Voltar

Fundação SM reuniu 20 Líderes Transformadores da Educação na República Dominicana

9 de maio de 2018 Ouvir o texto

A Fundação SM realizou na República Dominicana, entre os dias 12 e 20 de abril , o primeiro de uma série de encontros da segunda edição do Programa Líderes Transformadores da Educação, que reuniu 20 líderes, provenientes dos dez países ibero-americanos em que a Fundação está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana).

O Brasil foi representado por dois líderes, a jornalista e idealizadora do Quero na Escola, Cinthia Rodrigues, e o idealizador do livro Educação de Alma Brasileira, Antônio Lovato. “As aulas sobre a pedagogia do cuidado, as visitas a projetos encantadores e a troca com pessoas motivadas a melhorar a educação em toda a América Latina foram potencializadas por uma rotina que incluía música e um ambiente cercado pela natureza. Voltei pensando em como tratar de construir relações ainda mais humanas no Quero na Escola e na nossa educação”, contou  Cinthia Rodrigues sobre a vivência no Programa.

Durante a semana de trabalho, os líderes tiveram a oportunidade de visitar dois projetos educativos locais, o Centro Cultural Calasanz de La Puya, situado em um dos bairros mais pobres da República Dominicana, com mais de mil crianças em situação de vulnerabilidade, onde a Fundação SM desenvolve um programa de fomento à leitura; e o projeto La Vida sobre el Ozama,voltado para a regeneração do caminho do rio Ozama, que atende a mais de 7.000 pessoas em situação de pobreza.

O encontro contou com a orientação de Marcos Villamán e Bernardo Toro Arango, especialistas das áreas da Educação, da Ciências Sociais, da Filosofia e da Sociologia. Para Bernardo Toro, um líder é uma pessoa que tem a capacidade de oferecer solucões para problemas coletivos. A liderança é sempre concedida, é a confiança que alguém deposita em outra pessoa com a certeza de que ela é capaz de encontrar soluções adequadas a problemas coletivos”, diz.

O segundo encontro da edição 2018 acontecerá entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Sitges, Barcelona. O objetivo final do Programa é fomentar uma rede de líderes educativos com alta capacitação e verdadeiro compromisso com a inovação, que contribuam, a partir da educação, para o desenvolvimento econômico, social e cultural de seus países.

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias