9 de maio de 2018 Ouvir o texto
A Fundação SM realizou na República Dominicana, entre os dias 12 e 20 de abril , o primeiro de uma série de encontros da segunda edição do Programa Líderes Transformadores da Educação, que reuniu 20 líderes, provenientes dos dez países ibero-americanos em que a Fundação está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana).
O Brasil foi representado por dois líderes, a jornalista e idealizadora do Quero na Escola, Cinthia Rodrigues, e o idealizador do livro Educação de Alma Brasileira, Antônio Lovato. “As aulas sobre a pedagogia do cuidado, as visitas a projetos encantadores e a troca com pessoas motivadas a melhorar a educação em toda a América Latina foram potencializadas por uma rotina que incluía música e um ambiente cercado pela natureza. Voltei pensando em como tratar de construir relações ainda mais humanas no Quero na Escola e na nossa educação”, contou Cinthia Rodrigues sobre a vivência no Programa.
Durante a semana de trabalho, os líderes tiveram a oportunidade de visitar dois projetos educativos locais, o Centro Cultural Calasanz de La Puya, situado em um dos bairros mais pobres da República Dominicana, com mais de mil crianças em situação de vulnerabilidade, onde a Fundação SM desenvolve um programa de fomento à leitura; e o projeto La Vida sobre el Ozama,voltado para a regeneração do caminho do rio Ozama, que atende a mais de 7.000 pessoas em situação de pobreza.
O encontro contou com a orientação de Marcos Villamán e Bernardo Toro Arango, especialistas das áreas da Educação, da Ciências Sociais, da Filosofia e da Sociologia. Para Bernardo Toro, “um líder é uma pessoa que tem a capacidade de oferecer solucões para problemas coletivos. A liderança é sempre concedida, é a confiança que alguém deposita em outra pessoa com a certeza de que ela é capaz de encontrar soluções adequadas a problemas coletivos”, diz.
O segundo encontro da edição 2018 acontecerá entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Sitges, Barcelona. O objetivo final do Programa é fomentar uma rede de líderes educativos com alta capacitação e verdadeiro compromisso com a inovação, que contribuam, a partir da educação, para o desenvolvimento econômico, social e cultural de seus países.
Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →Matéria 16/12/2020
Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.
Saiba mais →Matéria 09/12/2020
Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia
Saiba mais →