Voltar

Geração Go para educadores

22 de março de 2021 Ouvir o texto

O Geração Go é uma formação da Fundação SM para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula, que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

O Geração Go é um espaço de co-criação, troca e colaboração mútua entre os participantes. Para esse ambiente, a Fundação SM está convocando educadores que estejam interessados em fazer uma formação nos três pilares que compõem a proposta educacional da Educação em Cidadania Global que são: a ética do cuidado, a escola relacional e as competências básicas para Cidadania Global.

O Geração Go é um programa internacional, que vai reunir educadores de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente, incluindo o Brasil. O conteúdo será maioritariamente em espanhol, porém com muito cuidado para que nossos professores, que falam português, sejam compreendidos e compreendam bem.

A formação está dividida em duas etapas. A primeira parte inicia em abril e durará até junho, e será com especialistas da Fundação SM e parceiros. Em setembro, todos participarão da Academia de Líderes Ubuntu, formação que visa o empoderamento de educadores para formar de jovens para a liderança de serviço, ética do cuidado e desenvolver a missão de construir pontes. 

Critérios de seleção:

  • Atuar dentro da sala de aula
  • Disponibilidade para participar de maneira online dos encontros
  • Disponibilidade para executar as tarefas e projetos propostos
  • Sentir-se confortável com a língua espanhola (o nível de conhecimento do idioma não é fator eliminatório)

Cronograma:

  • Prazo de inscrição: de 22 de março a 25 de março de 2021
  • Inscrição: Encerrada
  • Formação: de abril a junho de 2021
  • Projeto: de maio a junho de 2021 aplicar atividades com os estudantes durante as atividades escolares  
  • Academia de Líderes Ubuntu: setembro de 2021
  • Evento Internacional Geração Go: fevereiro de 2022

 

O programa Geração Go é totalmente gratuito.

A Fundação SM vai destinar 70% das vagas disponíveis para brasileiros para professores das redes públicas e 30% das vagas para educadores da rede privada.

A Fundação SM incentiva a candidatura de mulheres, pessoas trans, negras/os, indígenas e pessoas com deficiência, de diferentes orientações sexuais ou crenças religiosas.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: fundacaosm.brasil@grupo-sm.com

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Saiba mais

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Saiba mais

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Ver mais notícias