Voltar

Geração Go para educadores

22 de março de 2021 Ouvir o texto

O Geração Go é uma formação da Fundação SM para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula, que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

O Geração Go é um espaço de co-criação, troca e colaboração mútua entre os participantes. Para esse ambiente, a Fundação SM está convocando educadores que estejam interessados em fazer uma formação nos três pilares que compõem a proposta educacional da Educação em Cidadania Global que são: a ética do cuidado, a escola relacional e as competências básicas para Cidadania Global.

O Geração Go é um programa internacional, que vai reunir educadores de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente, incluindo o Brasil. O conteúdo será maioritariamente em espanhol, porém com muito cuidado para que nossos professores, que falam português, sejam compreendidos e compreendam bem.

A formação está dividida em duas etapas. A primeira parte inicia em abril e durará até junho, e será com especialistas da Fundação SM e parceiros. Em setembro, todos participarão da Academia de Líderes Ubuntu, formação que visa o empoderamento de educadores para formar de jovens para a liderança de serviço, ética do cuidado e desenvolver a missão de construir pontes. 

Critérios de seleção:

  • Atuar dentro da sala de aula
  • Disponibilidade para participar de maneira online dos encontros
  • Disponibilidade para executar as tarefas e projetos propostos
  • Sentir-se confortável com a língua espanhola (o nível de conhecimento do idioma não é fator eliminatório)

Cronograma:

  • Prazo de inscrição: de 22 de março a 25 de março de 2021
  • Inscrição: Encerrada
  • Formação: de abril a junho de 2021
  • Projeto: de maio a junho de 2021 aplicar atividades com os estudantes durante as atividades escolares  
  • Academia de Líderes Ubuntu: setembro de 2021
  • Evento Internacional Geração Go: fevereiro de 2022

 

O programa Geração Go é totalmente gratuito.

A Fundação SM vai destinar 70% das vagas disponíveis para brasileiros para professores das redes públicas e 30% das vagas para educadores da rede privada.

A Fundação SM incentiva a candidatura de mulheres, pessoas trans, negras/os, indígenas e pessoas com deficiência, de diferentes orientações sexuais ou crenças religiosas.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: fundacaosm.brasil@grupo-sm.com

SIEI México discute a educação no contexto atual

Matéria 13/04/2021

Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.

Saiba mais

Tecnologia com propósito em prol da cidadania global

Matéria 12/04/2021

A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.

Saiba mais

Geração Go para jovens

Matéria 22/03/2021

Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.

Saiba mais

Conheça o Geração Go da Fundação SM

Matéria 22/03/2021

Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Fundação SM e OEI lançam prêmio ibero-americano de educação em Direitos Humanos 2021

Matéria 19/03/2021

Premiação reconhece o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos.

Saiba mais

Ver mais notícias