sobre Educação no IV EMDS

24 de abril de 2017 Ouvir o texto

Tem início, hoje (24), o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS, que acontecerá até o dia 28 de abril, em Brasília, sob o tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, o evento bienal reúne gestores municipais de todo o país para debater temas como direito à cidade, serviços e políticas públicas como direitos da cidadania. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é “fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros”.

A Fundação SM participa do evento como uma das instituições responsáveis pela coordenação da sala temática de Educação, pautada pelo tema “Os desafios federativos para a promoção da cidadania e da transversalidade na Educação”. No centro dos debates está o Plano Nacional de Educação e as alternativas possíveis para a garantia do direto à educação de qualidade.

Mediada pela fundadora do Movimento Down, Maria Antônia Goulart, a primeira mesa vai abordar o tema “Educação Infantil: Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade”. Entre os debatedores estão Rita Coelho, Rossieli Soares da Silva e Alexandre Schneider.

O tema “Do IDEB ao desenvolvimento integral: qualidade com equidade” será enfocado na segunda mesa, sob mediação de Angela Dannemann, da Fundação Itaú Social. Entre outros nomes, participam do debate a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, e a coordenadora da Semana de Ação Mundial 2017, Maria Rehder.

Mediada pela especialista em educação, Cleuza Repulho, a terceira conferência discutirá os “Consórcios: possibilidade de construção de políticas públicas articuladas para a educação no território”.

Sob a moderação da Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a mesa que encerra o evento coloca em perspectiva a valorização dos professores a partir de “uma análise pós-aprovação da PEC 241, aprovada com objetivo de congelar gastos públicos e contornar a crise econômica”.

Confira a programação completa aqui.

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias