Voltar

Fundação SM reuniu 20 Líderes Transformadores da Educação na República Dominicana

9 de maio de 2018 Ouvir o texto

A Fundação SM realizou na República Dominicana, entre os dias 12 e 20 de abril , o primeiro de uma série de encontros da segunda edição do Programa Líderes Transformadores da Educação, que reuniu 20 líderes, provenientes dos dez países ibero-americanos em que a Fundação está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana).

O Brasil foi representado por dois líderes, a jornalista e idealizadora do Quero na Escola, Cinthia Rodrigues, e o idealizador do livro Educação de Alma Brasileira, Antônio Lovato. “As aulas sobre a pedagogia do cuidado, as visitas a projetos encantadores e a troca com pessoas motivadas a melhorar a educação em toda a América Latina foram potencializadas por uma rotina que incluía música e um ambiente cercado pela natureza. Voltei pensando em como tratar de construir relações ainda mais humanas no Quero na Escola e na nossa educação”, contou  Cinthia Rodrigues sobre a vivência no Programa.

Durante a semana de trabalho, os líderes tiveram a oportunidade de visitar dois projetos educativos locais, o Centro Cultural Calasanz de La Puya, situado em um dos bairros mais pobres da República Dominicana, com mais de mil crianças em situação de vulnerabilidade, onde a Fundação SM desenvolve um programa de fomento à leitura; e o projeto La Vida sobre el Ozama,voltado para a regeneração do caminho do rio Ozama, que atende a mais de 7.000 pessoas em situação de pobreza.

O encontro contou com a orientação de Marcos Villamán e Bernardo Toro Arango, especialistas das áreas da Educação, da Ciências Sociais, da Filosofia e da Sociologia. Para Bernardo Toro, um líder é uma pessoa que tem a capacidade de oferecer solucões para problemas coletivos. A liderança é sempre concedida, é a confiança que alguém deposita em outra pessoa com a certeza de que ela é capaz de encontrar soluções adequadas a problemas coletivos”, diz.

O segundo encontro da edição 2018 acontecerá entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Sitges, Barcelona. O objetivo final do Programa é fomentar uma rede de líderes educativos com alta capacitação e verdadeiro compromisso com a inovação, que contribuam, a partir da educação, para o desenvolvimento econômico, social e cultural de seus países.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

Saiba mais

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Saiba mais

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Saiba mais

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Saiba mais

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Saiba mais

Ver mais notícias