Voltar

Geração Go para educadores

22 de março de 2021 Ouvir o texto

O Geração Go é uma formação da Fundação SM para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula, que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

O Geração Go é um espaço de co-criação, troca e colaboração mútua entre os participantes. Para esse ambiente, a Fundação SM está convocando educadores que estejam interessados em fazer uma formação nos três pilares que compõem a proposta educacional da Educação em Cidadania Global que são: a ética do cuidado, a escola relacional e as competências básicas para Cidadania Global.

O Geração Go é um programa internacional, que vai reunir educadores de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente, incluindo o Brasil. O conteúdo será maioritariamente em espanhol, porém com muito cuidado para que nossos professores, que falam português, sejam compreendidos e compreendam bem.

A formação está dividida em duas etapas. A primeira parte inicia em abril e durará até junho, e será com especialistas da Fundação SM e parceiros. Em setembro, todos participarão da Academia de Líderes Ubuntu, formação que visa o empoderamento de educadores para formar de jovens para a liderança de serviço, ética do cuidado e desenvolver a missão de construir pontes. 

Critérios de seleção:

  • Atuar dentro da sala de aula
  • Disponibilidade para participar de maneira online dos encontros
  • Disponibilidade para executar as tarefas e projetos propostos
  • Sentir-se confortável com a língua espanhola (o nível de conhecimento do idioma não é fator eliminatório)

Cronograma:

  • Prazo de inscrição: de 22 de março a 25 de março de 2021
  • Inscrição: Encerrada
  • Formação: de abril a junho de 2021
  • Projeto: de maio a junho de 2021 aplicar atividades com os estudantes durante as atividades escolares  
  • Academia de Líderes Ubuntu: setembro de 2021
  • Evento Internacional Geração Go: fevereiro de 2022

 

O programa Geração Go é totalmente gratuito.

A Fundação SM vai destinar 70% das vagas disponíveis para brasileiros para professores das redes públicas e 30% das vagas para educadores da rede privada.

A Fundação SM incentiva a candidatura de mulheres, pessoas trans, negras/os, indígenas e pessoas com deficiência, de diferentes orientações sexuais ou crenças religiosas.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: fundacaosm.brasil@grupo-sm.com

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

Saiba mais

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Saiba mais

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Saiba mais

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Saiba mais

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Saiba mais

Ver mais notícias