Voltar

Fundação SM reuniu 20 Líderes Transformadores da Educação na República Dominicana

9 de maio de 2018 Ouvir o texto

A Fundação SM realizou na República Dominicana, entre os dias 12 e 20 de abril , o primeiro de uma série de encontros da segunda edição do Programa Líderes Transformadores da Educação, que reuniu 20 líderes, provenientes dos dez países ibero-americanos em que a Fundação está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana).

O Brasil foi representado por dois líderes, a jornalista e idealizadora do Quero na Escola, Cinthia Rodrigues, e o idealizador do livro Educação de Alma Brasileira, Antônio Lovato. “As aulas sobre a pedagogia do cuidado, as visitas a projetos encantadores e a troca com pessoas motivadas a melhorar a educação em toda a América Latina foram potencializadas por uma rotina que incluía música e um ambiente cercado pela natureza. Voltei pensando em como tratar de construir relações ainda mais humanas no Quero na Escola e na nossa educação”, contou  Cinthia Rodrigues sobre a vivência no Programa.

Durante a semana de trabalho, os líderes tiveram a oportunidade de visitar dois projetos educativos locais, o Centro Cultural Calasanz de La Puya, situado em um dos bairros mais pobres da República Dominicana, com mais de mil crianças em situação de vulnerabilidade, onde a Fundação SM desenvolve um programa de fomento à leitura; e o projeto La Vida sobre el Ozama,voltado para a regeneração do caminho do rio Ozama, que atende a mais de 7.000 pessoas em situação de pobreza.

O encontro contou com a orientação de Marcos Villamán e Bernardo Toro Arango, especialistas das áreas da Educação, da Ciências Sociais, da Filosofia e da Sociologia. Para Bernardo Toro, um líder é uma pessoa que tem a capacidade de oferecer solucões para problemas coletivos. A liderança é sempre concedida, é a confiança que alguém deposita em outra pessoa com a certeza de que ela é capaz de encontrar soluções adequadas a problemas coletivos”, diz.

O segundo encontro da edição 2018 acontecerá entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Sitges, Barcelona. O objetivo final do Programa é fomentar uma rede de líderes educativos com alta capacitação e verdadeiro compromisso com a inovação, que contribuam, a partir da educação, para o desenvolvimento econômico, social e cultural de seus países.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Saiba mais

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Saiba mais

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Ver mais notícias